Home Artigos Especiais A história dos jogos Five Nights at Freddy’s do início ao fim?

A história dos jogos Five Nights at Freddy’s do início ao fim?

Compartilhe

Five Nights at Freddy’s é uma série de jogos que conta a história por trás de uma rede de restaurantes fictícia. Diferente dos outros artigos do mesmo estilo (HDIAF) disponíveis aqui no SeuGame, neste eu juntei a história dos 4 jogos de Five Nights at Freddy’s.

Continue lendo este artigo se você gostaria de conhecer melhor o que acontece por trás dos jogos Five Nights at Freddy’s do 1 ao 4 com spoilers, sempre tentando descrever os fatos em uma ordem cronológica.

A última atualização da história contada abaixo foi feita em 24/08/2015.

Por que tem um ponto de interrogação no título?

Normalmente eu sempre escrevo a história baseando o máximo possível no que encontro na gameplay e nas anotações escondidas no jogo, mas com Five Nights at Freddy’s eu terei que fazer um pouco diferente, o jogo não segue uma ordem certa, são contadas várias histórias e muitas delas não são diretamente ligadas pelo autor do jogo, ninguém pode dizer ao certo em que tempo elas ocorreram e quando ocorreram.

Eu tentei ao máximo sempre seguir as pistas que o jogo dá e inserir o mínimo possível da minha opinião sobre o que aconteceu na história. Considere os fatos abaixo como uma forma como eu vejo que a história aconteceu baseada em uma pequena investigação que fiz.

Fique sempre de olho nesta publicação assim que mais informações sobre o jogo são descobertas eu vou atualizando-o, o desenvolvedor disse que só haveria 4 jogos, mas nada impede que ele faça um spin-off ou que o próprio filme em produção possa responder algumas perguntas.

Fredbear’s Family Diner

FreddyFazbear carregando um bolo
Freddy Fazbear.

No ano de 1973 foi lançada uma rede de restaurantes chamada Fredbear’s Family Diner, a franquia contava com seu mascote principal Freddy Fazbear para animar principalmente as crianças. O mascote se tratava de um animatrônico, uma espécie de robô revestido com uma fantasia programado para se mover sozinho. O cenário do restaurante também contém a presença de outros acessórios como o Puppet que é um fantoche que sai daquelas caixas de presentes.

Uns anos se passaram, Fredbear estava como de costume distribuindo bolos para as crianças dentro do restaurante, porém desta vez havia uma criança sozinha em frente a porta pelo lado de fora, ela estava chorando enquanto olhava fixamente para o restaurante. Pouco tempo se passou e um funcionário do restaurante com o uniforme roxo se aproxima da criança e o ataca, Fredbear viu a criança em apuros, mas não conseguiu fazer nada já que ele é programado para não sair do restaurante, por fim a criança morre e o homem apelidado de Purple Guy vai embora em seu carro também roxo.

Purple Guy atacando criança fora do Fredbear's Family Diner
Purple Guy matou uma criança na frente do Fredbear’s Family Diner.

O espírito da criança morta passou a possuir o boneco de fantoche The Puppet. Mais um tempo se passou e o restaurante Fredbear’s Family Diner foi fechado definitivamente por “circunstâncias misteriosas”.

Freddy Fazbear’s Pizza

Comercial FredBear's and Friends 1983
Freddy e seus amigos.

Em 1983 o dono do Fredbear’s Family Diner vendeu a franquia de restaurantes que passou a se chamar Freddy Fazbear’s Pizza. Assim como na primeira rede de restaurantes, Freddy Fazbear’s Pizza é um local para a toda a família principalmente para as crianças, a pizzaria conta com os animatrônicos mascotes e diversos brinquedos. Freddy Fazbear está de volta juntamente com uma versão sua dourada conhecida como Golden Freddy, o coelho azul Bonnie, a galinha Chica e a raposa Foxy.

Em cada filial do Freddy Fazbear’s Pizza há uma sala segura chamada Safe Room, esta sala não é monitorada pelos sistema de câmeras, não está no mapa de nenhuma das filiais, nenhum dos animatrônicos conseguem acessá-la e nenhum cliente tem conhecimento dela.

Além dos animatrônicos funcionarem em um modo automático, os mascotes podem ser usados como uma vestimenta, a sua utilização como roupa é bastante delicada, se ela for vestida de forma incorreta sérios problemas serão provocados como mutilações e até mesmo morte de quem a usa, as instruções dos funcionários do restaurante em momentos de emergência é a de se dirigir até a Safe Room de modo que não cause nenhum problema à imagem da franquia.

Local da Safe Room em uma das filiais de Freddy Fazbear's Pizza
Em vermelho o lugar onde está uma Safe Room de uma das filiais do restaurante.

