Home Games Wiki O que significa a sigla UI nos videogames?

    O que significa a sigla UI nos videogames?

    Compartilhe

    Você já ouviu alguma vez o termo UI em se tratando de videogames? Você sabe o seu significado? Confira aqui uma breve explicação para o termo com exemplos.

    Interface do Usuário

    UI é a sigla para a frase User Interface que para o português é significa Interface do Usuário, são todas as formas de interação que o jogador tem no jogo como os controles do mouse, teclado e joystick.

    A UI pode ser também todas as partes de interface do usuário com o jogo como o inventário, o mapa e os menus em geral.

    Exemplo:

    Interface UI de The Rise of The Tomb Raider

    A imagem acima mostra o menu do jogo Rise Of The Tomb Raider, este é um exemplo de UI em um jogo.

    O custo de uma portabilidade

    Existem jogos que foram criados especificamente para os consoles que depois são lançados para PC, alguns não mudam exatamente o design da UI e isso acaba prejudicando a experiência no jogo.

    Uma UI feita para um joystick funciona através do clique dos botões, uma UI para jogos com mouse e teclado tendem a ser diferentes já que você tem a opção de usar a seta do mouse.

    Isso também acontece quando um jogo é portado do PC para dispositivos móveis, em muitos casos o melhor seria mudar a UI para atender as necessidades da nova plataforma.

    HUD

    Outro termo muito usado na área é HUD, talvez você tenha ouvido falar ou acabou vendo ele no menu de opções de algum jogo.

    O HUD são as informações que aparecem na tela de seu jogo, algo como a vitalidade de seu personagem e até mesmo o mapa lateral.

    Sabendo disso, o HUD é parte da UI de um game, portanto não confunda HUD com UI.

    O que é UX?

    Pode ser que erroneamente alguém possa ter usado o termo UX como um sinônimo de UI, mas há diferenças entre estas duas siglas e seus significados.

    UX é a sigla para User Experience que no português é Experiência do Usuário, enquanto que UI pode se referir, por exemplo, aos menus em si de um jogo, a UX se refere na experiência que eles proporcionam aos jogadores, se os controles são responsivos, se são simples e bem organizados de forma que eles não virem um obstáculo para nós gamers.

    Dúvidas?

    Esse foi mais um artigo com esclarecimentos sobre termos do mundo dos videogames, ficou com alguma dúvida ou gostaria de sugerir algum termo para ser explicado aqui no blog? Deixe um comentário abaixo.

    Deixe um comentário

    Please enter your comment!
    Please enter your name here