Compartilhe

Rule of Rose já se tornou uma grande referência de jogos de horror principalmente por sua história muito bem elaborada e enigmática, neste artigo vou conta-la sobre meu ponto de vista com base em longas horas de gameplay e pesquisa relacionada ao game.

Conheça Rule OF Rose

Antes de tudo, veja a primeira parte deste artigo que postei em um ótimo site de games:

http://gamereporter.uol.com.br/rule-of-rose/

Nele apresento o que todos já sabem sobre a série e suas características principais, também explico algo que muitos não sabem, que uma parte da história é baseada em um fato real.

Jogo Rule of Rose

Como eu descobri sobre a história?

Se você jogou até o fim e não entendeu nada ou pouca coisa (isso aconteceu comigo), se você chegou a ler a respeito da história em algum lugar ou somente quer conhecer uma história fantástica e muito bem construída, continue lendo o artigo até o fim.

Antes de mais nada, aviso que o jogo abre muitas brechas para interpretações diferentes e que a seguinte é uma interpretação pessoal feita em cima de minha experiência ao jogar até o fim e das diversas evidências espalhadas em diários e qualquer forma de escrita encontrada no game.

Confesso que ao fechar o jogo eu entendi muito pouco do amplo universo da história, o que esclareceu tudo foi ler os arquivos espalhados no jogo, muitos deles possuem datas e ajudam bastante a entender a história de uma forma cronológica, mesmo assim, alguns fatos estão explícitos e outros não, deixando muitas lacunas para nossa imaginação preencher.

Encontrei algumas sinopses da história espalhadas na internet que não estão corretas devido ao que está escrito nos diários dos personagens e em alguns jornais, não culpo quem fez a sinopse, pois realmente acabamos entendendo diferente somente zerando o jogo e lendo alguns reviews.

O jogo Rule Of Roses é tão cativante que alguns fãs do jogo realmente cavaram fundo e transcreveram todos os diários e informações encontradas no game, eu utilizei o seguinte site em inglês para ler estas anotações: http://ruleofrosemysteries.com

Pequena Jennifer - Rule Of Rose

A história

Era uma vez uma garotinha chamada Jennifer que vivia alegremente com seus pais na Inglaterra, certo dia seus pais resolvem fazer uma viagem muito interessante para a Índia em aquele que seria o maior de todos os dirigíveis já fabricados no mundo.

Em junho de 1929 o dirigível decolou da pequena vila de Cardington para seu destino, levando junto a família da menina, porém uma tempestade provocou um acidente terrível matando as pessoas da aeronave e deixando como sobrevivente somente a pequena Jennifer.

Após o acidente, um homem chamado Gregory M. Willson pegou Jennifer para cuidar, Gregory é um rapaz muito perturbado com a morte de seu filho Joshua e acaba tratando Jennifer pelo nome do falecido filho, vestindo ela como um menino e deixando ela trancada em sua casa. Gregory gosta de criar histórias infantis e as ler para seu adorável filho.

Jennifer, no entanto, perdeu sua memória após o acidente de seus pais, ela não lembra nada além do seu nome e que perdeu seus pais num acidente, não sabe de onde veio e quem foi sua família, tudo que Jennifer tem é Gregory, desta forma a menina não liga de ficar presa com ele já que estará fazendo companhia ao pobre e bondoso homem que a salvou.

Tudo muda quando Jennifer passa a receber uma visita inesperada de uma garotinha, seu nome é Wendy, ela mora em um orfanato perto da casa de Gregory. Wendy entra em contato com Jennifer a chamando de Joshua achando que é um menino, já que Gregory sempre a tratava como seu filho.

Jennifer esclarece que na verdade é uma menina e conta sobre o filho de Gregory. Na vila todos habitantes, menos Jennifer, sabem dos rumores a respeito de desaparecimentos de crianças, dizem que um homem estaria sequestrando e se alimentando das vítimas.

Preocupada com isso Wendy planeja resgatar Jennifer (Wendy chegou a dizer que Jennifer era um urso em perigo), em sua cabeça Wendy seria a princesa e Joshua seria o príncipe que ela salvaria a vida, então Wendy propõe uma promessa onde as duas viveriam felizes para sempre, Jennifer concorda e faz a promessa.

Promessa - Rule Of Rose

Everlasting

True love

I am yours

“Eterno verdadeiro amor, eu sou sua.”

Wendy bravamente consegue pegar o revolver que Gregory possuía sem que ele percebesse e acaba libertando Jennifer de seu cativeiro. Jennifer ficou cerca de 9 meses no cativeiro de Gregory, mas por bondade e inocência ela não denuncia o homem que a manteve presa.

Jennifer foi levada para o mesmo orfanato de Wendy, o orfanato Jardim de Rosas. No início Jennifer ficou bastante assustada com o comportamento de algumas colegas do orfanato, elas se agrupavam em um clube chamado: Clube das Aristocratas e agiam de forma ofensiva em suas brincadeiras, Jennifer nunca teve interesse em entrar para este clube. Wendy conforta Jennifer para que ela não se preocupe com as outras crianças e que somente as duas é que importa.

O clube das aristocratas é formado por uma hierarquia onde o mais poderoso comanda o mais fraco, segue a ordem dos participantes começando com quem está no absoluto topo da pirâmide até o nível menor.

A aristocracia de Rule Of Rose

Classe fina

Princesa: Wendy.

Duquesa: Diana.

Condessa: Eleanor.

Baronesa: Meg (Margareth).

Classe inferior

Pobre: Amanda.

Wendy é a princesa do grupo e manda em todas, a sua palavra é sempre a última com relação ao que todas do clube irão fazer.

Diana - Rule Of Rose

Diana é uma garota autoritária, prepotente e que não mede suas ações para fazer mal às pessoas sem sentir remorso algum. Ela aparenta ser a mais adulta em sua forma física, na realidade ela sempre quis parecer assim, porém tem medo de crescer muito rápido. Como é muito dissimulada, ela se faz de boazinha com os adultos e por isso tem uma boa reputação com o diretor do orfanato Hoffman.

