Home Games Wiki O que é Steam Direct?

    O que é Steam Direct?

    Compartilhe

    O Steam Direct é um sistema que ajuda pequenos desenvolvedores a lançar seus games na plataforma da Steam, eles só precisam pagar a taxa de 100 dólares o jogo ser lançado.

    Esse serviço foi inaugurado em junho de 2017, ele veio para tomar o lugar do antigo sistema chamado Steam Greenlight. Para conhecer mais sobre o antigo Greenlight, acessar a matéria aqui neste link.

    Como funciona a Steam Direct?

    Se você está fazendo um jogo sozinho ou com um pequeno grupo de pessoas, é uma boa escolha lançar ele em uma das mais populares plataformas de jogos para PC, a Steam.

    Sem o apoio de uma publicadora não é possível, mas pela Steam Direct sim.

    Você primeiro tem que criar uma conta na Steam e depois acesse esta página aqui para comprar a licença para lançar o seu jogo na plataforma.

    Preço da licença Steam Direct 2018

    Depois o seu jogo será avaliado para finalmente ser aceito e publicado na Steam, após o lançamento, qualquer outra pessoa pode entrar na página dele e compra-lo ou jogá-lo.

    Diferenças entre Steam Greenlight e Steam Direct

    O Steam Direct foi criado para diminuir a quantidade de jogos sem qualidade e de esquemas de exploração da venda de cartas da Steam. Confira as principais diferenças entre os dois serviços:

    Stream Greenlight

    • Os jogos eram aprovados através da votação do público.
    • Os desenvolvedores só precisavam pagar uma vez a taxa para lançar quantos jogos quiser.

    o que é Steam Greenlight

    Steam Direct

    • Os jogos são individualmente testados por funcionários da Steam para aprovação.
    • A desenvolvedora precisa pagar uma taxa para cada jogo.
    • A taxa paga para o jogo pode ser reembolsada quando o mesmo conseguir 1000 dólares em vendas pela Steam.

    Com as mudanças entre os dois serviços, agora fica mais difícil a entrada de jogos com qualidade inferior que no caso entravam na Steam através de votos conseguidos de forma ilegal.

    O que muda para os jogadores?

    Com a extinção da Steam Greenlight e chegada da Steam Direct, agora nós jogadores vamos poder encontrar um catálogo de jogos com mais qualidade, terá menos jogos mal desenvolvidos já que eles possuem um critério melhor para aprovação na plataforma.

    No mais, é possível que você nem perceba nenhuma diferença na Steam, os jogos indie bons ainda vão entrar pela Steam Direct, mas agora você não precisa votar neles e esperar que ele receba votos suficientes.

    Para os desenvolvedores, no entanto, agora é necessário pagar mais para lançar pequenos games na Steam, mas isso incentivará a melhoria dos games já lançados já que a taxa paga pode ser reembolsada após um bom número nas vendas.

    Conclusão

    Todo mundo sai ganhando com a Steam Direct, se esse sistema vai continuar por muitos anos ou vai fracassar em breve, somente o tempo dirá.

    Você ficou com alguma dúvida a respeito do Steam Direct ou gostaria de fazer alguma adição ou correção no texto acima? Deixe um comentário abaixo.

    Deixe um comentário

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.