Home Artigos Especiais Os 5 melhores jogos de simulação para PC

Os 5 melhores jogos de simulação para PC

Compartilhe

Nesta lista dos 5 melhores jogos de simulação para PC, você vai conferir os mais legais games do estilo.

Procurei incluir nem apenas os melhores da atualidade, nem somente os melhores de todos os tempos.

Escolhi, principalmente, franquias que já estão no mercado há muitos anos e que provavelmente vão continuar. Mas há espaço para o novo aqui também, você vai ver! Confira!

5 – Flight Simulator X

A mais antiga franquia de simuladores de voo reúne, em sua última versão, mais de 20 aeronaves com modelos que datam do início do século XX aos dias atuais, com funcionamento realístico para pilotar e quase 25 mil aeroportos.

A franquia iniciou ainda em 1977 e em 82 foi lançada a sua primeira versão para o Windows, o Microsoft Flight Simulator 1.00. Em 2006 foi lançada a sua décima segunda versão, Microsoft Flight Simulator X.

Em 2009 a Microsoft vendeu a franquia e uma nova versão, Flight Simulator X – Steam Edition foi lançada em 2014.

Jogar qualquer uma das versões de Flight Simulator sempre precisou de bastante treino, afinal é realmente como pilotar aviões reais. Como no caso dos aviões comerciais, que você percebe na hora que qualquer pequeno movimento pode se tornar um grande acidente. É jogo para os que têm paciência apenas!

Baixe Flight Simulator X para PC aqui.

4 – Euro Truck Simulator 2

O Euro Truck é um jogo em que você tem a experiência de pilotar caminhões de carga reais, pelos mapas de rodovias também reais, por toda a Europa.

Além de simular os caminhões e as rodovias, o jogo também simula o negócio de transporte de cargas.

Euro Truck possui cópias bem fiéis de alguns modelos das montadoras Volvo, Scania, Mercedes e Renault, entre outras. É com eles que você terá que realizar a entrega de cargas no tempo estimado, de uma cidade europeia à outra, como Milão e Amsterdã, evitando multas e acidentes.

É complicado pegar a direção com carga pelo trânsito, e o tempo de entrega vai complicar ainda mais, testando suas habilidades.

Euro Truck Simulator foi lançado em 2008 e seu sucessor, Euro Truck Simulator 2, em 2012. Este último vem recebendo conteúdo novo até hoje, além dos mods. O mesmo desenvolvedor lançou ainda American Truck Simulator em 2016, que tem o mesmo estilo, mas nas estradas dos Estados Unidos.

O jogo requer horas de direção cautelosa por estradas imensas, ou seja, é preciso bastante paciência.

Baixe Euro Truck Simulator 2 para PC aqui.

3 – Kerbal Space Program

Em Kerbal Space Program você vivencia a criação e o desenvolvimento do programa espacial de uma raça alienígena chamada de Kerbals, para a conquista de um sistema solar diferente do nosso, mas com a mesma física que conhecemos aqui.

É provável que você tenha que construir e ver serem destruídos inúmeros foguetes antes de sequer colocar a sua primeira nave em órbita, mas assim que o fizer, vai poder utilizar a ciência por trás de sua vitória para conquistar mais altos voos.

Kerbal tem 3 diferentes modos de jogo, incluindo o sandbox. Em todos eles você vai utilizar física orbital e aerodinâmica realistas, ao mesmo tempo em que não exige que você seja um Engenheiro ou Físico para jogar. O jogo conta ainda com a parte de administração de recursos e equipe.

Kerbal Space Program é bastante complexo no sentido dos recursos e opções que oferece, não sendo, no entanto, muito complicado para jogar.

Baixe Kerbal Space Program para PC aqui.

2 – The Sims 4

A série The Sims tem fãs por todo o mundo, vários jogos e uma infinidade de expansões de conteúdo. A ideia é simular a vida real e apesar de obviamente não ser tão complexo e real assim e ser mais um simulador da vida dos personagens do jogo, The Sims é um sucesso inquestionável e um jogo bem viciante.

No jogo você vai tomar controle não apenas de um personagem, mas de qualquer um que você quiser. Poderá cuidar apenas de uma família, conseguir empregos, hobbies, projetar casas ou melhorias para elas, enquanto lida com as necessidades básicas dos seus personagens como comer, ir ao banheiro e ter amigos!

A série está em sua quarta versão para PC e consoles e ainda rendeu jogos paralelos como The Sims Online, Histórias, Medieval e Social.

É uma das franquias de maior sucesso no mundo e certamente um jogo que qualquer um vai adorar e perder horas e horas jogando.

Baixar The Sims 4 para PC aqui.

1 – Cities Skylines

E o primeiro lugar dessa lista vai para Cities Skylines, não apenas por ser ele mesmo um jogo incrível, mas por ser também, para tantos, um sucessor espiritual da lendária série SimCity, que foi iniciada ainda em 1989 e, assim como The Sims, rendeu novas versões, expansões e jogos paralelos.

Tanto Cities Skylines quanto SimCity são jogos que simulam todos os aspectos da administração de uma cidade, em jogos sem final determinado.

Você controla desde o zoneamento dos lotes e as construções até os serviços básicos como fornecimento elétrico e forças policiais, além de tráfego, taxas, poluição e o próprio nível de felicidade de seus habitantes. Outro jogo de simulação para PC viciante!

Curiosamente, SimCity e The Sims, dois ícones dos jogos de simulação, foram criados pelo mesmo designer, Will Wright.

Infelizmente, SimCity recebeu um remake em 2013 que não agradou a ninguém, deixando um vácuo nos fãs da lendária série, que somente Cities Skylines, lançado em 2015, conseguiu preencher.

Baixar Cities Skylines para PC aqui.

Conclusão

A ideia principal por trás dos jogos de simulação é, como o nome mesmo indica, simular alguma tarefa ou parte da vida real. Pilotar uma aeronave, dirigir um automóvel, ou mesmo cuidar de toda uma cidade.

Mas hoje em dia as categorias de jogos ficaram bem misturadas. Os jogos ganham cada vez mais recursos e acabam tendo elementos de mais de uma dessas categorias. As corridas de carros, por exemplo, se popularizaram a tal ponto, que hoje é raro encontrar um game de corrida que tenha realmente as características de simulação. Eles acabaram ficando mais confortáveis na categoria Racing, que tem mais elementos do Arcade.

É comum também confundir Estratégia com Simulação. Um dos erros mais clássicos seria incluir a excelente franquia Civilization nessa lista, apesar dos jogos da série possuírem também elementos desse tipo de jogo.

Gostou da lista? Que jogos você acha que ficaram de fora e por que?  Acha que algum jogo dessa lista não merecia estar nela? O espaço é seu, é só falar!

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.