Eleanor - Rule Of Rose

Eleanor é conhecida por ser quieta e sem coração, ela não expressa seus sentimentos com ninguém, no entanto ela sempre participa das brincadeiras de mau gosto do clube sem nenhum problema. Eleanor carrega em boa parte do tempo uma gaiola com um pássaro vermelho dentro. O pássaro enjaulado representa para ela a felicidade eterna e a liberdade que ela tanto busca, este seria o seu único raio de esperança.

Meg - Rule Of Rose

Meg aparenta ser a mais estudiosa devido a sua aparência e estar sempre carregando um diário, assim como uma secretária, Margareth é muito devota à Diana e sempre está disposta a orquestrar os mais perversos planos do clube das aristocratas. Meg é muito apegada à Diana e até lhe enviou uma carta de amor, mas Diana não a suporta e somente finge ser amiga dela.

Amanda - Rule Of Rose

Amanda é considerada a menor do rank do clube, ela é intitulada pobre pelas outras meninas. Amanda tem um complexo de beleza e sempre gostou de costura, quando ela fica chateada começa a usar a máquina de costura mesmo não estando costurando nada. Seu maior sonho é ser considerada bela pelas outras e subir no ranking do clube das aristocratas. Assim que Jennifer chega ao orfanato ela fica com esperanças de que ela entrará no clube e agora não será mais a última na hierarquia.

Rule Of Rose - personagens coadjuvantes

No orfanato existem outras crianças que não participam frequentemente do clube das aristocratas ou fazem parte do rank da aristocracia.

Entre as crianças do orfanato existe um bem especial que se chama Thomas, ele adora ficar no quarto de brinquedos brincando sozinho com o seu trem de ferro, para ele a brincadeira do trenzinho não tem fim, Thomas sempre está desenhando, principalmente no chão e nas paredes do orfanato.

Outra órfã do casarão é Olivia, ela sempre está chorando, tudo é motivo para fazê-la chorar, já Susan é conhecida por ser fofoqueira e sempre tirar conclusões precipitadas. Nicholas e Xavier sempre estão brincando juntos, normalmente com espadas de madeira, Nicholas é conhecido por ser muito desleixado e Xavier por comer bastante.

Jennifer e Brown - Rule Of Rose

Jennifer um dia achou um cachorrinho abandonado perto do orfanato e passa a cuidar dele, feliz da vida com o novo animalzinho de estimação, Jennifer conta a boa notícia para Wendy, mas Wendy não gostou da ideia, para ela nada deveria ficar no caminho entre o amor eterno das duas e que um cão imundo só iria dividir a atenção de Jennifer com ela.

Jennifer, no entanto não desistiu, para ela um dia Wendy aceitará o cãozinho, Jennifer dá o nome de Brown para o animal e ignora quando Wendy diz para ela se desfazer do cão.

Wendy se sente só e perde parte da atenção para o cachorro novo de Jennifer causando muita revolta nela, para ela a grande princesa do clube dos aristocratas ser trocada por um mero cão era inadmissível.

O que Jennifer não sabe é que Wendy é planeja os planos horrendos do clube no orfanato e a partir deste momento seus atos cruéis ficam cada vez mais intensos devido à chegada de Brown.

Wendy orquestra um plano junto ao clube das aristocratas para convidar Jennifer ao clube e tornar a vida dela um inferno sem que ela saiba que está sendo punida diretamente por Wendy.

A perigosa princesa do clube arruma um animal de estimação para ela também, mas em pouco tempo acaba sacrificando o coelho Peter de que ela supostamente cuidava e coloca a culpa em Jennifer.

Wendy vestida de Joshua - Rule Of Rose

Em segredo, Wendy se veste de Joshua e passa a manter contato com Gregory, o homem está muito perturbado e a beira de cometer suicídio, Wendy se aproveita da fragilidade emocional de Gregory e começa a domestica-lo como se fosse um cão, isso mesmo, ele fica de quatro e ela coloca uma coleira nele como se fosse um cachorro.

Martha - Rule Of Rose

Martha Carol que é a cozinheira do orfanato percebe as mudanças bruscas nas ações de Wendy e acaba vendo a menina com o perigoso suspeito sequestrador de crianças e tenta avisar o policial local Anthony Doolittle, porém ela não foi levada a sério quando disse o que viu.

Hoffman - Rule Of Rose

O diretor e professor Hoffman também notou algumas das atitudes duvidosas das crianças do orfanato e até mesmo em Diana que é uma de suas preferidas, Hoffman a princípio é visto como um bom e generoso professor, pelo menos é essa a imagem que ele tenta passar.

Hoffman adora falar pelo rádio comunicador do orfanato e dar ordens para a correta execução dos deveres dos órfãos, principalmente a limpeza do casarão. Todos sabem que ele sempre recita o nome das crianças em ordem de preferência e muitas delas fazem o possível para receber a atenção que merece dele.

O professor chega a usar os rumores do sequestrador de crianças, o chamado cão vadio, para impulsionar as crianças a fazer a limpeza, de acordo com ele quem não fizesse a limpeza seria levado pela besta e voltaria como um monstro para completar a limpeza, o plano funcionou muito bem.

O diretor do colégio tem muitos segredos e há desconfiança de que ele abusa sexualmente de Clara uma das órfãs que possui um semblante triste e está sempre agindo de uma forma submissa e defensiva quando está perto do professor. Mas o que se sabe mesmo é que ele tinha planos de deixar Clara no orfanato para sempre adotando ela.

O senhor Hoffman chegou até a atribuir a culpa de todos os problemas na chegada da nova órfã Jennifer, desta forma o nome de Jennifer nem sequer é citado pelo rádio comunicador que ele sempre usa, ela possivelmente chegou a descobrir alguns dos seus segredos e agora ele está numa situação delicada, tanto que ele planeja até fugir do orfanato.

