Home Games Wiki O que é um Jogo de Aventura?

    O que é um Jogo de Aventura?

    Compartilhe

    Já ouviu o termo jogo de aventura ou Adventure Game? Apesar do nome parecer indicar ser um jogo de “aventuras”, talvez ele não seja lá o que realmente você imagina.

    Nesse texto vou explicar a origem do termo e para quais tipos de jogos ele é oficialmente usado.

    Oficialmente porque na verdade todos somos livres para dizer que um jogo como Minecraft ou GTA V, por exemplo, é de aventuras, realmente são dois jogos cercados de aventuras bem distintas, mas na indústria dos games o termo é para outros tipos de jogos.

    Gta V é um jogo de aventura ou não

    Jogo de aventura?

    São 3 fatores bases que combinados definem o gênero Jogo de Aventura, não importa se o jogo é em primeira ou terceira pessoa, se ele é somente em texto ou se você pode controlar um personagem livremente em 3D. São eles:

    1. Exploração de ambiente.
    2. Resolução de quebra-cabeças.
    3. História.

    Em resumo, um Jogo de Aventura é aquele que você pode explorar o ambiente, coletar pistas ou objetos para resolver quebra-cabeças em prol de uma história elaborada.

    Nesses tipos de jogos você controla o personagem principal, explora um cenário em busca de objetos que o ajude a fazer algo (resolver puzzles) para progredir na história.

    Quem inventou o gênero? Qual foi o primeiro jogo?

    Tudo começou em 1976 com o jogo Colossal Cave Adventure, ele foi criado para computadores da época, ele ficou também conhecido como Advent ou Adventure. Ele é considerado a primeira história fictícia interativa e o precursor do gênero Jogo de Aventura.

    O primeiro jogo de aventura já criado

    Em Colossal Cave Adventure você explora uma caverna e vai ganhando pontos conforme vai encontrando coisas e sobrevivendo.

    Todo o jogo se baseia em textos, é ditado para você o que tem no ambiente e você digita comandos para pegar itens ou usá-los, uma história se desenvolve, ameaças aparecem e você tem que saber o que fazer no momento certo.

    O primeiro jogo de Adventure brasileiro

    O primeiro Jogo de Aventura feito no Brasil foi também o primeiro jogo brasileiro de computador criado para comercialização, sua primeira versão se chamava “Aventuras na Selva“, logo depois ele assumiu a versão final chamada de Amazônia lançada em 1983.

    Primeiro jogo brasileiro

    Quem criou o jogo foi o brasileiro Renato Degiovani. Amazônia segue a mesma linha do primeiro jogo de aventura já criado o Colossal Cave Adventure.

    O jogo é inteiramente com textos, é apresentada uma história e você deve examinar o ambiente e fazer escolhas ao digitar comandos.

    Qual seu Jogo de Aventura preferido?

    Apesar do auge dos Jogos de Aventura ter passado e do estilo não ser tão popular assim, o gênero ainda não morreu, de fato ele passou por grandes renovações.

    Jogos como The Walking Dead: The Game, Life is Strange e Fran Bow são alguns dos exemplos de jogos mais atuais que foram muito bem recebidos pelo público.

    Deixe um comentário

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.