Home Mobile Android FNAF – Os mais estranhos fatos e curiosidades

FNAF – Os mais estranhos fatos e curiosidades

Compartilhe

FNAF (Five Nights At Freddy’s) é uma série de jogos de terror criada por um americano chamado Scott Cawthon, o jogo é um sucesso devido a diversos motivos, entre eles estão os segredos que a história do game esconde a sete chaves, a sua interessante gameplay e também pelos fatos curiosos que sempre estão presentes nesses jogos.

Confira então uma compilação dos fatos e curiosidades presentes nos jogos da série Five Nights At Freddy’s. Se você não está familiarizado com esta série, eu sugiro baixar um dos jogos e testar, clicando aqui nesse link você encontrará dicas para passar cada um deles.

FNAF falhou no Kickstarter

FNAF falhou no Kickstarter

Antes de lançar o primeiro jogo da série Scott tentou produzir FNAF através de uma campanha no site Kickstarter, nesse site os desenvolvedores mostram pra todos que jogo está fazendo e solicitam que as pessoas doem para que a produção do game seja concretizada, normalmente quem doa ganha uma chave de acesso ao jogo e brindes.

A campanha que planejava arrecadar 10 mil dólares não deu certo e o criador cancelou o projeto que havia recebido nenhuma doação, nem mesmo 1 dólar. Acesse aqui a página do jogo no Kickstarter.

Baseado em fatos reais?

Five Nights e um jogo real

Para toda criação sempre há uma inspiração, Five Nights não é uma história real, mas o autor se inspirou nos restaurantes que ele sempre visitava em sua infância onde ao mesmo tempo que ele achava divertido ele também achava assustador.

Atualmente existe uma rede de restaurantes nos Estados Unidos chamada Chuck E. Cheese fundada em 1977, muitas características encontradas nos jogos da série FNAF são parecidos com as do restaurante.

Como pode ver na imagem a seguir, os personagens são baseados em animais e também tocam em uma banda, porém os do restaurante Chuck E são somente roupas usadas por pessoas e eles não se movimentam através de dispositivos robóticos. Além disso o cenário de ambos os restaurante são bem parecidos, contendo a sala de jogos e o espaço para comemorar aniversários.

Chuck E e FNAF sao parecidos

Agora algo muito interessante é o fato de que no ano de 1993 uma tragédia ocorreu em uma das unidades do Chuck E. Cheese, o funcionário Nathan Dunlap após ser demitido aguardou uma oportunidade para atirar em 5 funcionários da unidade matando 4 deles, um deles escapou da morte somente porque fingiu estar morto. Nathan foi condenado a morte, porém após cerca de 20 anos o estado planeja não executá-lo.

Se você leu a história do jogo aqui nesse artigo já sabe que Five Nights At Freddy’s 1 ocorre em 1993 e que apesar de não acontecer nesse ano, há uma tragédia na história do jogo com também 5 vítimas.

O restaurante na vida real de FNAF

Reserve agora um pouco do seu tempo para fazer uma busca no Google Maps, faça a seguinte pesquisa: “Freddy Fazbear Pizzeria”. Reparou no resultado? Alguns fãs do jogo fizeram uma montagem e colocaram uma foto do Freddy Fazbear Pizzeria como se realmente o restaurante existisse.

A misteriosa marca

Marca no rosto do Freddy Fazbear

Olhe atentamente a imagem acima, no lado esquerdo está a foto original do Freddy e do lado direito está a mesma imagem, porém em destaque a marca na face do animatrônico que se parece uma mão.

Esse é um dos mistérios do jogo que talvez nunca seja revelado, apesar disso muitos fãs tentam imaginar o significado ou a causa dessa marca.

As Custom Nights em FNAF

Se você já zerou Five Nights At Freddy’s já sabe que a opção para jogar uma noite customizada pode ser desbloqueada, ainda na época do lançamento do primeiro FNAF muitos fãs começaram a entrar numa Custom Night com a seguinte configuração: 1/9/8/7, muito ficavam tentando encontrar algo sobre o incidente da mordida 87, porém o autor do jogo deixou claro que não havia preparado nada de extra nesse modo e então ele resolveu desabilitar de vez a entrada deste código de certa forma que se você digitá-lo, a noite não vai começar e a jumpscare do Golden Freddy irá aparecer na tela. E se você está se perguntando por que logo o Golden Freddy aparece saiba que ele foi o responsável pela mordida 87 como foi confirmado no FNAF 4.

jumpscare do Goldem Freddy

Na versão 1.022 de FNAF 4 existe a Custom Night, porém ela somente pode ser acessada após você habilitar a noite Nightmare e digitar no menu 20202020.

Balloon Girl?