Hoffman também tem uma coleção de pratos, ele os adora tanto que brinca com eles no sótão quando ninguém está por perto.

The Goat Sisters - Rule Of Rose

Wendy não parou com suas brincadeiras de mau gosto, ela persuadiu Diana a culpar Jennifer por ter rasgado uma carta de amor que Meg tenha escrito quando na verdade foi a própria Diana que rasgou por não suportar a Meg.

Jennifer também foi culpada por ter sequestrado o pássaro vermelho de Elenor que ficava sempre em sua gaiola, supostamente o pássaro seria somente um boneco de pano, mas para Elenor ele representava esperanças que ela perdeu friamente sem derramar uma lágrima.

Jennifer achou uma espécie de boneco formado com cabos de vassouras e um balde usado por Xavier e Nicholas, ela sempre imaginava que este seria um cavaleiro que iria salvá-la.

De forma misteriosa, Hoffman desaparece e muito pouco tempo depois, também somem Clara e Martha.

Entre as brincadeiras do clube das aristocratas sempre havia uma oferenda que era dada à Princesa, no incidente do pássaro, por exemplo, a oferenda era o pássaro vermelho e nesta semana a oferenda era a própria Jennifer.

Jennifer era o alvo de toda a turma e para poupar a sua vida que estava em risco, ela somente tinha uma escolha, dar como oferenda o seu amado amigo Brown. Muito abalada e assustada Jennifer deixa que o clube leve o seu cachorro, mas ela nunca imaginou que de fato elas matariam Brown.

Wendy manipulou o grupo dizendo que Brown na verdade seria o cão vadio que matava crianças, então as crianças do orfanato mataram o cachorro.

Wendy apanha de Jennifer

Ao descobrir que Brown morreu pelas mãos do clube das aristocratas e que quem estava por trás disso tudo era sua melhor amiga Wendy, Jennifer desconta toda sua raiva e insatisfação em Wendy, enquanto ela distribui tapas em Wendy, Jennifer lamenta pela sua falta de coragem para lutar contra o bando e manifesta todo o seu desprezo contra todas elas.

Pela primeira vez Wendy se abala e saí correndo aos prantos, o mundo dela estava devastado, ela se sentia traída e humilhada.

Após o ocorrido, todas as meninas do clube passam tratar Jennifer como a atual Princesa, afinal de contas, Wendy não tinha mais condições de lhes governar. Completamente desgovernada e furiosa com o ocorrido, Wendy leva Gregory ao orfanato.

Wendy e Gregory - Rule Of Rose

Gregory está completamente desequilibrado, agindo como um cachorro e assassina as crianças do orfanato, durante o ataque Wendy percebe que fez uma grande besteira, mas é tarde demais, a única que sobreviveu ao trágico ataque foi Jennifer que estava escondida dentro do relógio no casarão, pois Gregory se mata com sua própria arma após o ataque.

O policial Doolittle encontra Jennifer na terrível cena de crime, por algum tempo muitos pensaram que ninguém tinha sobrevivido a esta tragédia. Jennifer perdeu todas suas memórias a respeito do que aconteceu a ela após o acidente de dirigível resultando na morte de seus pais e talvez seja por isso que para ela nada foi revelado sobre o massacre, quem sabe ela sem lembranças poderia viver melhor.

Algum tempo depois quando Jennifer já tem 19 anos, ela começa a se lembrar de tudo o que aconteceu pouco a pouco, tudo em um sonho misturado com lembranças dos fatos que aconteceram nos tempos perdidos, histórias que ela não queria lembrar, mas acabou lembrado e as mais profundas e obscuras memórias que quando revelado foi um alívio para a sua alma, pois esquecer só irá aumentar o vazio que existia dentro de Jennifer, a impedindo de seguir em frente para um outro amanhã.

Pontos não esclarecidos em Rule of Rose

Por isso separei aquelas partes onde se tem certa dúvida do que realmente pode ter acontecido, você pode escolher a versão que achar melhor.

Jennifer sonhadora?

Nada é claramente comprovado com relação a Jennifer estar sonhando ou não, alguns acreditam que ela estaria se vendo como adulta, que ela seja um fantasma ou a versão de que ela esteja sonhando.

Preferi usar a versão do sonho, no fim da série existem citações de Jennifer com respeito a seguir em frente protegendo sua promessa até que ela morra e se ela estivesse no purgatório ou algo parecido ela pelo menos já saberia disso no final e quando ela e Brown seguem para a luz não quer dizer que ela fez a passagem para o outro mundo, quer dizer que ela despertou suas lembranças e agora poderá seguir em frente vivendo.

Jennifer com Gregory

Após o acidente de dirigível que matou os pais de Jennifer não seria mais apropriado ela ser levada pelas autoridades ao invés de ficar com Gregory, esta parte não foi esclarecida, mas acredito que Jennifer tenha sofrido o acidente e caminhado pela floresta se perdendo e Gregory a salvou quando achou ela.

Ok mas se fosse assim como os jornais saberiam que Jennifer é a única sobrevivente? (ver jornal encontrado no jogo sobre a tragédia e a sobrevivência de uma pessoa). Eu acredito que talvez tenha sobrevivido outra pessoa ou talvez Gregory realmente conseguiu a guarda de Jennifer na época.

A localidade

Como a história claramente foi baseada no acidente do dirigível R101 eu assumi que o local seria na Inglaterra e Jennifer embarcou no dirigível saindo de Cardington para a Índia.

O pássaro vermelho

Sobre a história do pássaro fica no ar se o pássaro estava vivo ou não já que estamos em um sonho cheio de memórias profundas do passado de Jennifer, pode ser que o pássaro era vivo e foi assassinado pelas outras meninas do grupo e o boneco de pano representa a censura que Jennifer constantemente faz ao bloqueio de coisas ruins que ela não gostaria de lembrar.

Os misteriosos desaparecimentos de Hoffman, Martha e Clara

Evidências achadas em anotações indicam que estes três personagens sumiram antes do incidente do cão vadio, na minha história eu não cheguei a tomar partido de nenhuma das teorias existentes e preferi deixar no ar o motivo.

