Home Artigos Especiais Referências de outros jogos em The Evil Within

Referências de outros jogos em The Evil Within

Compartilhe

Neste artigo você vai conferir algumas das referências de outros jogos em The Evil Within, talvez algumas delas você já percebeu, mas tem outras que provavelmente você nunca imaginou que pudesse existir.

Se você também adora o jogo The Evil Within e quer entender melhor a história, confira a minha série de resumos contando tudo do início ao fim clicando aqui.

Referências ao Resident Evil

Que The Evil Within tem referências de Resident Evil você já está cansado de saber, mas será que você percebeu todas? Para quem não sabe, The Evil Within foi criado pelo mesmo homem que fez o primeiro Resident Evil, Shinji Mikami, não é atoa que a maioria das referências são dessa série de jogos.

O primeiro zombie ninguém esquece

A cena do primeiro encontro com um zombie em Resident Evil é uma das mais inesquecíveis da história de jogos de terror e em The Evil Within eles fizeram uma cena muito parecida quando Sebastian encontra Oscar já transformado se alimentando de um cadáver, a forma como a cabeça cai e até mesmo o jeito que Oscar olha para trás são exatamente iguais.

Comparação primeiro zombie resident evil com o de the evil within

Munição

A caixa de munição em The Evil Within contém o logo de um lobo em um fundo vermelho, em Resident Evil CODE: Veronica também há uma caixa de munição com um lobo em um fundo vermelho.

As duas caixas são bem similares, mas não são da mesma marca, a de Resident Evil se chama American Wolf e é uma possível paródia da marca American Eagle que também vende munições nos Estados Unidos, a caixa de munição em The Evil Within se chama Howling Wolf e tem um lobo uivando na capa.

munições parecidas the evil within e resident evil code veronicaA máquina de escrever

Nos primeiros Resident Evil a máquina de escrever era um dos mais valiosos objetos, nele podíamos salvar o jogo, em The Evil Within pode-se encontrar uma máquina de escrever em um dos cenários, repare que a mesa também tem uma luminária e papéis, assim como em Resident Evil.

The evil within e Resident Evil máquina de escrever

O casarão

O casarão de The Evil Within foi claramente uma homenagem ao casarão do primeiro Resident Evil. A entrada com as escadas é bem parecida. No jogo quando Sebastian encontra o casarão pela primeira vez, ele diz que lembra de tê-lo visto em outro lugar, se você leu o resumo que fiz vai perceber que ele poderia muito bem ter lido no jornal a respeito do incêndio no casarão dos Victorianos, mas essa fala poderia ter um duplo sentido, como se ele estivesse falando do casarão de Resident Evil.

Sebastian chega no casarão dos Victorianos

Umbrella Corp

Você lembra do símbolo da Umbrella Corp de Resident Evil? Em The Evil Within tem um momento em que Juli conversa com o Administrador da Mobius e no fundo do cenário uma luz forte bate em um ventilador fazendo ele ficar bem parecido com o símbolo da Umbrella, confira o momento exato na imagem abaixo:

Símbolo da umbrella no The Evil Within

O fato dele aparecer no momento em que Juli está conversando com o chefe de uma organização que usa métodos clandestinos e inapropriados faz lembrar da Umbrella que fazia o mesmo.

Apesar do símbolo em The Evil Within não ter a cor vermelha e o número de divisões iguais, no da Umbrella são 8 e no de TEW só 6, não se pode negar que um lembra o outro.

Os inimigos do vilarejo

Os personagens transformados encontrados no vilarejo de The Evil Within são muito parecidos com os inimigos de Resident Evil 4, ambos são mais rápidos que um zombie e podem manejar objetos e armas.

Um deles também ataca com uma motosserra elétrica assim como o Sadist em The Evil Within.

O Sadist de TEW e o inimigo de Resident Evil 4

Referências de outros jogos

Não é só para Resident Evil que The Evil Within prestou homenagem, muitas características e objetos são baseados em outros jogos, confira alguns deles.