O desaparecimento de 5 crianças

Mais um crime envolvendo os animatrônicos ocorre, as autoridades chegaram a prender um suspeito que havia vestido uma das roupas dos animatrônicos, ele teria atraído as crianças para a Safe Room do restaurante e tirado suas vidas, este caso ficou marcado pelo desaparecimento dos corpos das 5 crianças, o que a polícia não ficou sabendo é que este criminoso escondeu os corpos dessas crianças dentro dos animatrônicos.

Purple Guy desmontando os animatrônicos
Purple Guy desmontando os animatrônicos.

Purple Guy usou uma fantasia roxa de Freddy para atrair cada um dos animatrônicos perto da Safe Room, como os mascostes não estão programado para reconhecer a entrada como algo que existe, eles acabam entrando em pane e é aí que o Purple Guy ataca e desmonta o animatrônico para mais tarde inserir dentro dele o corpo da criança.

O restaurante chegou a receber muitas denúncias dos seus clientes que notaram o mal cheiro e substâncias como sangue saindo pelos animatrônicos. Com isso muitas pessoas nunca mais voltaram a frequentar o lugar, após um bom tempo tentando reconquistar a clientela, a pizzaria resolve fechar as portas.

O fantoche The Puppet já possuído por um espírito deu vida aos animatrônicos Freddy Fazbear, Bonnie, Chica e Foxy inserindo a alma das 4 crianças nas fantasias, já a alma da quinta criança desaparecida ficou alojada no Golden Freddy.

The Puppet dando vida aos animatrônicos
The Puppet dando vida aos animatrônicos.

O novo Freddy Fazbear’s Pizza

Um tempo se passou após o fechamento do Freddy Fazbear’s Pizza, agora o restaurante reabrirá com melhorias na estrutura e receberá novos animatrônicos. O dono da franquia resolveu deixar de lado os antigos animatrônicos e passar a usar uma versão mais amigável e infantil deles para dessa forma reconquistar o público, são eles: Toy Freddy, Toy Bonnie, Toy Chica e a versão renovada de Foxy que passou a se chamar Mangle (desmantelado) depois de ser desmontado pelas crianças que visitavam o restaurante.

Novos e amigáveis animatronicos do Freddy Fazbear's Pizza
Mangle, Toy Freddy, Toy Bonnie e Toy Chica.

Além da versão nova dos antigos animatrônicos o restaurante conta com o fantoche The Puppet e o Ballon Boy que é um boneco de um menino segurando um balão, por um motivo desconhecido a empresa resolveu não fazer uma versão atualizada do Golden Freddy.

Ballon Boy e The Puppet de Five Nights at Freddy's 2
The Puppet e Ballon Boy

Fazbear Entertainment passou a investir mais em segurança e instalou nos novos animatrônicos um sistema avançado de reconhecimento facial usado para identificar bandidos, além disso a movimentação dos mascotes está mais rápida.

O guarda vigia

No ano de 1987 um segurança foi contratado para vigiar o turno da noite do restaurante, ele não ficou muito tempo na posição e mudou para o turno do dia, suas reclamações eram relacionadas ao comportamento perigoso que os animatrônicos apresentavam durante a noite quando o restaurante estava fechado. Os robôs precisam ficar sempre ligados e nunca podem ser limpados para evitar um futuro mau funcionamento, eles não foram programados para reagir bem quando não há crianças por perto.

Durante a parte da noite os animatrônicos não conseguem reconhecer as pessoas, ao ver um adulto eles acreditam que seja um endoesqueleto metálico sem a fantasia do personagem, isso é considerado proibido no restaurante, então os animatrônicos ao verem um, irá tentar inserir a pessoa dentro da fantasia, como dentro do traje há diversos circuitos, a pessoa será esmagada até a morte.

Endoesqueleto metálico Five Nights at Freddy's
Endoesqueleto de um animatrônico.

Uma vaga para o turno da noite foi aberta e preenchida por Jeremy Fitzgerald. Na primeira noite de vigilância no dia 8 de novembro, Jeremy recebeu algumas instruções de um funcionário conhecido como Phone Guy, um rapaz que deixa mensagens pelo telefone com as regras da empresa e dicas.

Mapa pizzaria do jogo Five Nights at Freddy's
Câmeras de vigilância espalhadas na unidade que Jeremy foi trabalhar.

Durante sua primeira noite como vigia, Jeremy encontrou diversos problemas com os animatrônicos ativos, os modelos do antigo restaurante também estão funcionando e parecem ter vida própria. Os mascotes não gostam de adultos, principalmente daqueles que trabalham na pizzaria.

O guarda precisou usar alguns truques para evitar de ser terrivelmente assassinado, mesmo assim ele ainda compareceu para a segunda noite de trabalho.

Acidentes com as vestes dos animatrônicos

Em uma das filiais do restaurante foi encontrado um mau funcionamento na trava de segurança que permite que uma pessoa possa usar os animatrônicos como fantasia, desde então o uso dessas roupas antigas estão proibidas pelos funcionários e elas foram transferidas ou guardadas para um local seguro como a Safe Room, enquanto novas não chegam, os funcionários deverão usar fantasias temporárias.