Fato: Em seu diário, Hoffman informa de sua vontade de deixar o orfanato.

Algumas teorias que imaginei:

Teoria 1: Hoffman queria sair do orfanato para encobrir seus crimes, mas as crianças do clube acabam assassinando Hoffman e escondendo o corpo. Martha resolveu fugir e levou Clara junto.

Teoria 2: Hoffman fugiu do orfanato levando Martha e Clara para viverem longe.

Teoria 3: Clara decide punir Hoffman por todos abusos causados por ele, com a ajuda das integrantes do clube das aristocratas elas o matam, Clara enlouquece e é sacrificada pelo grupo de crianças. Martha foge.

Finalizando

Logo abaixo vou deixar uma dica para quem for jogar Rule Of Rose, aproveito para abrir espaço para discussões sobre minhas teorias e versão da história, se você tem dúvidas ou tem alguma versão para compartilhar, deixe seu comentário logo abaixo.

Dica sobre os Itens

Alguns itens aparentemente não têm nenhuma utilidade, mas muitos podem ser usados como oferendas na caixinha da porta do clube das Aristocratas em troca de itens de cura.

Gostou do site? Não se esqueça também de curtir a Fã Page do site e se inscrever no canal do Youtube.

61 Comentários (Os comentários são aprovados manualmente pela admin do site e por isso não aparecem de imediato)

  1. nossa finalmente resolver muitas das minhas dúvidas sobre o jogo lendo o seu texto foi revigorante.eu nunca tive a chance de jogar,mas depois q eu li sobre o jogo numa revista,a minha vontade de saber mais sobre ele só aumentou.mas uma coisa que eu ainda n entendo é qual é o objetivo do jogo?como é o final?

    • Oi Ana, que bom que gostou da matéria, este jogo tem uma história apaixonante.

      É difícil saber o que passa na cabeça de quem criou, mas dá pra perceber que o autor quis mostrar um tipo diferente de terror e uma história que envolve escolhas que podem determinar o futuro das pessoas, a história apresenta o mistério todo o tempo e acho q devemos usar a imaginação para encontrar todas as respostas, muito bem pensado.

      Agora o objetivo do game mesmo era encontrar pistas do que fazer, para onde ir e enfrentar os inimigos que apareciam, pra jogar ele é bom saber inglês pra entender as falas e pistas e você sempre pedia ajuda para o cachorro encontrar algumas pistas para saber o que tem que fazer, é um jogo investigativo misturado com sobrevivência (achar itens para sobreviver e seguir em frente).

      No final fica tudo muito tenso, aparecem muitos inimigos que representam o medo das crianças do orfanato e no jogo realmente tive que escapar das ameaças e enfrentar Gregory,sendo que dependendo da forma como eu o enfrentava teria um final diferente, um mais fim triste e outro mais alegre.

      Eu escrevi a história com base nas anotações do game e as próprias dicas achadas no cenário, pois o jogo em si não é nada linear, é tudo parecido como um sonho ou algo fora da realidade, num momento mostra a Jennifer no orfanato e no outro mostra no dirigível que nem deveria existir mais, é tudo simbólico dificultando o entendimento de quem somente fechou o game.

      Recomendo você a jogar ele, ainda mais depois de saber como é a história, é igual assistir um anime depois de ler um mangá, mesmo já sabendo o que vai acontecer a experiência é diferente.

    • Olá Darl, o jogo é mesmo fantástico, acho que só não fez mais sucesso pq tem muitos assuntos polêmicos e não teve uma boa campanha publicitária.

  2. Na parte:
    ‘Ok mas se fosse assim como os jornais saberiam que Jennifer é a única sobrevivente? (ver jornal encontrado no jogo sobre a tragédia e a sobrevivência de uma pessoa). Eu acredito que talvez tenha sobrevivido outra pessoa ou talvez Gregory realmente conseguiu a guarda de Jennifer na época”
    Acho que ta no jornal porque um corpo não foi achado (pensei nisso enquanto lia)
    Achei muito bom esse texto. Joguei RoR e é realmente muito bom

    • Olá Luiz, obrigada, então, é bem estranha esta notícia, até porque quando não encontra um corpo ele é dado como desaparecido ou considerado morto, dizer que ouve sobrevivente é porque realmente encontraram a pessoa viva, agora eles não especificam quem foi encontrado, mistério, mistério.

  3. Parabéns pelo artigo, passei anos querendo entender a historia deste jogo, e graças a vc eu posso entender ele agora 🙂

    Quem sabe algum dia eles possam fazer continuação deste game, ou algo do tipo.

    • Obrigada Bruno, é muito bom saber que ajudei a entender melhor a história, seria ótimo ter uma continuação do game, mas acho difícil acontecer, porém nunca se sabe, talvez um dia aconteça.

    • foi confirmado q n havera continuacao pelos temas abordados e as criticas sobre tais temas como criancas usando sensualiade criancas fazendo tais atos tao macabros e a homosexualidade infantil

  4. Nossa meus parabéns!Foi o melhor texto do game que li até agora (e não foram poucos) e concordo com tudo aí eu creio. Sobre os adultos eu acho que Hoffman,Martha e Clara morreram sim, pois há umas partes que aludem a isso (Hoffman amarrado pelos Imps,Martha sendo espancada até a morte por eles, e Clara como a sereia),. Você vai fazer mais textos baseados em games? Tomara! Ah e fiquei lendo ao som de ”The Attic”!

    PS: Recomendo que jogue The Cat Lady, que é meu game de terror favorito, muito bom,assustador,dramático e extraordinário!

