Home Análises Análise do jogo INFRA

Análise do jogo INFRA

Compartilhe

Lançado em janeiro de 2016, INFRA é um jogo em primeira pessoa de aventura, exploração e resolução de puzzles, ele está disponível somente para Windows.

Se você não tem certeza se o jogo roda ou não em seu PC, pode acessar as especificações dele em sua página na Steam.

O principal foco deste jogo é a exploração de ambientes, você vai encontrar puzzles, mas eles não chegam a ser tão desafiadores como entender o ambiente e completar os objetivos com base na sua investigação territorial.

INFRA é uma aventura longa que leva no mínimo umas 24 horas de gameplay para ser completada.

O enredo do jogo

Você controla um simples analista estrutural que trabalha para uma empresa que recebe um trabalho para analisar os estabelecimentos de uma indústria, tirar fotos de possíveis danos estruturais ou qualquer anormalidade que ponha em risco o trabalho.

O analista de INFRA recebendo sua nova tarefa

O local em questão está abandonado e em condições precárias, logo você vai descobrindo, através de documentos deixados no local, como os donos afundaram os seus negócios e enfureceram os empregados.

O que parecia ser mais um dia normal de trabalho, se transforma em uma busca pela sobrevivência e não vai demorar muito para você esquecer de tirar as fotos e cumprir o seu trabalho para se manter vivo.

Interior da empresa abandonada em INFRA

Gameplay e ambientação

Em INFRA você não precisa usar armas e vai estar praticamente sozinho e isolado em sua aventura.

O ambiente do jogo parece o de um jogo de terror, com lugares escuros, abandonados e silenciosos, mas INFRA não é um jogo deste gênero e não há de fato uma atmosfera de terror, pelo menos esse não parece ser o objetivo.

Cenários escuros de INFRA

Em sua jornada você vai encontrar alguns documentos em formato de texto e de áudio, é através deles que você descobre mais sobre a história e também recebe algumas dicas para evitar certos lugares ou para resolução de puzzles.

Na verdade, as dicas em INFRA são bem vagas ou inexistentes, esse não é o tipo de jogo que pega na sua mão e diz o que você tem que fazer para progredir, você é forçado a usar sua lógica e explorar tudo o que vê pela frente para prosseguir.

Sistema de segurança de portas em INFRA

Sem a ajuda de um detonado, que provavelmente você não encontrará fácil, você vai se ver em diversas situações ao qual você vai ficar em um mesmo cenário tentando de tudo para descobrir onde ir e o que fazer, isso pode ser um ponto forte para pessoas que gostam de desafio e um ponto definitivo para afugentar jogadores que não gostam de jogos difíceis.

Existem alguns objetos no cenário que você pode coletar ou carregar consigo, em alguns casos você vai precisar deles para resolução de puzzles.

Usando objetos no jogo INFRA

Apesar de que você não vai enfrentar inimigos, é sim possível morrer no jogo através de várias formas, como quedas de lugares muito altos, através de explosões, choque elétrico e outras ameaças comuns de lugares abandonados.

Nem sempre o jogo segue o mesmo ritmo, em algumas situações você tem que correr contra o tempo para desativar algum sistema de segurança para escapar vivo ou pular no momento certo para não ficar para trás.

Galpão 26 do jogo INFRA

O jogo lhe permite salvar a qualquer momento, um detalhe legal é que o menu dele é o celular do personagem.

Aparentemente os criadores de INFRA queriam dar mais realidade ao jogo e por isso você não encontrará na tela nenhum tipo de informação como acontece na grande maioria dos jogos.

O preço por tirar completamente qualquer informativo da tela é o fato de que você só vai saber o quanto de bateria sua câmera e lanterna possuem, após recarrega-las, o próprio personagem fala quanto de bateria tem.

Outro ponto que perde com isso são alguns dos documentos escritos à mão, é comum em jogos haver uma legenda para textos assim que facilita o seu entendimento, mas em INFRA isso não ocorre e para quem não tem o inglês como língua nativa, isso dificulta o entendimento.

Recados bem difíceis de ler em INFRA

Ah, e não quero esquecer as pequenas referências ao seriado Breaking Bad que pessoalmente adoro:

Breaking Bad INFRA

Conclusão

INFRA é um jogo extenso e focado em exploração de cenários, não é indicado para todos jogadores, entretanto, ele não exige de você muita coordenação ou uso de reflexos como acontece em jogos de tiro ou de ação.

E você, já jogou INFRA? O que achou do game? Deixe um comentário logo abaixo.

2 Comentários (Os comentários são aprovados manualmente pela admin do site e por isso não aparecem de imediato)

    • Olá, é realmente um jogo legal, infelizmente tem pouco público para fazer uma série, se ele fosse um jogo de umas 5 horas eu até animava fazer, só que ele é beeeem extenso.

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.