Home Análises Análise do jogo Deceit

Análise do jogo Deceit

Compartilhe

O jogo Deceit é um multiplayer de terror lançado em março de 2017 pela Automaton, você pode adquiri-lo gratuitamente pela Steam para PC.

A análise abaixo foi feita com base na versão 4.0.4 do jogo. No jogo você pode escolher se quer ou não gastar dinheiro real comprando itens cosméticos.

A arte da enganação

Por ser um jogo focado no multiplayer, o grande atrativo nele é a situação ao qual os jogadores se encontram.

Uma partida tem no total 6 jogadores, 4 são chamados de inocentes e o seu objetivo é escapar do lugar ao qual se encontram, porém, 2 dos jogadores estão infectados e o objetivo deles é matar os outros jogadores e os impedir de escapar.

O legal de tudo é que os inocentes não sabem quem são os infectados, todos estão em sua forma humana, só os infectados sabem.

Para se dar bem, os infectados devem fingir que são inocentes para que eles não sejam massacrados pela maioria e atacar os seus alvos sem que os outros percebam.

O próprio nome do jogo já diz tudo, deceit em português significa enganar.

Personagens, ambientes e histórias

Não há um modo campanha em Deceit, porém existem personagens criados para a história do jogo, em uma partida você não verá o mesmo personagem duas vezes e cada um tem um passado.

Se você prefere jogar com um personagem específico, é possível escolhe-lo no menu principal do jogo.

Preferência de personagem em Deceit

Você pode, ao longo do jogo, coletar informações sobre o passado de cada personagem, porém os documentos que encontrei não possuem legenda e a letra não ajuda muito para o entendimento.

História do jogo Deceit

Entre os ambientes estão alguns lugares típicos de jogos de terror como manicômios, laboratórios químicos e uma floresta escura e deserta.

Para deixar o clima mais aterrorizante, alguns monstros (que não machucam) ficam de enfeite em algumas cadeiras de rodas espalhadas pelos cantos, você pode ouvir os seus murmúrios ao chegar perto.

NPCs do jogo Deceit

Os monstros da escuridão

Para destruir os pobres inocentes, os infectados podem usar a seu favor o período de apagão (Blackout), um contador numérico sempre estará ativado no canto superior direito da tela, ele indica em segundos quando o apagão vai começar e durar.

Indicador de apagão do jogo Deceit

No apagão os infectados que tiverem com sua barra de fúria cheia, podem se transformar em criaturas horrendas que podem matar facilmente os inocentes, eles também possuem a habilidade de ver no escuro e neste período vai estar bem escuro.

Monstro atacando em Deceit

Para ajudar a carregar a barra de fúria os infectados podem beber bolsas de sangue que estão espalhadas em alguns cantos do local.

Eles devem tomar cuidado para não beber o sangue quando algum inocente estiver olhando, dessa forma ele pode identificar quem é infectado e revelar a todos pelo chat de voz.

Enquanto em forma de monstro, os infectados podem entrar em dutos de ventilação de alguns mapas e aparecer em outro cômodo para surpreender os inocentes.

Se o infectado matar o inocente antes dele denunciar pelo chat, a vítima morta não poderá mais usar o chat de voz e passará somente a assistir à partida através do modo expectador.

Modo expectador do jogo Deceit

Diferente do modo de jogo, no modo expectador você acompanha na visão em terceira pessoa e não em primeira pessoa. Você pode escolher sair da sala a qualquer momento ou continuar assistindo qualquer um dos jogadores que continuaram na partida.

Esse modo é bem legal e eu praticamente não senti nenhuma vontade de sair antes de saber o que aconteceu com os participantes.

A luz para salvar os inocentes

Para se salvar dos infectados em seu modo transformado, os inocentes podem usar a luz ao seu favor, para isso existem lanternas com baterias limitadas que podem ser coletadas e até mesmo máquinas de fotografia equipadas com flash de luz também limitados.

Para restaurar a iluminação do local, os inocentes podem, no período de apagão, procurar por fusíveis e encaixá-los em caixas de fusíveis para recuperar a luz e acabar com a vantagem dos infectados.

Pegando fusível no jogo Deceit

Equipamentos e armamentos

Todos personagens começam equipados com armas de fogo e uma faca, na partida você pode encontrar mais munições e outros itens no chão ou em cima de algum objeto.

Em torno do ambiente existem algumas caixas com alavancas que ativam alguns dispositivos que garantem itens bônus, eles podem ser adquiridos pelos inocentes, porém também pelos infectados em sua forma humana.