  5. Ola Bruna gostei muito da historia, pois procurei e procurei algum de interpretação valida para esse jogo e o seu foi totalmente incrível, mais eu tenho uma duvida

    queria saber o que aconteceu com Wendy? ela morreu ou fugiu? porque vc só falou q ela se sentiu mau com o acontecido ae vc já pulou pra morte de gregory

    • Olá Anônimo 2, hehe, obrigada por ter lido, então, sobre a Wendy ficou meio que no ar o que aconteceu, ao meu entender ela foi assassinada assim como as outras garotas do orfanato no dia em que Gregory atacou, mas pode ser que ela e as garotas tenham sobrevivido, eu não seria tão otimista, acho que o fato de não terem mostrado a morte delas seja um bloqueio de Jennifer devido ao choque do que ocorreu.

  6. Obrigado por explicar tão bem esse jogo. Sobre wendy eu também acredito que ela tenha morrido, em uma parte do jogo aparece ela sendo agarrada por Gregory. Acredito eu que Jennifer possa ter presenciado a morte de Wendy e ter bloqueado essa lembrança ruim. Claro o jogo é tão interpretativo mas eu é o que eu acho.
    Acredito que as outras meninas também tenham sido mortas e que Jennifer estava sonhando com suas memorias perdidas. Mas o que me encantou nesse jogo foi como colocam situações perturbadoras e polêmicas de uma forma tão sutil que é preciso ver, rever e interpretar novamente para tentar entender o que realmente aconteceu. O fato de Jeniffer bloquear lembranças ruins torna essas interpretações muito necessárias, ao meu ver isso tornou o jogo muito melhor.
    Acho que daria um bom livro ou filme rsrsrs

    • Olá Arnaldo, eu concordo com você, o encanto de Rule of Rose é a forma como a história foi contada ao longo do jogo. A ideia de memórias bloqueadas é também na minha opinião a que mais se encaixa com o jogo. Isso me faz pensar que o autor do game buscou inspiração em Silent Hill.

    • Realmente esta parte da história fica aberta para diferentes interpretações. Não posso dizer com certeza, mas na minha opinião a wendy e os outros morreram.

  7. acabei de zerar o jogo e seu texto me esclareceu os pontos o dificil nesse jogo sao os poucos itens de recuperaçao de vida e de nao ter codigos dele pre salvos no codebreaker ou outro dvd de trapaça mas e ma historia interessante parabens

    • hehe, obrigada por ter lido a matéria, definitivamente este não é um daqueles jogos que dá pra derrotar todos inimigos, agente tem que fugir em várias situações e salvar o game constantemente.

  8. Primeiramente gostaria de parabenizá-la pelo site! Suas resenhas são bastante esclarecedoras. Finalizei Rule of Rose ontem à noite e, se durante o jogo pensava estar juntando as pontas e entendendo a trama, no final percebi que não compreendi muito não rsrs! Estou em busca de fontes para poder escrever uma crítica sobre o jogo e o seu site me chamou atenção. A propósito, já ouviu falar da rede social gamer Alvanista? Você poderia publicar suas resenhas no site num espaço destinado para elas. Fica a dica!

    • Olá Darley, obrigada por ter lido e gostado, eu já visitei o site Alvanista sim, quem sabe eu abra um espaço pro SeuGame lá qualquer dia desses, valeu pela dica.

      • Aproveitando que vc respondeu, e não querendo lhe importunar ou tomar seu tempo, fiquei curioso com algo… tu lembra daquela introdução do game que finaliza com as duas meninas no jardim de mãos dadas e rostos colados? Uma fala com uma voz tal: “Meu nome é Joshua. Eu serei seu servo, princesa” e a Jennifer criança responde: Apenas, me beije por favor”. Lembra-se? Me ajuda a entender. Você percebe nessa cena que o começo da fala não é mostrada propositalmente, mas antes mesmo que a tal fala acabe, é possível perceber a própria Jennifer balbuciando? Ato contínuo, o vídeo mostra a própria Jennifer “respondendo”, agora com sua voz característica. Estranho, não? A menina Wendy não fala nada na cena, mas, então, quem se assume como Joshua??? No jogo fica claro que Jennifer era Joshua mas ao longo do jogo quem o encarna é Wendy! E em todo o game a aparição de Wendy é dada quase no final do jogo e sempre de forma obscura e solitária… Adquiri uma desconfiança de que Wendy e Jennifer são a mesma pessoa! Mas confesso que não tenho nenhuma certeza disso kkk. Pulga atrás da orelha!

        • Olá será um prazer discutir teorias, você levantou uma bem interessante, será que Jennifer tem distúrbio de múltiplas personalidades? Será que o jogo e tudo que se passou nele se trata disso? Se a Jennifer é a Wendy não seria estranho as outras garotas não se importarem com este fato e as tratarem de forma diferente? ou será que… todas as meninas são as múltiplas personalidades de Jennifer e todas elas se encontram no subconsciente da jovem que no momento tenta encontrar sua identidade e ao matar as crianças no orfanato ela escolhe ser Jennifer. Não sei mas realmente eu devia ter pensado nisso antes e colocado em um artigo de teorias, hahaha, muito bom.

          • Ei Bruna, me sinto lisonjeado se você achou isso uma teoria interessante, thanks! Depois de sua resposta lembrei-me de algo: bem no comecinho do jogo, quando a história começa a ser narrada pelo Joshua (sic), que no final do jogo é o Gregory que conta pois ele é o escritor (sic), ele fala “once upon a time, there was a precious little girl”, que convivia com sua amiga, a “princess of red rose”, pois esta “was always at her side” (?); então, de repente seus pais morrem, certo? E a tal princesa também desaparece, “leaving the girle alone” (!!!). Foi só a partir daí que Jennifer (ou Wendy?) passou pela experiência do orfanato! Como segue, “And the poor little girl was sent away to a the strang house”: note que ela não é mais a ‘precious’ mas a ‘poor little girl’; lembra-se da hierarquia da aristocracia, em que ela disputava com a Amanda o melhor pior (rsrs) posto? (e a gente sabe que ela saiu da condição de “beggar”). Aquela introdução do jogo também… quando ela observa as duas criancinhas brincando e o tal dirigível piscoso nubla tudo… kkk muita coisa encoberta!

