Home Artigos Especiais de Jogos Crie seu próprio jogo Indie com 6 passos simples

Crie seu próprio jogo Indie com 6 passos simples

Compartilhe

Aqui você vai saber os 6 primeiros passos para que você crie seu próprio jogo Indie e se torne de vez um criador de jogos.

Não é regra e jamais será, mais é bem provável que o primeiro game que uma pessoa fizer será Indie, afinal de contas esse é o primeiro passo para aprender mais e entrar bem na indústria como um profissional.

Nos dias de hoje, criar um jogo não é mais tão difícil quanto era antes, hoje temos programas especializados que permitem um bom rendimento de trabalho visando na qualidade do produto final, alguns softwares para criar games nem exigem que você saiba programar, como é o caso do Construct 2.

Para que você crie seu próprio jogo Indie, você pode seguir 6 passos simples que vai te ajudar a atingir seu objetivo, eles são dicas para você começar, então vamos conferir.

1 – Crie seu próprio jogo Indie com o Construct 2

Começar a desenvolver games é legal, mas quando temos o Construct 2 ao nosso lado, é muito mais interessante.

Primeiramente é bom já pensar na ferramenta que você vai usar para criar o seu jogo e o Construct 2 é uma boa opção.

Com ele é possível que você crie seu próprio jogo Indie de forma bem fácil já que ele lhe dá ferramentas para tornar seu trabalho menos cansativo e mais produtivo.

Crie seu próprio jogo com o Construct 2

Isso porque o software não exige que você tenha um conhecimento esplêndido em códigos-fonte, você terá o mínimo de contato com ele.

É legal que você crie seu próprio jogo Indie primeiro sem usar muito a programação em códigos, mas lembre-se que é muito importante você já adquirir esse conhecimento para projetos futuros.

Mas deixando de lado, é possível criar um belo game 2D com gráficos e jogabilidade fantástica, então fica a dica para começar com o Construct 2.

Se você não se adaptar bem com o Construct, você tem vários outros Apps de criar jogos para escolher.

2 – Busque conhecimento – faça um curso grátis

Para que você crie seu próprio jogo Indie, um pouquinho de conhecimento é sempre bem-vindo.

Existem inúmeros cursos de criação de games, desde os presenciais com maior potencial de profissionalização do aluno, até os cursinhos pagos e grátis que encontramos pela internet.

Escola Brasileira de Games logo

Sim, os cursos pagos na internet são ligeiramente melhores que os grátis, mas como o objetivo do nosso artigo é mostrar boas formas e inclusive baratas de se começar a criar games.

Estudar um curso grátis pela internet é vantagem, e a escola brasileira de games possui um dos melhores da internet e já ajudou milhares de alunos a produzirem jogos Indies e profissionais.

3 – Participe de uma Game Jam

As Game Jam’s são as fábricas dos jogos Indies, afirmo com toda certeza do mundo.

Todos os anos, nestes eventos são criados jogos e protótipos por grupos de programadores em tempo recorde, algo em torno de 12 a 72 horas, e convenhamos que é muito pouco tempo para um jogo ser desenvolvido do absoluto ZERO.

Global Game Jam logo

Tais eventos ocorrem em vários países do globo e para nossa felicidade, ocorre também aqui no Brasil, possibilitando que mais e mais jogos Indies sejam criados e divulgados, além de incentivar novos programadores.

E aí, que tal participar de uma Game Jam e criar um jogo em pouco tempo?

4 – Utilize recursos de games antigos.

Eu não sei se você sabe, mas já foram criados vários jogos que fizeram sucesso com base em outros. Mas como assim?

Para diminuir o tempo de criação e gastos financeiros, utilizam-se elementos de outros jogos para a criação do game do produtor em questão.

Um exemplo é o jogo Flappy Bird, que foi criado em muito pouco tempo e inclusive teve que ser retirado da Play Store justamente por utilizar elementos do Super Mario Bros.

Isso não é proibido, porém é necessário que o seu jogo tenha elementos próprios para que seja único.

5 – Corte os gastos desnecessários

Cortar os gastos desnecessários é absolutamente vital para que você crie seu próprio jogo Indie, afinal de contas, nem todos possuem o dinheiro das grandes produtoras de jogos AAA para fazer games.

O passo anterior já ajuda no corte de gastos na etapa de criação do seu jogo Indie, ao utilizar elementos de outros jogos você não vai precisar gastar tempo e dinheiro criando algo do zero.

Agora vamos falar da distribuição do jogo para as plataformas.

Crie seu jogo e economize
Crie seu jogo e economize.

Pode parecer bem clichê, considerando que as mídias físicas estão cada vez mais escassas e a maioria dos jogos estão sendo distribuídos nas lojas digitais.

Mas vale muito lembrar que é altamente desnecessário gastar dinheiro com cópias físicas e capas coloridas, foque na facilidade e eficiência das lojas digitais.

6 – Aceite Colaboradores

Você não precisa criar seu próprio jogo Indie sozinho, tenha em mente que duas mentes pensam mais que uma.

Quando criamos um jogo, a nossa imaginação trabalha muito, em todos os aspectos, e em todos os gêneros.

Abra um fórum ou use alguma meio para divulgar a produção do seu game e trabalhe no recrutamento de colaboradores, assim o processo de criação do game se tornará mais produtivo e menos solitário.

Nos sites de freelances há vários profissionais que podem fazer a programação, arte e até mesmo elaboração da história ou revisão da mesma.

E sempre lembre do passo anterior, aceite colaboradores sem esbanjar nos gastos.

Conclusão

Espero que agora você tenha um norte para começar na jornada do desenvolvimento de um game para que você crie seu próprio jogo Indie e comece sua carreira nessa indústria que está expandindo

Faça um compromisso com você mesmo, comente abaixo que vai começar a criar seu próprio jogo Indie e estipule uma data aproximada para o dia que ele ficar pronto.

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.