Home Mobile Android Como saber se um jogo roda no android

Como saber se um jogo roda no android

Compartilhe

Neste artigo você saberá verificar se um jogo roda ou não roda em seu dispositivo com Android.

É importante saber

Para saber se um jogo funcionará em seu Android, você precisa fazer uma pequena pesquisa, mesmo que ele seja um jogo da Google Play, nem sempre as especificações mínimas recomendadas são apresentadas na descrição.

Na página do jogo na Google Play, normalmente você irá sempre encontrar a versão do Android que você precisa ter para jogar.

Saiba que alguns dispositivos não conseguem atualizar o Android para a versão mais atual devido a limitações técnicas. Seja smartphone, tablet ou qualquer dispositivo com Android, para poder jogar seus games é necessário que ele tenha uma certa quantidade de memória e processamento.

Como descobrir a versão do Android?

Acesse as configurações através do símbolo da engrenagem no menu superior de sua tela.

Vá até o final das opções, lá normalmente você encontrará uma seção que vai mostrar informações de seu sistema, clique nela para saber sua versão do Android. No Android 5.0 o nome da opção é “Sobre o dispositivo“.

Agora tome como exemplo o jogo Clash of Clans, para você saber a versão do Android que é necessária, acesse a página do jogo e verifique a versão logo abaixo em “INFORMAÇÕES ADICIONAIS”.

saber-versao-android-para-rodar-um-jogo
Versão do Android necessária para jogar Clash of Clans.

Como atualizar o Android?

Depois de saber sua versão, é interessante que você tente atualizar seu Android para garantir que ele esteja na versão mais atual. Para atualizar, siga os passos:

O lugar onde você atualiza é o mesmo por onde você descobre a versão:

Acesse as configurações, clique em “Sobre o dispositivo” e clique em “Atualizações de software“.

Clique em “Atualizar agora“, espere o Android verificar as atualizações, ele vai baixar e instalar se estiver desatualizado.

Se quiser sempre manter o seu Android atualizado, marque a opção “Atualização automática” que aparecer na mesma tela que a opção “Atualizar agora“.

Procurando os requerimentos

Pode ser que na descrição do jogo na Google Play tenha as informações de memória e processamento que seu aparelho tem que ter para rodar o jogo, mas nem sempre isso acontece.

Na descrição

O Pokémon Go, por exemplo, é um jogo que informa os requerimentos na descrição da loja, confira:

requerimentos-para-jogar-pokemon-goNo caso do Pokémon Go, é recomendado que o seu aparelho não seja um tablet e que ele tenha 2 GB de memória RAM.

Essa informação é para o funcionamento ideal para o jogo, isso nem sempre quer dizer que um aparelho com uma configuração menor não irá rodar o jogo.

Importante: Pode ser que seu aparelho rode o jogo em configurações menores do que as disponibilizadas pela desenvolvedora, porém, não é garantido que o funcionamento dele será normal, ele poderá travar ou desligar de tempos em tempos.

Quando não tem na descrição

Agora tome como exemplo o jogo Clash of Clans, na descrição dele não é informado nenhum requerimento além da versão do Android. Neste caso, acesse o site oficial do jogo, lá normalmente você sempre encontrará essa informação.

Abaixo da descrição tem a seção “Desenvolvedor“, clique em “Acesse o site“.

Para o Clash of Clans já cai em uma página com as perguntas mais frequentes, perto da seção Conexão e desempenho, clique para ver mais perguntas a respeito.

saber-se-clash-of-clans-roda-no-androidNa outra tela vai ter a pergunta: “Que tipo de dispositivo é necessário para jogar no Android?“, clicando nela você já terá as informações para rodar corretamente e sem travar o Clash of Clans.

requisitos-do-android-para-jogar-clash-of-clansNos requisitos informa quanto de memória RAM precisa e até mesmo a resolução da tela, além da versão do Android.

Como saber quanta memória RAM tem o meu dispositivo com Android?

Para saber, siga os passos:

Acesse as configurações, clique em Gerenciador de Aplicações ou dispositivos, no menu superior arraste para o lado e clique em EXECUTANDO, o total da sua memória RAM é a soma dos 3 valores que aparecem, exemplo:

  • Sistema ……….. 334MB
  • Aplic ……….. 128MB
  • Livre ……….. 428MB

Para o exemplo acima, o total de memória RAM seria 882MB que é a soma dos 3 valores.

Como saber qual a resolução da tela do meu dispositivo com Android

Alguns dispositivos com Android mostram essa informação no menu de configurações, lá irá conter uma opção sobre a resolução da tela e em alguns você a encontra dentro da opção “Sobre o dispositivo”, mas para muitos, essa informação não aparece por lá.

Para ver sem instalar app

Acesse o site deste link aqui, ele já calcula a resolução da sua tela. Ele apresentará a resolução da sua tela, por exemplo, se a tela estiver 480 X 800, a resolução dela deitada será de 800 X 480.

Para ver todas as informações com um app

Se você preferir, pode instalar um app que lhe informa a resolução da tela e o tanto de memória RAM, como exemplo tem o CPU-Z que é gratuito.

No CPU-Z clique na opção “DEVICE” localizada no menu de cima.

A resolução estará logo na frente de “Screen Resolution“.

As opções acima, são para que você tenha uma ideia da resolução ou tamanho de sua tela em pixels, para ter um valor mais exato, pesquise o modelo do seu aparelho e acesse essas informações pelo site do fabricante.

Curiosidade: Ao verificar a resolução da tela de meu smartphone com Android pelo site, foi informado que estou usando a tela com o tamanho 360 X 640, mas pelas especificações do aplicativo CPU-Z, foi informado que a resolução dele é de 540 X 960.

Conheça também

Às vezes você já comprou um jogo para Android sem antes saber se ele funcionaria em seu aparelho, você pode tentar pedir um reembolso e devolver o applicativo se não for muito tarde ou então você pode tentar jogar ele em seu PC.

Você pode jogar e acessar alguns aplicativos em seu PC usando um programa que simula o sistema do Android, nesta matéria aqui eu explico passo a passo como baixar o programa BlueStacks e jogar por ele.

Fique atento, pois, nem todos jogos para Android vão funcionar tão bem no PC que não tenha toque de tela, apesar do BlueStacks simular o toque na tela, as vezes ele não é tão eficiente no computador usando o mouse.

Dúvidas?

Ainda está com problemas para jogar no Android? Tem alguma dica para compartilhar? O artigo lhe ajudou de alguma forma? Deixe um comentário abaixo, eu sempre os leio e respondo quando possível.

Gostaria de deixar a autora do texto acima feliz? Compartilhe essa publicação com todos que você conhece, entre na comunidade do SeuGame e deixe um curtir. 🙂

Deixe um comentário