          • Comentei aqui ontem mas parece que houve erro. Gosto de saber que você achou interessante a observação, thanks! Mas depois me lembrei de algo mais: lembra-se do começo do jogo, em que a história começa sendo narrada por Joshua (sic), que no final do jogo é escrita por Gregory? Ele fala, “once upon time, there was a precious little girl”, que convivia com a “princess of red rose”, que por sua vez “was always at her side” (…); continuando a história, fala que seus pais morreram de repente, e, simultaneamente, a tal princesa desaparece também, “leaving the girl all alone” (…); após esses fatos é que a garota é enviada para “a strange house”, o orfanato. Ou seja, a “princesa da rosa” já existia anteriormente ao orfanato! A “precious little girl” torna-se a “poor little girl”, que é a Jennifer (ou será Wendy?), e passa pela hierarquia da aristocracia, sendo primeiro uma “beggar”, depois ascendendo para “poor” em disputa com Amanda… Aí lembro agora também da cena da intro em que Jennifer, com seus 19 anos, após acordar de um estado sonolento, observa as duas meninas no jardim, por indicação do cão “brown” (vida passada que se reinicializa), quando então o maldito dirigível piscoso nubla toda a visão… um sonho é caracteristicamente surreal!

            Quebrando a cuca com esse negócio!

          • Imagine se na verdade a Jennifer tem 19 anos e dentro da cabeça dela ela criou um mundo com várias identidades onde ela mesma não sabe se é realidade ou sonho, o jogo seria a luta dela pra voltar para a realidade, se ela perdesse ela ficaria presa dentro de suas ilusões para sempre, com ela ganhando ela voltaria a ser ela mesma e tudo voltaria ao normal.

  9. Rude of Rose que Saudades desse jogo, almesmo tempo Ela transmiti ser um jogo traumático, Inucenti e triste adoro esse jogo realmente tirei todas as minhas duvidas agora Sim posso jogar tranquilo, mais também não posso deixa de elogiar esse jogo “Ele e Dimais” os gráficos encrive, os pessonagens são perfeitos e também a história que e muito bem elaborada é e issu que fais os jogadores ficarem boianhando não, Eu mesmo tive que joga umas 3 vezes para poder capita a istrategia do jogo, mais Si você prestar bastante atenção Você Vai nota que a composição desse jogo e muito bem feita, muito obrigada Bruna Cardoso mim ajudo bastante Em algumas duvida que ainda tinha de ser esclarecida mais já tenho todas as respostas…😊😊😊

    • Olá Luana, fico feliz que tenha gostado do artigo e espero que volte sempre pra conferir mais, sempre faço uns artigos neste estilo. Estamos diante de uma obra de arte que é o Rule of Rose, foi muito interessante pesquisar a fundo a história. 🙂

  10. dá primeira vez que joguei entendi a história,muitas coisas em ficam aberto para cada interpretação não sabia que o povo achasse tão complicado o que acontece é que querem tudo definido e explicado. e olha que nem sei inglês direito de qualquer forma parabéns pois assim vc ensinou os leigos rs pretendo ler seus outros artigos =)

    • Valeu Mel, é verdade, tem algumas coisas que é óbvio pra uns e pra outros nem tanto, sem contar o monte de histórias que podem ser interpretadas de várias formas. Legal que tenha gostado, no momento estou selecionando um novo jogo para explicar a história então fique de olho nas postagens novas. XD

  11. Lembro-me quando joguei o jogo pela primeira vez e não entendi nada no final, mas aí pesquisei bastante sobre o jogo e fui ficando cada vez mais fascinada.
    Gostaria de saber a sua opinião sobre um ponto do jogo, gosto sempre de discutir essa hipótese com outros jogadores porque me parece uma das partes mas sombrias e bem escondidas do enredo.
    Já ouviu falar na teoria de que a Clara teria sofrido um aborto, que o mesmo teria sido feito pelo Hoffman? Não me recordo muito bem, porém tem ligações com o fato de Clara se encontrar, digamos, na área hospitalar, também dizem que a certa gaveta que a Jeniffer ser recusa a abrir nessa área é a mente dela bloqueando aquela memória, onde ela teria visto os instrumentos que foram utilizados para a aborto.

    • Olá Raíssa, nossa eu lembro dessa teoria sombria, muito bem pensada por sinal, eu pessoalmente não acho que aconteceu isso, mas também não acho impossível, pois tem muitas pistas que poderiam indicar isso. Eu acho que o propósito de Rule of Rose não é ter uma história definitiva, eu acho que a história real de Rule of Rose é aquela que interpretamos ao terminar de jogar ou analisar o que aconteceu (<--- fala isso a pessoa que escreveu "A história real de Rule of Rose", irônico).

  12. Excelente análise. Uma curiosidade para os fãs de Iron Maiden: Eles lançaram uma música sobre o dirigível R101, a maior aeronave já construída pelas mão humanas, que saiu em 1930 em direção à Índia e caiu na França alguns dias depois, matando toda a tripulação, que provavelmente é a mesma aeronave que é mostrada/referenciada no jogo. O nome da música é Empire of the Clouds.

    • Olá Guilherme, nossa eu não tinha prestado atenção no tema da música, aliás foi a que mais gostei do novo álbum do Iron Maiden, agora gosto mais dela ainda.

  13. joguei esse jogo em 2014, mas nunca tinha entendido bem, isso esclareceu muitas coisas, mas lendo seu artigo, fragmentos de lembranças minha veio atona,por que Jennifer não podia abrir aquela gaveta? sempre imaginei que Hoffman tivesse abusado sexualmente de Clara, então sempre minha vinha a cabeça, aquilo era algum tipo sei la de resto de aborto? por que sempre que passa naquele quarto eu tentava, alias se eu não me engano era a enfermaria dai pensei que ela tivesse acabado de fazer o aborto por isso ela estava triste naquele momento… e se alguém comentou sobre isso acima, sinto muito mas é 3:21 da noite e estou cansado de mais para ler tudo…esperando respostas.