De vez enquanto no FNAF 2 o rosto do Ballon Boy irá aparecer logo abaixo de sua mesa, no entanto a coloração dele estará diferente, apesar de que esta versão provavelmente seja somente mais uma alucinação que sempre aparece no jogo, muitos acreditam que seja de fato uma versão feminina do garoto e a chamam de Ballon Girl.

Quer ver a Ballon Girl em ação? Assista o aparecimento dela no vídeo abaixo.

Uma outra curiosidade sobre essa versão do BB é que nos arquivos do jogo o nome dado a imagem usada por essa versão é simplesmente JJ.

Destrinchando o código do jogo

Os jogos da série FNAF são construídos através da engine Clickteam Fusion, alguns fãs que tem editores dessa engine pegaram o instalador dos jogos e abriram para encontrar funcionalidades, imagens ou informações escondidas.

Em uma dessas buscas foi encontrado uma funcionalidade que o desenvolvedor nunca usou no FNAF 2, a Toxic Meter.

Toxic Meter FNAF
O Toxic Meter no código.

Aparentemente esse medidor tóxico estaria na máscara que o vigilante noturno usava para enganar os animatrônicos e no caso a intoxicação iria aumentar de acordo com a utilização da máscara, por algum motivo Scott decidiu não incluir no jogo essa função a deixando abandonada no código do jogo.

Sistema de vida no Five Nights

Outra funcionalidade usada em uma das demos do jogo e encontrada largada no código fonte é a que adiciona vida para possivelmente o guarda no jogo. Ninguém sabe ao certo qual foi a intensão do autor ao adicionar vidas no jogo.

Algo também interessante que foi encontrado nos códigos fontes do jogo FNAF 2 é o nome dado ao arquivo da imagem do Shadow Bonnie: RWQFSFASXC.

o que é RWQFSFASXC

Alguns acham que é um código decodificado que pode significar alguma coisa, porém ninguém encontrou algo concreto.

Vários fatos estranhos no FNAF 3

FNAF 3 é um dos jogos da série com mais segredos escondidos e fatos estranhos, confira agora alguns deles.

Um fato interessante são os minigames no jogo, eles podem ser acessados após passar as noites ou através de códigos secretos espalhados no cenário, alguns somente podem ser acessados se você realizar alguma ação diferente no minegame.

Clicar em gravuras espalhadas pelo restaurante, apertar botões das máquinas arcades do cenário, digitar números imaginários na parede e até mesmo apertar um bonequinho macabro do bonnie que misteriosamente aparece na sua sala irá te levar para esses minigames e se eles forem completados de uma determinada forma você irá desbloquear o final bom do jogo, se você seguir normal irá desbloquear o final ruim.

Durante as noites você encontrará diversas ilusões a respeito do Springtrap, cartazes, bonecos e imagens nunca mostradas aparecem ou em algumas partes do cenário ou rapidamente na tela. Veja logo abaixo 3 imagens que aparecem do Springtrap, nelas dá pra ver partes do que possivelmente seria o Purple Guy dentro do animatrônico.

Mensagens ocultas nos jornais

Na página do jornal apresentada no primeiro jogo há um anúncio para a vaga de guarda noturno na pizzaria, mas isso não é tudo, sabe aquelas letras borradas nos cantos do jornal? Alguns fãs da série conseguiram ler uma parte do que estava escrito nelas. Leia logo abaixo o que o autor escreve.

Blah. Blah. Blah, Blah. Blah. Este anuncio não tem nada de relevante ao jogo. Blah. Blah. Blah. Blah. Blah. As chances são grandes de você não conseguir passar pela terceira noite. Blah. Blah. Yackity Smackity. Blah. Blah. Esta possivelmente não será a melhor escolha de trabalho de verão já que você provavelmente não sobreviverá nem uma semana. Eu recomendo trabalhar no caixa, empacotar compras ou em um armazém. Todos são trabalhos de muito respeito e você provavelmente não será assassinado em nenhum deles. Bom, talvez sim, mas é menos provável. Blah. Blah.

Cartaz do primeiro fnaf help wanted
Cartaz do primeiro FNAF.
cartaz do final de fnaf 3
Cartaz do FNAF 3 que mostra o Springtrap no fundo da imagem.

Você se lembra daquela página de jornal que aparece no final do jogo FNAF 3? Se você clarear a imagem você conseguirá ver o que parece ser parte do rosto de Springtrap, mas nesta mesma página há também várias mensagens do próprio criador do jogo Scott Cawthon, ele escreve coisas de como ele pensou na ideia de fazer o game, também declara que os nomes Freddy, Bonnie, Chica e Foxy no início eram somente apelidos e que ele depois iria dar nomes diferentes a cada um.

