Home Artigos Especiais Os 13 melhores clipes de música baseados em videogames

Os 13 melhores clipes de música baseados em videogames

Compartilhe

Existem fãs de videogame em todos os lugares em todas classes sociais e nacionalidades, inclusive muitos famosos adoram jogar um bom game e muitos artistas da música fazem tributos ou usam algum conceito dos jogos em seus videoclipes.

Foi pensando nos videoclipes baseados em videogames, seja com gráficos de jogos ou temas, que foi criada essa lista dos 13 melhores clips de música baseados em videogames.

Importante: A escolha e ordem apresentada abaixo é pessoal, o meu gosto com certeza é diferente do gosto popular com relação a música e esse pode ser o motivo para um videoclipe ou outro não estar na lista.

Existe uma grande quantidade de vídeos de música com games por aí que são insuportáveis por conta da música e eu levei em consideração aqueles onde a música é boa ou suportável e que tenha uma boa utilização das ideias de jogos.

Os videoclipes abaixo se tratam de vídeos oficiais das bandas e não daqueles feitos por fãs, eu também deixei de lado aqueles onde fazem parte de um vídeo da trilha sonora oficial de jogos, ou seja, clipes oficiais dos jogos com música.

1 – Red Hot Chili Peppers – Californication

Você não chegou a pensar que essa música não estaria no primeiro lugar né? É claro que não, tanto a música quanto o clipe são excepcionais.

A banda ganha uma versão em jogos com gráficos próximos aos da época, cada um dos integrantes recebe sua versão digital e participam de diferentes tipos de jogos. Tenho certeza de que se o jogo do clipe existisse, muitos iriam querer jogar.

2 – Iron Maiden – Speed Of Light

Confesso que esse clipe foi um dos motivos para eu começar essa lista. Com uma música empolgante que somente o Iron Maiden sabe fazer, a banda inglesa fez uma mistura de homenagem aos videogames com a história do próprio grupo.

E é claro, o personagem símbolo dos álbuns do Iron Maiden é o protagonista. Eddie viaja na velocidade da luz para vivenciar jogos de várias eras diferentes ao percurso do clipe.

3 – Blur – Ong Ong

A música Ong Ong e o clipe dela fazem um par muito bonitinho, não é uma música enjoativa e é bastante agradável, assim como o clipe dela.

No clipe há um personagem principal que tenta resgatar sua “garota”, ele parte em uma aventura 2D com gameplay no estilo Mario e companhia, no caminho ele passa por alguns dos mais clássicos jogos como o Pinball e o Pacman.

4 – Junior Senior – Move Your Feet

É impossível não se hipnotizar com essa música e clipe, é como se ela foi criada para fazer lavagem cerebral nas pessoas. Não é o tipo de música que eu escutaria todo dia, mas quando eu começo a assistir, simplesmente não consigo deixar de ver até o fim.

Todo o clipe é em gráficos do que poderia perfeitamente ser de um jogo do Atari, a maioria é de cenas de um videoclipe de música, mas em alguns momentos mostram cenários e situações do que poderia ser um jogo.

5 – Seether – Careless Whisper

A banda Seether fez um excelente trabalho com o cover de George Michael, o clipe de Careless Whisper mostra os integrantes da banda em gráficos de jogos antigos passando por diversos estilos.

Ainda no clipe há influências do filme De Volta Para O Futuro, eles usam o carro para fazer viagens no tempo e revisitar vários games, inclusive no final o Delorean até mesmo transporta uma versão do George Michael dos games.

6 – Creed – Bullets

Adoro a banda Creed, eles fizeram um clipe que merece estar na lista, apesar dele ser mais um clipe de efeitos especiais do que um tributo a jogos, o grupo mostra o que poderia ser um jogo de hack and slash 3D.

Os membros da banda encarnam personagens medievais místicos que enfrentam hordas de monstros e por fim derrotam o chefão final do jogo. Nada muito profundo, eu sei, mas a música ajuda muito.

7 – Deadmau5 feat. Chris James – The Veldt

O clipe da música The Veldt de Deadmou5 faz uma referência direta a um dos meus jogos favoritos: Limbo.

Assim como no clipe do Creed, pode-se dizer que é somente mais um vídeo com efeitos especiais, mas isso para quem não conhece o jogo, os personagens possuem característica bem próximas e até mesmo é demonstrado algumas cenas mais violentas, assim como em Limbo.

