Home Dicas Como vender as cartas colecionáveis da Steam?

Como vender as cartas colecionáveis da Steam?

Compartilhe

Neste guia você irá aprender a vender as suas cartas da Steam e ganhar um dinheiro na plataforma para comprar mais jogos.

Se você não conhece, a Steam é uma loja online para jogos do PC, você instala o seu aplicativo e pode rodar os games através dela, muitos jogos oferecem as cartas da Steam também conhecidas como Steam trading cards.

Como baixar e instalar o aplicativo da Steam?

Acesse primeiro a página oficial da Steam, clique em “Instalar o Steam” e clique depois em “Instale o Steam agora“, um download irá se iniciar, depois de baixado, execute o instalador no seu sistema.

A instalação é bem simples, basta ler as instruções que já estão em Português.

Agora é preciso que você crie um usuário na Steam, você não precisa pagar para criar um. Acesse aqui para criar sua conta na Steam.

O que são as Steam trading cards?

As Steam trading cards são cartas digitais que você pode ganhar para alguns jogos da Steam, a grande maioria deles oferecem cartas.

Nessa carta tem uma foto e uma descrição dela, cada jogo tem a sua coleção de cartas que são feitas pelas próprias desenvolvedoras dos jogos.

Carta Steam de Life is Strange Overlook

Existem as cartas comuns e as cartas foil que são mais raras. Muitas pessoas gostam de colecionar essas cartas digitais e pagam mais pelas raras.

Como ganhar as cartas da Steam?

Você ganha as cartas da Steam quando joga um game por um tempo, normalmente é em torno de 30 minutos ou mais, isso acontece somente para os jogos que possuem cartas.

Cada jogo entrega uma quantidade de cartas, mas nem sempre eles vão lhe dar todas as cartas do jogo e elas podem vir repetidas.

É possível saber se o jogo tem cartas colecionáveis antes mesmo de compra-lo ou baixa-lo, alguns jogos gratuitos também fornecem cartas, mas é necessário fazer compras de itens nesses jogos para ganhar as cartas.

Onde ver as cartas colecionáveis da Steam

Na página do jogo é sempre informado se ele tem cartas colecionáveis ou não.

É bem fácil saber quais jogos que você tem fornecem cartas, quantas cartas ele dará e quantas cartas ele já te deu.

No menu superior da Steam, clique no seu nome e depois clique em “INSÍGNIAS”.

Onde olhar a quantidade de cartas da Steam nos jogos

Vai aparecer uma lista com todos os seus jogos que fornecem cartas colecionáveis da Steam, na imagem acima mostra que em 5.2 horas de jogo eu recebi 2 cartas do Super Daryl Deluxe e eu posso receber mais 2 cartas se eu jogar mais tempo.

O jogo Super Daryl Deluxe possui no total 12 cartas, mas o jogo em si só te dará 4 cartas, se quiser completar a coleção, terá que comprar cartas de outros jogadores.

Depois de ganhar todas cartas fornecidas de acordo com o tempo de jogo, você pode aleatoriamente receber pacotes bônus de cartas. Não é necessário jogar o game para receber o pacote, mas sim que você ao menos conecte com a sua conta na Steam pelo menos uma vez por semana.

O Pacote Bônus é recebido no seu inventário, para acessar ele, clique no seu nome no menu superior e clique em “INVENTÁRIO”.

Na imagem abaixo você pode observar que eu recebi recentemente 3 novos pacotes de cartas bônus, eles são os 3 primeiros da lista (de cima pra baixo, da esquerda para a direita).

Pacote Bônus de cartas colecionáveis da Steam

Você pode escolher em vender o pacote por um preço maior ou então abrir ele e vender as cartas do pacote. Normalmente eu sempre abro o pacote, é bem mais fácil vender as cartas avulsas e você ainda tem chances de pegar uma carta foil que vale mais.

Basta clicar no botão “Abrir…” para receber as cartas, no meu caso eu abri o pacote do jogo Unnamed Fiasco e recebi as 3 cartas, 2 delas foram repetidas.

Abrindo pacote bônus da Steam cards

Todo ano a Steam faz um evento para decidir os melhores jogos do ano em várias categorias e nele você pode ganhar cartas Steam do evento fazendo tarefas simples como votar nas categorias ou simplesmente conferir jogos da lista de recomendações.

Vale muito a pena fazer essas tarefas, receber as cartas e vende-las.

Por que as pessoas compram cartas da Steam?

