Home Games Wiki O que é um jogo Stealth?

    O que é um jogo Stealth?

    Compartilhe

    Você que joga muito videogame já deve ter ouvido falar sobre o termo Stealth usado para definir alguns jogos ou características de uma gameplay.

    Nesta matéria vou explicar o que caracteriza um jogo Stealth e dar alguns exemplos de jogos no estilo ou aqueles que possuem essa mecânica.

    Na surdina

    Stealth é uma palavra do inglês, no Brasil ela significa furtividade, aquele que se esconde, que passa despercebido. Em videogames o termo é bastante usado para quando você tem que passar pelos adversários sem que eles percebam.

    Jogos Stealth ou jogos com Stealth?

    Existem jogos que são essencialmente Stealth e outros que somente apresentam traços de Stealth.

    Normalmente um jogo Stealth é aquele onde a maioria da gameplay é baseada em se manter longe dos olhos dos inimigos, sempre se escondendo e encontrando formas de derrotar os adversários sem um confronto direto.

    Jogos Stealth exemplos

    É normal você ter muita dificuldade ou então ser impossível de passar pelos adversários se não for se esgueirando, passando despercebido ou então derrotando os inimigos sem que eles percebam.

    Um jogo com Stealth é aquele onde sua característica principal não é o Stealth, mas é só uma mecânica, uma opção para você vai usar em algumas ocasiões ou que pode optar por usar ou não.

    Exemplo de jogos Stealth

    Os jogos da série Metal Gear são um bom exemplo de Stealth, todo o contexto da história e a jogabilidade estão em volta da furtividade e é realmente difícil jogar sem ser no modo Stealth.

    Thief 1998 classico

    Um outro jogo muito conhecido que é plenamente Stealth são os da série Thief, esse jogo é realmente um dos precursores do estilo, lançado primeiramente em 1998, ele foi o primeiro jogo a usar luzes e sons como mecânicas para indicar se os adversários vão ou não perceber a presença dos jogadores.

    Já influenciado pelo grande avanço no estilo Stealth de Thief, Tom Clancy’s Splinter Cell foi lançado em 2002, apesar dele ter mais elementos de ação, é evidente que não é fácil somente sair atirando nos adversários sem usar Stealth.

    Características jogos Stealth

    Exemplo de jogos com Stealth

    A lista de jogos com Stealth em sua gameplay é imensa já que nela podem entrar jogos de vários estilos que usam a mecânica de se passar desapercebido pelo adversário.

    No estilo terror tem o The Evil Within que também usa elementos Stealth opcionais, normalmente é até mais fácil jogar usando Stealth em modos mais difíceis para economizar munição e recursos, essa característica acontece em muitos jogos de Survival Horror.

    Um outro exemplo é o Middle-earth: Shadow of Mordor que mescla junto à sua ampla gameplay elementos de Stealth.

    Dúvidas?

    Se você ficou com alguma dúvida, deixe um comentário logo abaixo. Eu sempre aceito muito bem sugestões ou ajuda em correções nos textos do site, então não hesite em me informar.

    Qual jogo de Stealth é o seu favorito?

    2 Comentários (Os comentários são aprovados manualmente pela admin do site e por isso não aparecem de imediato)

    Deixe um comentário

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.