Home Games Wiki O que é um Jogo de Aventura?

    O que é um Jogo de Aventura?

    Compartilhe

    Já ouviu o termo jogo de aventura ou Adventure Game? Apesar do nome parecer indicar ser um jogo de “aventuras”, talvez ele não seja lá o que realmente você imagina.

    Nesse texto vou explicar a origem do termo e para quais tipos de jogos ele é oficialmente usado.

    Oficialmente porque na verdade todos somos livres para dizer que um jogo como Minecraft ou GTA V, por exemplo, é de aventuras, realmente são dois jogos cercados de aventuras bem distintas, mas na indústria dos games o termo é para outros tipos de jogos.

    Gta V é um jogo de aventura ou não

    Jogo de aventura?

    São 3 fatores bases que combinados definem o gênero Jogo de Aventura, não importa se o jogo é em primeira ou terceira pessoa, se ele é somente em texto ou se você pode controlar um personagem livremente em 3D. São eles:

    1. Exploração de ambiente.
    2. Resolução de quebra-cabeças.
    3. História.

    Em resumo, um Jogo de Aventura é aquele que você pode explorar o ambiente, coletar pistas ou objetos para resolver quebra-cabeças em prol de uma história elaborada.

    Nesses tipos de jogos você controla o personagem principal, explora um cenário em busca de objetos que o ajude a fazer algo (resolver puzzles) para progredir na história.

    Quem inventou o gênero? Qual foi o primeiro jogo?

    Tudo começou em 1976 com o jogo Colossal Cave Adventure, ele foi criado para computadores da época, ele ficou também conhecido como Advent ou Adventure. Ele é considerado a primeira história fictícia interativa e o precursor do gênero Jogo de Aventura.

    O primeiro jogo de aventura já criado

    Em Colossal Cave Adventure você explora uma caverna e vai ganhando pontos conforme vai encontrando coisas e sobrevivendo.

    Todo o jogo se baseia em textos, é ditado para você o que tem no ambiente e você digita comandos para pegar itens ou usá-los, uma história se desenvolve, ameaças aparecem e você tem que saber o que fazer no momento certo.

    O primeiro jogo de Adventure brasileiro

    O primeiro Jogo de Aventura feito no Brasil foi também o primeiro jogo brasileiro de computador criado para comercialização, sua primeira versão se chamava “Aventuras na Selva“, logo depois ele assumiu a versão final chamada de Amazônia lançada em 1983.

    Primeiro jogo brasileiro

    Quem criou o jogo foi o brasileiro Renato Degiovani. Amazônia segue a mesma linha do primeiro jogo de aventura já criado o Colossal Cave Adventure.

    O jogo é inteiramente com textos, é apresentada uma história e você deve examinar o ambiente e fazer escolhas ao digitar comandos.

    Qual seu Jogo de Aventura preferido?

    Apesar do auge dos Jogos de Aventura ter passado e do estilo não ser tão popular assim, o gênero ainda não morreu, de fato ele passou por grandes renovações.

    Jogos como The Walking Dead: The Game, Life is Strange e Fran Bow são alguns dos exemplos de jogos mais atuais que foram muito bem recebidos pelo público.

    Deixe um comentário

    Please enter your comment!
    Please enter your name here