8 – Sita – Jerk

O clipe de Jerk da cantora Sita é um dos maiores exemplos de um videogame em um videoclipe, se a música não fosse somente ok, ele com certeza estaria em posições maiores nesta lista.

Logo no início mostra um menu de um jogo do Xbox onde a personagem principal é a Sita, ela então está em uma aventura que me fez lembrar imediatamente de Crash Bandicoot, animais estranhos em gráficos próximos ao da série e um vilão também similar, mas tudo feito de uma forma bem criativa e interessante.

9 – The Music – The Spike

Mais uma música bem legal com um clipe com referências de videogames. O clipe começa mostrando o que parece ser uma fábrica ou estação de experimentos, depois, dois personagens em 3D entram em um mundo digital bem parecido com o do jogo Tron.

Note que no início do vídeo mostra um homem e um pequeno android jogando algum jogo em um arcade.

10 – Linkin Park – Guilty All The Same

Não são todas músicas de Linkin Park que gosto, mas em Guilty All The Same acho que eles acertarem em cheio, a música é realmente muito legal e foi decisiva para a inclusão deste clipe na lista.

O clipe começa com um personagem correndo em um jogo do tipo infinite runner coletando objetos em um caminho perigoso e termina com o que parece ser um jogo de nave com muitas luzes e efeitos. Infelizmente a cena do personagem correndo fica um pouco entediante e repetitiva, por isso esse clipe não está no topo entre os primeiros.

11 – Eric Speed – Maniac

O cover que o violinista Eric Speed fez da música Maniac do filme Flashdance recebeu um clipe de videogame live action baseado nos jogos beat and up dos anos 80 e 90.

No vídeo o músico e uma dançarina jogam em cooperativo pelas ruas enfrentando os inimigos que são outros dançarinos, eles combinam passos de dança com os de briga de rua, tudo isso com efeitos comumente usados em jogos.

12 – Röyksopp – Happy Up Here

O clipe da música Happy Up Here de Röyksopp representa o que seria um live action de Space Invaders, os alienígenas espaciais são formados por holofotes que se desprendem e começam a atacar a cidade.

A música também é muito cativante e tem tudo a ver com o tema de luzes da cidade e, de uma forma estranha, até mesmo com a trilha sonora de um filme de invasão alienígena.

13 – Golden Bomber – Boku Kuesuto

A banda visual kei Golden Bomber fez um vídeo um tanto quanto engraçado sobre um jogo muito parecido com o Street Fighter. E quem tem mais moral para fazer uma paródia do Street Fighter do que um grupo Japonês?

A música também é bem legal e bastante parecida com a grande maioria que é trilha de vários animes. No clipe o cantor está vestido de garoto jogando um jogo onde ele luta contra vários adversários, no final o que parece ser a mãe dele, aparece e destrói todo o jogo, acabando com o dia do rapaz.

Estágio bônus

Se você gostou da lista e adoraria ver ou ouvir mais, eu recomendo que assista o clipe da Orianthi para a música According To You. O único motivo desse vídeo não estar na lista acima é porque a influência de jogos nele não é tão grande como para os outros.

O clipe mostra uma guitarra do mesmo jeito que nos jogos musicais como Rocksmith, Guitar Hero e Rock Band, ou pelo menos de um modo bem similar mostra a banda atrás tocando assim como de costume nestes games.

Não está na lista

Você ficaria espantado com a quantidade de videoclipes que existem por aí com referências de jogos de videogame, alguns são tão ruins que chega a ser ofensivo, mas tem outros que tenho certeza que outras pessoas gostam.

Sugiro dar uma olhada em:

  • Owl City – When Can I See You Again?
  • Pato Pooh – Follow Me ft. Adam Tensta
  • Super Furry Animals – Lazer Beam
  • Goldfish – We Come Together
  • A Day To Remember – 2nd Sucks
  • Moby – Wait For Me
  • Sia – You’ve Changed
  • Das Racist – Who’s That? Brooown!
  • Hey Geronimo – Why Don’t We Do Something?
  • Flying Lotus – MmmHmm

E para fechar com estilo, você não pode deixar de ver esse clipe do 50 Cent, palavras não podem descrever exatamente esse vídeo:

Conclusão

O que achou da lista? Sabe de algum clipe de música com referências de videogames? Deixe um comentário logo abaixo e faça a sua própria lista das melhores.

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here