Home Games Wiki O que é Visual Novel?

    O que é Visual Novel?

    Compartilhe

    Neste artigo você entenderá o que é uma Visual Novel, verá alguns exemplos de jogos que são desse estilo e conhecerá alguns programas para você criar a sua.

    Visual Novel é um tipo de jogo?

    Sim, é um gênero de jogos eletrônicos profundamente ligado a uma história e seu desenrolar.

    Imagine que você pode pegar um livro digital ilustrado e em certos momentos fazer decisões sobre o que irá acontecer na trama.

    Apesar de muitos jogos, que não são Visual Novel, poderem fazer algo parecido, em um Visual Novel você não tem outras interações como exploração de ambiente, coleta de itens, resolução de puzzles e combate.

    Visual Novel Grisaia No-Kajitsu

    Em um jogo desse estilo você normalmente só clica para mudar as páginas e para escolher os diálogos e ações da história.

    Normalmente aparece uma imagem do personagem na tela e suas falas em texto, alguns possuem dublagem de personagens e música de fundo que muda conforme a situação da narração.

    É natural que um jogo assim tenha mais de um final ou então sequencias da história diferentes, alguns apresentam tela de Game Over quando você morre por ter feito certas escolhas e outros mostram pequenos vídeo clipes com os personagens.

    Final ruim da Visual Novel Remember Remember

    A grande maioria dos jogos Visual Novel são feitos no Japão e, portanto, possuem um visual típico de Animes e Mangá.

    Muitos são baseados em Animes e Mangás já conhecidos enquanto que outros deram origem a animações e quadrinhos japoneses.

    Não é Visual Novel

    Alguns confundem o gênero Visual Novel com Jogos de Aventura, eles possuem muitas características em comum como a forte ligação com uma história, diálogos em texto e até mesmo no visual.

    No Japão essa separação entre os dois gêneros é melhor entendida, até porque lá os jogos de Visual Novel são muito populares.

    Pegue como exemplo o Life is Strange, apesar dele possuir uma história que depende de suas escolhas nos diálogos, você pode controlar seu personagem livremente no ambiente para explorar e conversar com outros personagens, sem contar que você pode voltar no tempo.

    Cena do jogo Life is Strange escolha de diálogo
    Cena do jogo Life is Strange – Escolha de diálogo.

    Em um Visual Novel isso não acontece, você não controla o personagem e define onde ele irá, você somente tem controle sobre o que os personagens vão dizer.

    Exemplos de Visual Novel

    Conforme dito anteriormente, a maioria dos jogos desse gênero são com gráficos de Animes, mas a grande maioria deles são também de histórias românticas.

    É comum também encontrar vários Visual Novel com conteúdo eróticos ou sensuais, mas você também não vai ter dificuldade de achar jogos com ficção científica e de horror.

    Cena do Visual Novel de Clannad

    Existem também os Visual Novels com atores reais, suas fotos aparecem representando personagens da história acompanhado dos diálogos. Esse tipo de Visual Novel dá muito certo com o tema de terror.

    Jogo do PS3 Visual Novel Imabikisō

    Infelizmente muitos desses games não são lançados fora do Japão e nós perdemos muitas chances de jogá-los, diferente do Inglês onde a grande maioria das pessoas entende, o Japonês não é uma língua compreendida por todos.

    Há também muitas Visual Novels criadas por brasileiros, sejam elas originais ou baseadas em algum anime, existe um jogo brasileiro bem conhecido chamado Soul Gambler que é um bom exemplo disso.

    Análise completa de Soul Gambler jogo brasileiro
    Capa do jogo Soul Gambler.

    Como criar uma Visual Novel?

    Com o acesso fácil da internet e conectividade melhorando a cada dia, ficou muito mais fácil para nós criarmos jogos do que antigamente e criar um jogo Visual Novel pode ser mais simples do que você imagina.

    Existem no mercado vários programas que facilitam o seu trabalho de criar um Visual Novel, chamados de Engine, eles lhe dão ferramentas prontas para criar a sua aventura e muitos deles lhe deixam fazer isso sem precisar saber programar códigos, basta que você tenha sua história e sua arte pronta.

    As 3 engines de mais populares é a NScripter, KiriKiri e Ren’Py.

    Várias outras engines para criar Visual Novels foram lançadas até então, existe a TyranoBuilder Visual Novel Studio que você pode baixar pela Steam, este programa exige realmente muito poucos conhecimentos técnicos para criar o seu jogo.

    Agora se a grana está curta, você pode tentar usar um programa gratuito para criar Visual Novel, igual a esse aqui disponível na Steam.

    Conclusão

    Ficou com alguma dúvida sobre o que é Visual Novel? Gostaria de recomendar um jogo do estilo ou acrescentar alguma curiosidade do gênero? Deixe um comentário logo abaixo.

    Eu pessoalmente nunca tentei fazer uma, mas não acho a ideia muito ruim, se um dia eu for fazer, com certeza terá algo com investigação ou terror, o que você acha?

    Deixe um comentário

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.