Alavancas de objetivos do jogo Deceit

Após desbloquear o dispositivo, você pode operá-lo e adquirir itens como armas melhores, rastreadores, armadilhas e até mesmo antídotos que podem ser usados para ressuscitar jogadores recentemente mortos pelo monstro.

O tempo é também o seu inimigo

Você não pode simplesmente ficar parado em um canto e fazer nada, se você não agir rápido e partir para a nova área do mapa que será desbloqueada em um tempo determinado, você irá morrer por asfixia de um gás que é liberado na região.

Isso vale para os infectados e inocentes, não é possível voltar e permanecer em uma área que já foi bombardeada de gás venenoso.

Os inocentes possuem também um tempo para escapar, se eles não conseguirem antes do tempo, os infectados vencem a partida mesmo se nem todos inocentes forem mortos.

Bang bang?

Já que todos começam com armas desde o início, basta eles começarem a atirar entre si, correto? Não exatamente, se todos fizerem isso e saírem matando sem ter um motivo, os outros jogadores sempre podem votar e escolher se o jogador abatido deve ou não morrer.

X1 entre participantes de Deceit

Se você ganhou a confiança dos outros e eles acreditam que você está falando a verdade, é provável que a tática vai dar certo. Você pode matar outro, mas lembre-se que se você for inocente, vai perder mais um provável aliado ou então eliminar de vez um infectado que poderia ameaçar a fuga de todos.

Sistema de experiência

Deceit possui um sistema de experiência de usuários, quanto mais você jogar, mais ganhar partidas, ativar alavancas e completar outras tarefas, mais experiência o seu usuário ganha e você pode evoluir sua conta.

Além, de aumentar o nível, você pode também receber o agradecimento ou apreciação de outros jogadores e ganhar reputação, você também pode escolher dar reputação para os outros que jogaram com você, a opção sempre aparece no final da partida.

Árvore de perks

Um outro interessante sistema é o de distribuição de habilidades, você também ganha pontos que podem depois serem distribuídos em habilidades diversificadas em uma árvore de habilidades.

árvore de perks do jogo Deceit

Loot Booth

Junto com a experiência e pontos de habilidades, você também pode ganhar fichas que podem ser trocadas por trajes e poses para os personagens do jogo.

Você também pode optar por comprar com dinheiro real pacotes que lhe dão fichas de recompensas para você ganhar mais itens.

O sistema é bem legal, você dá a moeda para o balconista que começa a embaralhar uma série de copos, você então escolhe um deles para ele abrir e dele vai sair um item sortido.

Loot Booth do Deceit

Como nada é perfeito, no momento que fui jogar e gastar minha primeira ficha, o jogo travou e acabei perdendo ela, mas logo depois consegui gastar as outras que recebi.

Outro fato nada legal é a dificuldade que tive para usar a bolinha do mouse para movimentar as barras do menu de cima para baixo quando iria configurar opções do menu e também mudar o visual dos personagens.

Sala de brasileiros e do mundo todo

Em Deceit você pode escolher jogar em uma sala onde há só quem fala português, no caso é o português de Portugal, mas a grande maioria mesmo é de brasileiros.

Você pode também mudar a linguagem do jogo pelo menu de configuração que pode ser acessado pela engrenagem do canto superior direito do menu principal do jogo, aconselho que você faça isso já que ele já vem em inglês.

Tela de seleção de servidores de regiões de Deceit

Se a sala de brasileiros estiver com pouca gente ou vazia, você pode escolher a de quem fala Inglês ou a de várias outras línguas como Chinês, Francês e Espanhol.

No jogo você também tem a opção de jogar multiplayer local. Para o multiplayer online sempre que fui jogar havia pessoas online e as partidas não demoraram muito para serem organizadas.

Conclusão

Deceit é um jogo muito divertido e vale muito o seu tempo gasto, mais uma boa escolha para jogos de terror multiplayer gratuito, uma categoria que tem muita pouca opção.

Ele tem como ponto forte toda essa dinâmica de enganação entre os jogadores, gráficos legais e um bom sistema de nível. Seus pontos fracos são a extrema falta de tutorial detalhado e alguns bugs aleatórios.

A verdade é que eu teria adorado ter lido uma análise como essa que criei antes de jogar para poder entender o que fazer no jogo, eu pelo menos me senti muito perdida a princípio.

Você já jogou Deceit ou gostaria de jogar? Deixe um comentário ou dúvida sobre o jogo na seção de comentários abaixo.

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here