Outlast

No DLC The Consequence de The Evil Within, há um momento em que as luzes acabam e Juli tem que percorrer pelo caminho escuro usando luz artificial que é verde, assim como a visão noturna do jogo Outlast que é uma característica forte dele. Além disso ela não pode usar armas em grande parte do DLC e assim como em Outlast ela tem que se esconder dos inimigos.

Juli de The Evil Within no cenário verde

Em Outlast o personagem principal é um repórter que entrou em um manicômio para investigar atividades ilegais, em The Evil Within também há um repórter que estava investigando o manicômio e acabou ficando preso na STEM para sempre, seu nome era Ivan.

Fallout e Dishonored

Em The Evil Within você vai notar alguns cartazes pregados em algumas paredes, alguns deles são exatamente os mesmos do jogo Fallout e do jogo Dishonored.

Referências Fallout e Dishonored em The Evil Within

Além disso existe uma conquista ou troféu de The Evil Within que se chama À la Corvo que pode ser conquistada no início do jogo ao passar por uma parte sem matar nenhum inimigo, Corvo é o nome do protagonista de Dishonored que tem como habilidade especial passar despercebido pelos inimigos.

Limbo

Em algumas partes do jogo pode ser percebido um letreiro escrito Hotel, algo que lembra muito bem o jogo Limbo que contém uma parte onde o personagem passa por um letreiro de hotel.

Imagem do letreiro hotel de The Evil Within
Imagem do livro de arte conceitual de The Evil Within.

Slender

No DLC de The Evil Within onde você controla Juli Kidman, você encontrará uma forma monstruosa do Administrador da Mobius, essa forma é muito parecida com a do Slenderman, uma criatura encontrada primeiramente no jogo Slender: The Eight Pages.

Slender e The Evil Within

Silent Hill

Alguns dos monstros em The Evil Within lembram bastante os da série de jogos Silent Hill, além de ambos terem um tema cercado de mistérios, alguns aspectos estéticos são bem parecidos. Os cachorros, o grande monstro deformado que é a junção de várias pessoas e animais e até mesmo o Guardião, lembram bastante os inimigos de Silent Hill.

Perto do final de The Evil Within há aquela parte onde os personagens passam pela cidade toda destruída, o chão em particular apresenta grandes rachaduras e buracos, a cidade de Silent Hill também tem ruas com grandes buracos.

Em The Evil Within tem uma parte onde Sebastian passa por um carrossel, em Silent Hill também tem um.

Carrossel The Evil WithinAlan Wake

No final de The Evil Within onde Sebastian vai enfrentar o chefe final, ele está em um lugar que lembra muito Alan Wake, há objetos como carros e construções flutuantes, algumas vezes pode-se perceber também luzes fortes no jogo, no DLC  a Juli encontra um inimigo que tem uma lanterna no lugar da cabeça, em Alan Wake a arma principal para combater os inimigos é a luz.

Luz presente no jogo The Evil Within

Apesar disso, o inimigo da lanterna poderia facilmente ser confundido com um personagem de Silent Hill, o que você acha?

Deixe nos comentários abaixo suas opiniões e quais referências de outros jogos você percebeu em The Evil Within. Neste artigo só falei sobre a influência de jogos e não da cultura popular e filmes que também está presente em The Evil Within, quer ver mais artigos como esse? Mostre que eles são interessantes clicando no botão curtir do facebook logo abaixo. 🙂

2 Comentários (Os comentários são aprovados manualmente pela admin do site e por isso não aparecem de imediato)

  1. Interessante, a primeira coincidência que notei foi entre o Sadist e o cara da motossera em Resident 4, confesso que no resident esse personagem apesar de não ser um BOX, foi um dos que me causou sustos, e no The Evil a produção soube trabalhar bem esse personagem junto ao ambiente aterrorizante, então é como um “cartão postal” do jogo pois logo no início já deixa claro a característica Survivol Horror do mesmo. Mais uma vez parabens 🙂

Deixe um comentário