Home Artigos Especiais 5 Curiosidades sobre o PlayStation 1

5 Curiosidades sobre o PlayStation 1

Compartilhe

O PlayStation 1 é um dos consoles mais queridos de todos os tempos, ele revolucionou a indústria com novos gráficos e com sua quantidade de jogos.

Nesta matéria você vai conferir 5 curiosidades que talvez você não conheça sobre o console PlayStation 1.

Um fato bem conhecido sobre o PlayStation 1 foi o motivo dele existir, mas eu já falei sobre isso nesta outra matéria de curiosidades sobre a Nintendo, então confira antes.

1 – Net Yaroze

O PlayStation 1 é famoso por possuir um alto número de jogos e a Sony deu bastante incentivo para novos criadores de jogos.

O Ps1 para desenvolvedores

O Net Yaroze é um PlayStation 1 com uma cor escura criado para desenvolvedores independentes de jogos, ele é basicamente um kit de desenvolvimento para jogos do PS1, ele foi lançado em 1997 pelo valor médio de 750 dólares.

O PlayStation 1 ainda recebeu alguns modelos oficiais com a cor azul e verde que serviam para fazer debug ou varredura no sistema em busca de problemas, outro modelo é o PS1 branco que foi vendido exclusivamente em Hong Kong que permite a leitura de vídeos de CDs.

2 – 299

Antes do PlayStation One chegar a Nintendo comandava a indústria de games, o PS1 não foi o primeiro console de videogame a usar CD ao invés de cartuchos, mas fez tudo ficar mais fácil e barato para o consumidor.

Com gráficos incríveis para a época e um preço muito acessível, o PlayStation 1 passou a liderar as vendas e na E3 de 1995 o diretor da Sony resumiu toda a vantagem de ter o console em seu discurso ao qual ele somente diz “299”, que seria o preço em dólares do PS1.

Nesta mesma E3 o Sega Saturn foi anunciado com o preço de 399 dólares, o console também possuía jogos em CD, mas foi completamente massacrado pelo seu rival PS1 que vendeu muito mais.

Um pouco antes do anúncio do preço do PS1, a Atari tentando sobreviver com o seu console Jaguar estava se movimentando para impedir legalmente que a Sony lançasse um console de videogame abaixo do valor de 300 dólares, a resposta desafiadora da Sony veio com o anúncio do preço de 299 dólares.

3 – Os diversos modelos de periféricos

Todo console sempre tem aqueles controles ou equipamentos que são um tanto quanto esquisitos e que quase ninguém usa e com o PS1 não foi diferente, até mesmo antes de ser lançado ele apresentava designs de controles bem estranhos:

Protótipos de controles do PS1

Durante a E3 de 1999 foram distribuídos como prêmios uma maleta de colecionador com o jogo, memory card e um controle no formato de arma do jogo Elemental Gearbolt, como pode ver na imagem abaixo, o conjunto é muito bonito, mas aparentemente o suor das mãos derretia a pintura dourada.

conjunto de arma do jogo Elemental Gearbolt

Para o PlayStation 1 Slim foi criado uma tela de LCD que poderia ser facilmente levada com o videogame para qualquer lugar.

PlayStation 1 Tela LCD acoplada

Outro periférico curioso foi a luva do PS1, feita pela desenvolvedora Reality Quest, a luva é melhor usada em jogos de simulador de corrida, sendo jogos de esportes os mais difíceis de usar com ela.

A luva controle do PlayStation 1

Considerado um dos piores controles de videogame, o controle em formato de W do jogo Wu-Tang: Shaolin Style vinha junto com uma edição especial do jogo.

wu-tang shaolin style controle do ps1 em formato de w

Ainda falando em periféricos, a última curiosidade desta seção seria o inverso, você sabia que muitos entusiastas de música preferiam tocar seus CDS de áudio em um PlayStation 1 do que em outros dispositivos?

Isso porque o PS1 tem a fama de ter um ótimo reprodutor de CDs bem mais barato do que os aparelhos com a mesma qualidade lançados na época.

Agora prepare-se para o mais estranho periférico de todos, lançado junto com o ZXE-D: Legend of Plasmalite feito pela Bandai em 1996, esse kit é composto com várias partes de robôs que você poderia montar, quando plugado nos slots de memory cards, o jogo iria reconhecer a parte em questão e a representava na tela do game.

Estranhos periféricos do PSOne

4 – O primeiro jogo do PS1 não é o que você imagina

Se você acha que o primeiro jogo desenvolvido para o PlayStation 1 é o Gran Turismo ou Crash Bandicoot está enganado, o primeiro jogo se chama Motor Toon Grand Prix.

O engraçado é que o game é bem infantil, algo que o console da Sony queria se distanciar, eles queriam criar o PS1 mais para o público adulto e se distanciar um pouco dos ideais da concorrente Nintendo.

Outro fato bem curioso é que alguns dos integrantes do Motor Toon Grand Prix sairam e criaram o Gran Turismo.

5 – De cabeça para baixo

E por último, algo curioso sobre os primeiros modelos do PS1 é que muitos tinham problemas de ficarem paralisando e com muito lag, para resolver esse problema você pode jogar com o console virado para baixo.

No vídeo abaixo mostra como uma pessoa testou a dica e funcionou perfeitamente em um jogo que estava completamente travado.

A explicação seria pelo fato do leitor de CDs funcionar melhor quando está nessa posição. Esse foi o preço para criar um console mais acessível ao público, o PS1 foi criado com componentes baratos em sua estrutura externa e com isso teve também problemas por esquentar demais.

Conclusão

Essas foram somente 5 curiosidades deste querido console criado pela Sony, tenho certeza de que a vida de muitos gamers por aí mudaram depois da chegada do PS1.

Tentei adicionar 5 assuntos que acredito serem pouco conhecidos pelo público em geral, mas existe diversos outros fatos, desde mascotes esquisitos até mesmo ao significado dos botões do PlayStation.

Qual dos fatos acima você não conhecia? Qual curiosidade não citada nesta matéria sobre o PlayStation 1 que você também acha interessante? Deixe um comentário logo abaixo.

 

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here