Home Mobile Android Os 10 melhores jogos de aventura de 2016

Os 10 melhores jogos de aventura de 2016

Compartilhe

Os jogos de aventura estão passando por várias transformações, novos estilos e conceitos definem um dos gêneros de jogos que mais tocam o coração dos gamers.

A tarefa de reunir uma lista de um estilo de jogo tão amplo e variado não é fácil, um jogo de aventura pode ser jogado em qualquer perspectiva, pode ter qualquer tipo de linguagem e subgêneros.

Os melhores jogos de aventura 2016
A série de aventura Myst.

Mas tem alguns jogos especiais que ficam marcados na história por seu tema e inovação ou por simplesmente executar muito bem o seu propósito, mesmo que esse propósito não seja o de inovar.

Dá para imaginar quantos jogos incríveis estão por aí e você nunca tenha ouvido falar? Foi pensando nisso que fiz essa lista de 10 melhores jogos de aventuras de 2016.

Mesmo sendo uma lista somente para lançamentos de 2016, eu tive que escolher entre mais de 40 jogos muito interessantes. A ordem abaixo é uma preferência pessoal e não diminui em nada o prestígio que cada um desses 10 jogos possui, é sério, jogue todos eles.

1 – Inside

Se você já jogou Limbo e gostou, vai adorar Inside, é como se fosse o Limbo 2 que provavelmente a Playdead nunca lançará. Uma história intrigante que mexe com a sua criatividade e curiosidade.

No jogo Inside não há textos e ninguém fala nada, mas pode acreditar que o jogo tem uma história muito profunda como poucos já lançados.

Sem nenhuma introdução você começa controlando um garotinho que parece estar uma fuga, mas logo depois ele invade um lugar e por nenhum motivo aparente você deve ajudá-lo a passar por uma série de obstáculos até chegar ao fim da história.

Disponível para PC, PS4 e Xbox One.

2 – The Last Guardian

Um dos jogos mais esperado por muitos anos, The Last Guardian finalmente lançou em 2016, alguns podem ter se decepcionado, mas muitos ficaram impressionados com a sutileza e simplicidade desse jogo.

Em The Last Guardian você testemunhará uma das mais fascinantes reproduções do comportamento de um animal em um videogame, sem exageros. E pode ter sido justamente isso que dividiu tanto as opiniões das pessoas que jogaram o game.

Um homem narra acontecimentos de sua juventude quando ele foi raptado por uma criatura estranha, mas por algum motivo ele e a criatura foram aprisionados, o garoto ajuda o bichano a escapar e aos poucos os dois formam uma sincera e profunda amizade ao tentar escapar de um mundo estranho.

Disponível somente para PS4.

3 – Kathy Rain

É bem provável que você nunca ouviu falar desse jogo e realmente é muito bom você estar lendo essa lista e finalmente o conhecendo. Prepare-se para um jogo criativo com uma história misteriosa de investigação que acaba ficando obscura a medida do tempo.

O ingrediente principal que deixa esse jogo tão legal é a personagem principal, Kathy Rain é uma anti-heroína engraçada, sarcástica e com uma grande habilidade de percepção. Não se engane pelos gráficos simples, o jogo é muito divertido e acima de tudo criativo.

A história começa quando Kathy descobre que seu avô ao qual ela não via faz anos morreu, a amiga dela faz um esforço para que a garota vá até ao enterro do parente, chegando lá ela passa a investigar um mistério relacionado ao legado de seu falecido avô.

Disponível para PC, iOS e Android.

4 – Firewatch

Diálogos bem-humorados, uma história realista e um cenário maravilhoso fazem de Firewatch um jogo muito bom.

Apesar de não ter um fechamento de história muito satisfatório, Firewatch é definitivamente um ótimo jogo moderno de aventura que lhe deixará mergulhar em uma experiência em primeira pessoa como poucas existentes.

Você controla um homem chamado Henry, ele estava passando por problemas pessoais e buscou como refúgio um emprego distante como um zelador de uma região ambiental protegida. A supervisora de Henry sempre está se comunicando e trocando piadas e desaforos ao logo de seu trabalho como vigilante.

Disponível para PC, MAC, Linux, PS4 e Xbox One.

5 – Oxenfree

Uma mistura de aventura, terror com viagem temporal e o sobrenatural. Oxenfree tem um enredo bem cliché e aparentemente simples, mas dentro desse jogo você vai encontrar tudo menos o comum.

Oxenfree tem um visual original e uma forma de diálogo bem diferenciada, ele não se parece com os jogos antigos onde você tem que resolver quebra-cabeças, mas também não é um jogo onde você somente troca diálogos e deixa a história levar.

Uma garota chamada Alex leva seu meio-irmão até uma ilha militar abandonada para uma festa durante a noite, mas a noite de diversão é estragada quando eles acabam misteriosamente abrindo uma fenda fantasmagórica os levando a acontecimentos foram do comum.

Disponível para PC, MAC, Linux, PS4 e Xbox One.

6 – Silence

Um jogo com gráficos muito bem detalhados no melhor estilo de um livro de contos de fadas dos mais luxuosos, uma aventura em um mundo de fantasia com personagens muito cativantes e um enredo com vilões, mocinhos, esquisitos e criaturas encantadoras.