Ao meu entendimento há 3 motivos claros para as pessoas comprarem cartas da Steam:

  1. Elas gostam de colecionar.
  2. Algumas pessoas compram cartas para vender mais caro e lucrar com o mercado de cartas (Essa opção requer muita dedicação e tempo para que ela seja realmente lucrativa).
  3. Alguns querem completar as insígnias para ganhar troféus para seu perfil e alguns outros itens.

Completar insígnias pode aumentar o nível do seu usuário na Steam e você pode ganhar alguns selos para usar no chat da Steam.

Por enquanto você não tem muito o que ganhar em ter um nível alto na Steam além de aumentar suas chances de receber pacotes bônus de cartas e mostrar para as outras pessoas a sua coleção ou o fato de que seu usuário é mais avançado.

Além dos usuários ganharem com as vendas das cartas, os desenvolvedores e a própria Steam recebem uma porcentagem de cada venda.

Requerimentos para vender cartas na Steam

Agora que você já tem as cartas em seu inventário, é importante saber que você precisa completar alguns requerimentos simples para poder vender e lucrar na Steam com as vendas.

Para você poder entrar no mercado de venda de cartas na Steam, você tem que ter comprado nela qualquer jogo a mais de 30 dias atrás, porém, não mais do que 1 ano atrás.

Em resumo, se você criou hoje uma conta na Steam, você pode comprar um jogo diretamente na loja da Steam e esperar 30 dias passar, não vale simplesmente comprar em um site de terceiros e ativar a chave na conta, ainda nesse dia é recomendado que você habilite o autenticador Steam Guard, isso porque é necessário que passe 15 dias após você ter o Steam Guard na conta para que ela seja habilitada para a venda de cartas.

Você deve usar o autenticador móvel do Steam Guard, ele é um aplicativo que você baixa para seu celular que é usado para confirmar que você é o dono da conta e para confirmar as vendas.

Baixe o Steam Guard para Android aqui.

Baixe o Steam Guard para iOS aqui.

Baixe o Steam Guard para Windows Phone aqui.

Após instalar o app, entre com a sua senha e habilite o autenticador, clique no botão de menu e clique em “Steam Guard”, clique no botão de adicionar o autenticador.

O autenticador funciona assim, toda vez que você for entrar na sua conta na Steam, você deve abrir o app, pegar o código do autenticador e digitar para poder entrar.

Muito Importante: Quando você começa a usar o autenticador móvel do Steam Guard é criado para você um código de recuperação, é extremamente importante que você anote e guarde esse código, isso porque você precisará dele para no caso de você mudar de celular e precisar instalar o aplicativo novamente.

Vendendo as cartas

Acesse o seu inventário ao clicar no seu nome no meu superior. Agora clique na carta que você quer vender, ao lado vai mostrar o preço médio dela no mercado, para não ter muito trabalho, eu normalmente vendo a carta sempre com esse preço, dessa forma vendo mais rápido. Clique em anunciar.

Agora vai aparecer um gráfico sobre as últimas vendas da carta em questão, algumas são mais populares e possuem mais dados, outras possuem menos e as mais novas não apresentam nenhum relatório.

Vendendo cartas da Steam

No exemplo acima, a carta do jogo Minit tem a média de 50 centavos, eu normalmente escolho o preço da média, o comprador vai pagar 57 centavos e eu vou receber 50 centavos direto na minha carteira da Steam quando a venda acontecer.

Confirme tudo. Sua carta ainda não foi para o mercado de vendas, você precisa abrir o aplicativo da Steam Guard e confirmar a solicitação, só assim ela então será enviada para a venda.

Abra o aplicativo, clique no menu superior, clique em “Confirmações“, clique em cima da carta, clique em “Confirmar anúncio“, agora sim sua carta irá aparecer no mercado.

Se você demorar muito tempo para confirmar o anúncio, ele será cancelado e você terá que fazer outro.

Quando alguém comprar sua carta, você receberá um email com o recibo da transação:

Email sobre venda de carta na Steam

Uma dica que dou é a de retirar de venda algumas cartas que estão a muito tempo sem vender, assim você pode ver qual o preço médio atual e pôr para vender novamente.

Removendo anúncio de cartas Steam antigos

O mercado de cartas Steam é bem aquecido, desses anos que estou nele, nunca aconteceu de eu ficar com uma carta que não vende nunca, se a carta não vende é porque o preço dela está muito alto.

Conclusão

Eu uso a Steam faz muitos anos e vender as cartas não toma muito do meu tempo, eu simplesmente jogo os games que quero e ganho as cartas por isso, sem fazer muito esforço eu consigo alguns reais na carteira que depois uso para comprar novos jogos.

Se você ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão para fazer a respeito do conteúdo desse guia, deixe um comentário abaixo que eu irei responder assim que possível.

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.