    • Olá Marcos, você não é o único que imaginou essa possibilidade, muitos acham que realmente possa ser alguma evidência do aborto e faz realmente sentido.

    • Olá Vittor, essa até poderia ser uma teoria, mas acho que não, no diário ela escreve sobre o seu ódio e somente deseja a morte das pessoas que não estão no clube, mas não acredito que ela tenha de fato matado ninguém.

  14. Wendy era lésbica ou só tinha uma grande afinidade de amizade com Jennifer?
    E essa hierarquia exposta no jogo tem algo a ver com a adoração do Hoffman pela Wendy??
    Aliás,gostaria de outras dicas se possível…pois estou quase zerando o jogo e tá bem difícil em algumas partes,enfim,ótima revisão e esclarecimento da história.

    P.s.: Sou muito curioso hehe por isso mesmo não zerando o jogo ainda eu quis ver a história
    Um abraço!

    • Olá Stéfano, não fica claro quais foram realmente as preferências de Wendy, mas que é suspeito é, ela se vestir de garoto e se apegar tanto a Jennifer. A hierarquia era coisa das garotas, acredito que o Hoffman não teve influencia nisso não. Ah eu lembro quando fui zerar que as partes finais ficam bem difíceis, é realmente importante economizar com os itens de cura, eu cheguei a voltar em algumas jogadas passadas somente pra não gastar muito para mais tarde em partes mais difíceis usar, você está preso em alguma parte com algum inimigo específico? No final tem um momento em que todos cenários estão com inimigos, eu sempre corria deles e evitava confronto o máximo possível.

  15. ola a todos que ja jogaram esse jogo eu nunca joguei mais to fazendo um trabalho sobre ele, eu queria ajuda de vcs se for possivel , queria que vcs me respondessem pq vcs gostaram de jogar esse jogo? desde ja agradeço se poderem me ajudar.
    um grande abraço a todos.

    • Olá Bruna, o que mais gostei no jogo foi a história e a forma como ela foi apresentada, o jogo não contou tudo na ordem certa e para entender você tem que ler as pistas e interpretar, gosto quando o jogo faz agente refletir sobre o que realmente aconteceu adoro o mistério em histórias e esse tema do jogo é poucamente explorado em videogames e a ambientação sinistra deixou tudo em harmonia.

  16. Não me canso de ouvir a música principal, A Love Suicide, muito boa! Uma bela canção, pena que o jogo não foi muito popular. Não consegui terminá-lo…a jogabilidade é bem ruim. Mas a história é fascinante! Sombria, macabra, sinistra! Um ótimo texto, Bruna Cardoso!!

    • Olá, tudo é muito belo no jogo e realmente a jogabilidade estraga um pouco, eu também fico por entender como este jogo não fez mais sucesso. Obrigada por ter lido a história e deixado o comentário. 🙂

  17. Obrigada por fazer esse artigo sobre o Jogo. Joguei novamente agora mais velha e com um olhar diferente e jogando novamente ainda ficou duvidas, mas com seu artigo ajudou muito a entender o jogo. Porque realmente a parte do cão vadio no jogo não entendi NADA e com seu artigo agora deu para entender xD
    Eu acredito que o Hoffman sequestrou a Clara e a Martha fico com a Teoria 2.
    Esse jogo é muito bom porque você joga várias vezes e questiona e questiona e questiona o que é muito legal!
    ÓTIMO ARTIGO! PARABÉNS!!!!!

    • Olá Julia, fico muito feliz por ter gostado do artigo, nossa a primeira vez que joguei nem imaginava que a história realmente foi assim, então fiz este artigo para quem ainda não percebeu todas as pistas que o jogo dá, na verdade acho impossível perceber tudo na primeira jogada.

  18. Rule Of Rose é fascinante! Já joguei e também sou fã de muitos jogos do gênero, alguns muito famosos como todos os primeiros Resident Evil e Silent Hill, mas Rule Of Rose é com certeza meu favorito, porque ele é MUITO marcante, e por ter uma história tão incrivelmente bem bolada e montada. Sem contar a trilha sonora maravilhosa, uma das melhores também!
    Eu já tinha entendido toda a história (com minhas teorias) por ter tido uma experiência incrível e longa com esse jogo (conheci-o em 2008, mas só tive oportunidade de zerá-lo em 2013), mas ler sua análise foi realmente muito bom, porque tive contato com uma visão além da minha, o que é difícil infelizmente pelo fato de que o jogo não é tão conhecido (o que é realmente uma pena, Rule Of Rose teria um potencial e tanto se tivesse tido mais divulgação).
    Sobre Hoffman, Clara e Martha, apesar de que no jogo, no delírio de Jennifer eles são mortos, sendo inclusive Hoffman um dos ‘chefes’ (Sir Peter) e também Clara (Mermaid Princess), acho que na verdade eles realmente fugiram, com base nas escrituras de Hoffman. Acredito também na teoria do aborto, porque faz sentido já que a história quer dizer que Hoffman abusava de Clara.
    Enfim, foi muito interessante. E eu quero mesmo jogar Rule Of Rose mais uma vez!
    Abraço.

    • Olá Iarli, legal, bom saber que gostou do artigo, eu também acho que essa história merecia uma repercussão melhor, ela devia ser um tipo de história de conto de fadas que são repetidas em outras mídias com vários pontos de vista diferentes, gostaria de ver uma versão Tim Burton de Rule of Roses, seria o máximo.

  19. Adorei a análise, o jogo é repleto de metáforas que fazem parte da mente da Jeniffer. Mas tenho algumas dúvidas, uma delas inclui a história do Hoffman, durante o jogo não identifiquei muitos indícios de que ele abusava da Clara, acho que talvez não investiguei bem a sua história, que indícios são esses?