Acima de tudo, Silence prende você com seus personagens fofos e com comportamentos nada entediantes, uma garotinha pequena e chorona que ao mesmo tempo é corajosa o bastante para salvar seus entes queridos e o seu irmão destemido que fará tudo para vê-la feliz.

Em um mundo fantasioso chamado Silence, uma grande catástrofe vira de cabeça para baixo o mundo de um garoto e sua irmã mais jovem, os dois se abrigam do que seria um bombardeio que destruiu sua cidade, os dois se separam e agora um tenta encontrar o outro enquanto se depara com outros seres e dificuldades em seu caminho.

Disponível para PC, MAC, Linux, PS4 e Xbox One.

7 – Obduction

Um jogo em primeira pessoa com gráficos modernos e com um enredo que muitos gostam, você estará livre em um grande cenário para explorar e resolver uma série de elaborados quebra-cabeças envolvendo máquinas alienígenas.

Se você gosta de quebra-cabeças inteligentes, de uma história misteriosa e de fazer tudo isso explorando lugares interessantes e de certa forma bonitos, você não deve perder a chance de jogar Obduction, o jogo foi feito pelos mesmos criadores de um dos mais influentes jogos de aventura, os jogos da série Myst.

Você está curtindo um tempo na floresta e de repente algo aparece no céu, algo que você nunca viu antes, algo alienígena, você foi abduzido, mas ao acordar encontra o que parece ser uma cidade de humanos, mas essa cidade está abandonada, por ela existem alguns hologramas de humanos e mais para frente você também encontra humanos, agora cabe a você entender o que está acontecendo e quem sabe escapar dessa prisão alienígena.

Disponível para PC, MAC e PS4.

8 – Abzu

Se você se importa ou não com gráficos, vai realmente ficar estonteado com a beleza desse jogo, Abzû ou Abzu te leva a uma maravilhosa experiência no fundo do mar como nunca feito antes em videogames.

O legal é que você não precisa se preocupar em perder o fôlego dentro da água, o intuito não é que você experimente uma aventura de sobrevivência e exploração, mas que você se esqueça de tudo isso e se sinta maravilhado com a natureza e se concentre na relação de seu personagem com os animais e os mistérios do fundo do mar.

No jogo você controla uma mergulhadora, a origem e os motivos de seu personagem são um mistério que você vai desvendando ao longo de sua aventura marinha, parece que você está em um jogo onde você pode ir e fazer o que quiser sem regras ou direções, mas na verdade ele tem sim uma história que você vai descobrir do seu jeito.

Disponível para PC, PS4 e Xbox One.

9 – 1979 Revolution: Black Friday

Uma história baseada em fatos reais com muito drama, realismo e assuntos para um público mais adulto, em 1979 Revolution: Black Friday você vive todo o sofrimento de uma realidade que não gostaríamos de vivenciar, uma era onde as pessoas saem para fazer uma revolução contra o sistema injusto e ao qual o regime com todo seu poder tenta de forma nada agradável destruir todos aqueles que tenha ligação com a revolução.

A gameplay é cheia de cenas muito bem elaboradas como as de um filme, você tem que escolher o que o personagem deve dizer e isso influencia o futuro, além dos diálogos, você também vai passar por algumas formas diferentes de interação como quando você deve tirar uma foto e deve encontrar a posição e o momento certo para isso.

Em 1978 você é um jornalista do Teerã que até então não tinha escolhido nenhum lado entre a batalha dos revolucionários e o regime, durante o jogo você vai escolher o que será e o que fará, enquanto tira fotos de eventos do jogo, as fotos dos eventos que realmente aconteceram vão aparecer ao lado, uma história que te prende por sua gravidade e proximidade da realidade, o que você faria se estivesse na pele desse jovem jornalista?

Disponível para PC, iOS e Android.

10 – Kelvin and the Infamous Machine

Para quebrar um pouco do clima sério e dramático do 1979 Revolution, o último jogo da lista é o oposto, praticamente tudo no jogo é em um tom nada sério e cheio de humor.

Em Kelvin and the Infamous Machine você joga em um estilo bem conhecido do gênero aventura, um jogo de apontar e clicar onde você deve conversar com personagens e buscar itens para progredir, a história é muito sem noção e descontraída, os diálogos são muito criativos também.

Um cientista da era moderna faz uma grande invenção, mas ninguém nota ela, com muita raiva ele usa sua máquina do tempo para voltar no passado e roubar todas as grandes invenções do mundo para dizer que foi ele que fez cada uma delas, o seu assistente acha isso errado e vai atrás para tentar impedir.

Disponível para PC, MAC e Android.

Conclusão

Jogos de aventura são realmente um dos meus estilos favoritos, fazer essa lista não foi fácil e eu tive que deixar muitos fora dela, essa é somente para jogos de 2016, imagina se fosse uma lista para todos os anos?

Pessoalmente eu considero que os 3 primeiros jogos dessa lista estão em primeiro com empate técnico.

Para você, qual é o melhor jogo de aventura que você já jogou? Ah, você não sabe o que determina um jogo ser de aventura ou não? Então descubra aqui.

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here