Home Análises Análise de Tormenta: O Desafio dos Deuses

Análise de Tormenta: O Desafio dos Deuses

Compartilhe

Essa é a análise do jogo brasileiro Tormenta: O Desafio dos Deuses lançado para PC em 2015 pela Jambô e Universidade Feevale.

Se você quiser também jogar o game, pode adquiri-lo na loja Splitplay clicando aqui.

Hack and slash medieval

O jogo Tormenta tem fortes influencias em games Hack and slash como o Golden Axe, ele também tem alguns elementos de RPG.

Gameplay do jogo Tormenta

A história é na era medieval e nela existe magia e criaturas místicas assim como aquelas encontradas nos RPGs de mesa.

De fato, esse jogo é baseado em um mundo fictício que já tem histórias publicadas em formato de quadrinhos, romances e livros de RPG.

A história

Composta por 2 protagonistas, a história de Tormenta é um tanto quanto confusa, pelo menos para mim que nunca li nada sobre esse mundo, mas de maneira geral é a simples batalha entre o bem e o mal.

São vários nomes complicados e regiões que nunca escutei na vida, isso dificultou bastante para mim acompanhar alguns diálogos que eram bem fora do comum para a época e muito simplórios.

Heruost no jogo Tormenta

Apesar de ser na era medieval, nesse mundo as pessoas usam gírias de linguagens modernas, mas não foi isso que me incomodou, e sim a falta de maturidade dos personagens e sua postura.

Dessa forma, no meu caso, não consegui me conectar com a história e nem com os personagens e minha motivação para zerar o jogo acabou sendo outras.

Samson falando com um Goblin jogo Tormenta

Uma ilustração de dar gosto

A ilustração do jogo é realmente seu ponto forte, mesmo que ela perca um pouco do brilho durante a gameplay, ainda sim é muito bom apreciar ela nos momentos de diálogos ou clipes de história.

Você pode notar que os desenhos são muito ricos em detalhes e a coloração e sombreamento são fantásticos.

Comerciante do jogo Tormenta

Nada de especial pode ser dito da sonorização é que bem regular e muitas vezes repetitiva.

Características e objetivos

É possível escolher entre o guerreiro Samson que usa espada e escudo ou a arqueira Sellena que logicamente usa arco e flecha, ambos dividem a mesma história já que eles relutantemente partem em uma aventura.

Eles possuem habilidades e estilos diferentes de luta e você pode escolher algumas roupas diferentes para cada um antes de começar.

Tela de escolha de personagens em Tormenta

Seu progresso é salvo automaticamente, enquanto você não fechar o jogo, poderá voltar nos Checkpoints de uma fase, caso contrário terá que refazer ela desde o início.

Você também pode jogar de 2 em uma partida local, pode optar por jogar com teclado e mouse ou com controle.

O objetivo de Tormenta: O Desafio dos Deus é passar por uma série de fases, enfrentando seus inimigos e o chefão de cada uma.

O lado bom e ruim da gameplay

Um fato que pode incomodar bastante no início é a lentidão dos movimentos do personagem, isso pode ser resolvido com o tempo ao gastar seus pontos de habilidade em destreza.

Mas, o que pode ser um incomodo é o delay ou atraso que o seu comando chega para o personagem, é muito frustrante você ter bons reflexos e querer um resultado que não é entregue pelo jogo.

Nos primeiros minutos com o game você trava uma verdadeira batalha com os controles, para conseguir saber o tempo certo de apertar o botão.

Samson derrubado pelo inimigo em Tormenta

Outros detalhes causam frustação como quando um inimigo com uma arma maior demora para atacar, sua arma já fez o movimento e está apontada para frente, você não estava no alcance, mas se você simplesmente encostar nele é o suficiente para levar o golpe com o efeito total, muito fora de lógica.

Se por um lado, se acostumar com os controles é difícil, por outro, entender a inteligência dos inimigos é mais fácil, e é aí que você percebe que todo esse desafio de controlar o personagem é muito bem-vindo para não deixar o jogo entediante, fácil demais.

Escolha bem suas habilidades

Para mim, o que me motivou completar o jogo foi o desafio de poder se adaptar a estranha movimentação dos personagens e encontrar combinações nas habilidades para que o herói ficasse mais forte.

Se insistir, vai perceber que Tormenta não é daqueles jogos impossíveis de vencer e fazer experimentos na escolha das habilidades foi divertido.

Sellena acertando uma flecha em inimigos no jogo Tormenta

No final das contas eu não queria saber como a história ia acabar, mas sim quanto o personagem poderia ficar poderoso, qual nível ele poderia chegar.

Conforme você evolui, pode ganhar pontos de habilidades e de talentos, há também os equipamentos e itens que podem ser comprados com moedas, é possível seguir por alguns caminhos na montagem do seu herói.

Habilidades e Estatísticas game Tormenta

Primeiro criei a Sellena baseada em muita destreza e inteligência, assim ela evolui bem rápido, ataca rápido, atinge mais os inimigos com bônus de ataque e pode correr muito e se esquivar melhor, bem adequado para armas de longo alcance.

Depois criei Samson baseado na força, constituição e habilidade de recuperação, se você não tem muita paciência em esquivar ou ficar um bom tempo atacando, essa é uma ótima opção, os inimigos passam a causar muito pouco dano e você os mata bem mais rápido.

Você também pode muito bem almejar as armas mais poderosas, para isso basta investir mais em carisma para preços melhores na loja.

Conclusão

Jogar Tormenta: O Desafio dos Deuses foi uma experiência mista para mim, eu que prezo bastante a história em um jogo fiquei decepcionada com essa, mas para mim que adora desafios foi bom passar pelas adversidades e chegar até o fim.

Se você só joga um game por sua história ou se você é pavio curto e se irrita com dificuldades, o Tormenta não é indicado para você, mas se esse não for o seu caso e você for um entusiasta em games do estilo, irá curtir o game.

Você também já jogou Tormenta: O Desafio dos Deuses? Deixe nos comentários o que você achou e se concorda ou não com minha opinião.

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.