    • Olá Priscila, obrigada por ter lido o texto, sim o jogo retrata como a Jeniffer se lembra ou percebe as coisas e em toda sua inocência pode ser que ela não tinha percebia o abuso em si, então acho que faz sentido o jogo meio que não deixar isso escancarado e deixar somente algumas dicas ou insinuações, teve uma cena onde o Hoffman chama ela pro quarto que é muito suspeita, no capítulo em que a Clara aparece como sereia ela demonstra muito sofrimento e medo perto dele, ainda na cena em que ele entra no quarto com ela e se tranca, se Jeniffer olhar na fechadura dá pra ver clara de quatro no chão e HOffman pedindo com uma voz bem sugestiva para que ela “limpe alí porque está sujo”, são vários detalhes deixados no jogo que sugerem.

  20. Olá! Gostei muito de sua versão do enredo! Mas gostaria de deixar alguns pontos que podem ajudar você a desvendar melhor alguns dos maiores mistérios do game. *-* ^_^ O primeiro ponto é que alguns documentos do jogo tem falhas! (Na verdade só dois documentos!) Um é uma carta sobre Brown, que os criadores colocaram a data errada, mas não altera o enredo, então é besteira!( Até porque você consegue encaixar ela direitinho na linha do tempo!) ^^ Já a outra cria uma confusão muito grande, pois é a frase de Jennifer que diz que Wendy criou o coelho Peter depois de Jennifer encontrar Brown. O.o Pois se você seguir a logica do mês, ou até documentos do jogo, você verá que Wendy já tinha o coelho em Abril de 1930 e que o coelho provavelmente morreu em Maio de 1930. A questão é que Jennifer só encontrou Brown em aproximadamente 22 de Junho (Provavelmente!) em 1930. (Pois senão ela teria encontrado Brown antes de chegar no orfanato quando ainda estava com Gregory!) Ou Seja, Peter morreu antes mesmo de Jennifer encontra Brown. ç.ç Você pode conferir nas anotações do diário de Hoffman que fala sobre o coelho e nas cartas de Jennifer para Brown. ^_^ E sobre o que aconteceu com os adultos, assim como você eu também acredito que Hoffman tenha fugido. Mas eu acho que Martha não teve a mesma sorte, pois a ultima carta dela para a policia foi interrompida na metade, e nem sequer chegou a ser enviada! O.o Fora varias pistas no jogo que sugerem que ela foi aprisionada e espancada. O.o Gostei de ver que você também acredita que o pássaro de Eleanor era uma ave real! ^_^ *-* Pois muita gente realmente acredita que se tratava de uma boneca. Rsrsrs… Tudo porque Jennifer usa uma frase de comparação que muitos não conseguem interpretar. ç.ç Enfim adorei a sua versão e acho que você realmente fez um belissimo trabalho! *-* Pena que o RoR mysteries se foi! ç.ç R.I.P ç.ç Obrigado por tudo. ^_^

    • Olá, fico contente em saber que gostou da versão, é verdade, a data do coelho ta confusa, muito bem observado. E pode ser sim que a Martha tenha morrido, não dá pra descartar a possibilidade, apesar de eu acreditar que ela não tenha conseguido continuar a carta porque fugiu, dessa forma isso explica a Jennifer encontrar ela presa e se mexendo no chão lá no capítulo do pássaro.

  21. Ótimo texto! Conheci o jogo através de meu amigo, procurei pelo enredo e me fascinei na hora, zerei o jogo em três dias, demorei 10 horas e alguns poucos minutos, mas de fato muitas coisas ficaram em aberto pra mim, mesmo me esforçando pra ler as cartas e documentos, não fazia muita diferença já que meu nível de inglês é intermediário e muitas coisas eu entendia por cima, por conta disso fiquei sem paciência pra fuçar o orfanato no fim do jogo e fui direto para o Brown.
    Mesmo a jogabilidade do jogo sendo ruinzinha eu me esforcei pra terminar o jogo, o que de fato valeu a pena já que a história do jogo é muito envolvente, e por deixar muitas coisas para serem mais interpretativas do que definitivas me deixou mais curiosa ainda (mas que me deixa um pouco frustada já que não sou muito fãs de finais/enredos do tipo). Enfim, chega de papo e vamos ao que interessa.
    Eu tenho uma dúvida sobre o boneco do cabos de vassoura, por que a Jennifer o imaginava como um cavaleiro que iria salvá-la? Salvar de que exatamente?
    Wendy tem uma relação abusiva com Jennifer, mas esse seu ciúmes todo que tinha de Jennifer com Brown, ela só a via como uma amiga ou acha que ela poderia sentir algo a mais? Ou até mesmo Jennifer, já que na intro do jogo quando as duas estão de mãos juntas ela diz “just kiss me please” (bom.. pelo menos é isso que eu entendo).
    Espero sua resposta ansiosa :^)

    • Olá lala, valeu por ter lido o texto, sobre os cabos de vassoura: Na gameplay o cabo de vassoura com o balde em cima é o ponto de salvamento e os autores do jogo não colocaram ele como ponto de salvar à toa, como Jennifer usa sua imaginação com coisas do passado, ela lembrou desse boneco que aqueles meninos do orfanato criaram pra brincar de luta e o classificou como um cavaleiro que poderia salvá-la, claramente a Jennifer adora contos de fadas e o cavalheiro nas histórias sempre aparece para salvar a mocinha, ele estaria lá para salvar algo, poderia ser as lembranças dela, para que ela não esquecesse o que aconteceu ou poderia para salvar a sua promessa feita para Brown, note que tem um quadro perto dele onde ela escreve a mesma promessa que fez para a Wendy dessa vez para o Brown.

      Sobre os sentimentos de Wendy: O jogo deixa muitas perguntas em aberto e uma delas é essa (na minha opinião acho que nem a Wendy sabia direito classificar seus sentimentos), ela tinha uma afeição obsessiva com Jennifer, talvez seja realmente algo a mais ou somente uma amizade exagerada pela solidão de Wendy, acho que cabe a cada um de nós imaginarmos.

Deixe um comentário