Home Artigos Especiais Atari Breakout: O jogo de Steve Jobs que fez história

Atari Breakout: O jogo de Steve Jobs que fez história

Compartilhe

Se você gosta de curiosidades sobre o mundo dos videogames vai achar este artigo muito interessante, nele conto coisas impressionantes sobre um jogo que fez história, o Atari Breakout, criado através da colaboração do fundador da Apple Steve Jobs.

O jogo é bem simples e é a simplicidade dele que o faz tão viciante, você controla uma plataforma representada por uma linha grossa e reta, uma bolinha é jogada na tela e você tem que evitar que ela caia, para ganhar pontos você tem que destruir alguns tijolos ou blocos, você faz isso ao rebater a bolinha neles.

Conforme você vai sobrevivendo na partida e derrubando mais blocos, a velocidade da bolinha aumenta.

O Atari Breakout pode ser jogado com um ou dois jogadores, a gameplay de dois é baseada em turnos onde os jogadores se revezam para jogar. No jogo original você poderia fazer no máximo 896 pontos, mas você conseguia também alcançar uma pontuação maior se jogasse de dois jogadores.

Existem muitas variações e versões do Atari Breakout, inclusive versões oficiais da Atari como o Super Breakout, aliás você pode jogar de graça esse jogo no site oficial da empresa através do seu navegador de internet, clique aqui para jogar o Super Breakout.

Um jogo preto e branco colorido?

Se você assistiu ao filme Jobs de 2013 vai se lembrar da cena onde Steve Jobs até então empregado da Atari se desentende com um colega de trabalho que discute a impossibilidade do jogo Breakout ser colorido.

No ano de 76 os desenvolvedores de jogos tinham que fazer milagres para construir um game que hoje é bem simples, o monitor do arcade era preto e branco, mas em cima da tela eles colocaram uma faixa de papel celofane colorido para dar a impressão de que os blocos possuem cores, muito bem pensando.

óculos 3d com celofane
O celofane encontrado em óculos 3D

O Atari Breakout é um easter egg do google

jogando atari breakout no google imagens
Jogando Breakout no google imagens.

Easter eggs, aqueles fatos escondidos onde você menos espera em videogames também acontecem em outras mídias como websites e você sabia que o jogo Atari Breakout pode ser jogado gratuitamente pelo navegador ao buscarmos a palavra-chave “Atari Breakout” no Google Imagens?

Clique aqui para jogar Atari Breakout no Google Imagens.

Conhecido como Breakout de imagens, ao invés do Google apresentar normalmente as imagens relacionas ao assunto, o jogo se inicia, o curioso é que as imagens da busca se tornam os blocos que a bolinha tem que eliminar, após terminar de jogar você pode compartilhar a sua pontuação pelo Google Plus e se você quiser realmente pesquisar imagens do Atari Breakout, a qualquer momento clique no botão “Voltar à pesquisa de imagens” localizado logo acima da tela.

A Google passou a apresentar esse easter egg a partir do ano em que o Atari Breakout completou 37 anos de vida.

O Atari Breakout em outros jogos

Assim como todo clássico, o Atari Breakout foi clonado centenas de vezes e comparece em jogos de todas as gerações, no jogo Pinball existe um estágio bônus que o deixa bem parecido, confira a fase em ação na versão Android no vídeo abaixo.

O Atari Breakout também aparece em um minigame do jogo de 2006 Sonic The Hedgehog, outra participação interessante é no videogame portátil New Nintendo 3DS onde você pode acessar uma versão modificada do Atari Breakout ao clicar de uma forma diferente na tela de favoritos, veja no vídeo abaixo como funciona, note que o código para abrir o jogo é clicar na tela usando o padrão da musiquinha mais famosa do Mario.

As influências desse clássico são marcantes, o game Peggle, por exemplo, foi criado a partir da ideia de unir a gameplay do Breakout com o daquelas máquinas de Pachinko que fazem muito sucesso no Japão. O jogo Arkanoid é também uma clara variação do Breakout.

E não é somente em jogos que o Atari Breakout teve um papel importante, um dos primeiros computadores criados pela Apple, o Apple II foi desenvolvido com ideias que o engenheiro Steve Wozniak baseou após ter feito a arquitetura do Breakout.

Breakout Boost para iPhone e iPad

São incontáveis as plataformas para qual o Breakout está disponível, em 2011 o Iphone da Apple recebeu uma versão mais moderna do jogo chamada de Breakout: Boost, você pode baixá-la aqui no seu iPhone ou iPad.

Gostou do artigo? Clique no botão de curtir do facebook e o compartilhe nas redes sociais.

Não se esqueça também de curtir a Fã Page do site e se inscrever no canal do Youtube.

3 Comentários (Os comentários são aprovados manualmente pela admin do site e por isso não aparecem de imediato)

Deixe um comentário