Scott revela nessas mensagens escondidas o seu medo do Bonnie, ele afirma até ter pesadelos com este personagem, ele explica como teve a ideia da gameplay do primeiro jogo quando o botão da porta parava de funcionar, em uma certa noite ele teve um pesadelo com o Bonnie e que quando ele percebeu que a porta estava trancada ele ficou muito aterrorizado com o fato de que o animatrônico já tinha entrado no quarto e trancada a porta com ele dentro.

FNAF contém vários easter eggs, curiosidades e conteúdos escondidos, aqui neste artigo eu somente cito alguns deles, mas existem diversos outros detalhes poucamente percebidos como a presença do Shadow Bonnie e Shadow Freddy, cartazes com crianças chorando, crânios no cenário e endosqueletos dos animatrônicos.

Conhece algum dos fatos interessantes que eu não citei no texto acima? Compartilhe-os nos comentários logo abaixo ou deixe sua opinião sobre essa seleção.

Não se esqueça também de curtir a Fã Page do site e se inscrever no canal do Youtube.

49 Comentários (Os comentários são aprovados manualmente pela admin do site e por isso não aparecem de imediato)

    • Pois é, o springtrap parece o Bonnie só que mais destruído e assustador, aliás o autor do jogo gosta do Springtrap, ele disse que adoraria ver ele em outro jogo, mas que somente faria isso se fizesse sentido na história.

    • Pois é, é como se uma mão ensanguentada tenha pegado a máscara do animatrônico antes de usar aí mesmo depois de limpar (limpar muito mal limpado) ainda ficou vestígios.

  1. galera eu tenho uma noticia legal e ao mesmo tempo estranha,vocês não vão acreditar no que eu eu descobri no whatizap do Scott ele falou em Inglês então eu vou botar aqui o que ele falou e a tradução

    Well the brand is when a dead child was placed in the Freddy after his death , and there this the mark of her hand on Freddy ‘s face, So now I can not say anything more .

    tradução

    Bem a marca é de quando uma criança morta foi colocada dentro do Freddy depois da sua morte,e lá esta a marca da mão dela no rosto do Freddy,serto agora eu não posso falar mais nada.

    curioso o que ele falou não é galera

    a descupa eu escrevi uma palavra errada

  2. Comentário:Na verdade, o que está dentro do Springtrap é o purple guy, mas são só restos, que sobraram depois do Freddy matá-lo como vingança pelo purple guy ter assassinado ele, (ligação feita pelo phone guy que conspirão ser o purple guy, na noite 5 do FNAF 1).

    • Olá, você usa um programa chamado FreddyExplorer, busque no google que lá tem o download, você abre ele e clica em Open e pega o instalador do jogo pra ver o que tem dentro e extrair.

      • Muito obrigado… Eu já havia visto um site em que um cara havia extraido o arquivos mas as texturas e imagens não tinham nomes, só números em lugar das letras e tava uma bagunça, vc sabe se existe o ‘instalador’ de fnaf 4… eu tentei… Tentei… E não consegui encontrar o instalador, só o aplicativo

        • Na verdade não instala é só um arquivo mesmo, ae você abre ele, pra acessar é só você ir lá na biblioteca da Steam e clicar no botão direito no nome do jogo, escolha Propriedades e clique na aba Arquivos Locais, lá ta tudo que baixou do jogo, vai ter a versão normal e a Halloween.

          • Obrigado… Ei, tenho uma informação legal pra lhe compartilhar… Se vc já sabe, existe um audio estranho em fnaf 4 de uma voz torcida murmurando palavras quebradas… E eu, extraí esse audio e usei num aplicativo chamado “mudar voz com efeito”(não sei se vc ouviu falar), usei o efeito ‘inverso’ e sai o mesmo som do telefonema de fnaf 1 da noite 1… Que é curiosamente o mesmo telefonema em que o phone guy diz sobre o acidente da mordida de 87…

          • Olá, nossa parece que eu lembro de algo assim quando foi pesquisar, valeu, depois vou dar uma olhada, muito interessante.

  3. E… Ei Bruna… Você sabia que fnaf sister location foi cancelado? Veja mais no site do Scott Cawthon! Ok …estarei por aqui, vendo suas curiosidades(que por acaso, me ajudou bastante) principalmente no fnaf 4 que meu recorde atual foi até a noite 7… Daí, não consegui mais até agora obrigado! Vou deixar meu voto em seu site, até… 😉

    • AH, faz o seguinte, tira uma foto da mensagem e usa photoshop ou um programa do tipo para diminuir a luminosidade da imagem, você vai ver que o que foi cancelado foi o restaurante da história do Sister e não o jogo. 🙂

      • Ah, olá, sim já vi e essa câmera é a única onde a Toy Chica e Chica aparecem no mesmo lugar ao mesmo tempo. Na versão iOS é o Toy Bonnie que misteriosamente não aparece nela quando em outras versões ele pode aparecer.

Deixe um comentário