O aniversariante

No mesmo dia que Jeremy iniciou seus serviços como vigia, um garotinho estava triste e chorando em um quarto, esta criança iria fazer aniversário daqui a 6 dias, a festa será nessa mesma filial do Freddy Fazbear’s Pizza. O irmão mais velho do garoto o atormenta constantemente, ele atualmente o trancou em seu quarto, no dia seguinte ele o assustou ao usar uma máscara do Foxy, o menino só pode contar com a companhia de seus bichinhos de pelúcia dos animatrônicos do Freddy Fazbear’s Pizza já que ele tem muito medo dos originais.

O garotinho assustado com a máscara do Foxy em seu quarto
O irmão do garotinho usando a máscara do Foxy.

No dia 10 de novembro o garotinho foi deixado sozinho durante o dia no Freddy Fazbear’s Pizza, ele bem que tentou sair, mas na porta havia um homem vestindo a fantasia do Golden Freddy, assustado ele desistiu de sair, mas acabou vendo um funcionário vestido de roxo (Purple Guy) ajudando um homem a vestir a fantasia do Spring Bonnie (Uma versão amarela do Bonnie).

Purple Guy vestindo alguém com a roupa do spring bonnie
Parte da história de Five Nights At Freddy’s onde o garoto encontra o Purple Guy.

No próximo dia a movimentação suspeita do Purple Guy chamou a atenção dos administradores da filial quando eles notaram a utilização do animatrônico Spring Bonnie, uma investigação está em andamento para apurar os fatos, de acordo com o Phone Guy o sistema de reconhecimento facial dos animatrônicos foi comprometido e eles estão agindo de forma mais agressiva para com os adultos.

Confortando a alma de uma criança

Aproveitando o período de aniversário, os animatrônicos que estavam possuídos pela alma das quatro crianças desaparecidas anteriormente e a alma da primeira criança contida no fantoche The Puppet fizeram uma cerimônia simbólica de aniversário para a quinta criança desaparecida (aquela que havia possuído o animatrônico Golden Freddy).

Festa para a criança do Golden Freddy
Festa para a quinta criança desaparecida.

A morte do Purple Guy

Em um determinado momento o fantasma da quinta criança desaparecida uns anos atrás conseguiu juntamente com as outras quatro crianças encurralar o Purple Guy na Safe Room, apurado com o fato o funcionário tenta enganar os fantasmas ao entrar na fantasia do animatrônico Springtrap que é uma versão do coelho Bonnie, o Purple Guy acabou esmagado pela roupa do animatrônico e morreu. A alma das cinco crianças partem com alívio.

Purple Guy sendo encurralado na Safe Room
Purple Guy sendo encurralado na Safe Room pelos fantasmas das crianças.

Logo depois a administração dos restaurantes resolveu selar de vez todas as Safe Rooms das unidades de Freddy Fazbear’s Pizza. Durante a parte do dia uma equipe irá construir uma parede no lugar da entrada da Safe Room com tudo que estiver lá dentro.

A mordida de 1987

No dia 12 de novembro o restaurante já estava fechado devido ao que foi descoberto pela investigação, ninguém pode entrar ou sair do lugar, principalmente se for um antigo funcionário. O garotinho aniversariante terá sua festa amanhã, mas ele ficou trancado sozinho na sala onde são guardadas as peças e partes dos animatrônicos. Apesar do funcionamento do restaurante estar suspenso, o aniversário ainda ocorrerá como planejado.

O aniversariante ficou preso na sala de parte em Five Nights at Freddy's
O garotinho sozinho trancado no restaurante Freddy Fazbear’s Pizza.

De acordo com o Phone Guy o guarda do dia não está mais trabalhando na empresa, na parte da noite ele avisa a Jeremy para assumir o turno do dia e que tentará encontrar alguém para ficar no turno da noite, ele também informa que irá procurar o dono do Fredbear’s Family Diner para esclarecimentos.

Na sexta-feira 13 de novembro iniciou-se a festa de aniversário do garoto, Jeremy está agora como segurança no turno do dia.

O irmão mais velho do aniversariante e sua turma de amigos começam a importunar o menino, eles chegam a carregar o garoto à força para perto dos animatrônicos, por fim eles acabam jogando o menino dentro da boca do Golden Freddy e o animatrônico tragicamente mordeu a cabeça do menino, o garoto precisou ser hospitalizado, todo o seu lobo frontal foi comprometido pela mordida, ele de certa forma sobreviveu.

Cena da mordida de 87 em Five nights at freddy's
O garoto é mastigado pelo animatrônico.

Na noite seguinte um novo guarda vigia chamado Fritz Smith foi designado para a vigilância do turno da noite, de acordo com os documentos oficiais da empresa, o novo vigilante foi despedido logo na primeira noite devido ele ter reconfigurado a programação dos animatrônicos e também por cheirar mal.

Após o incidente da mordida no garotinho, os animatrônicos estão proibidos de ficarem no modo automático durante o dia, agora eles somente assumem este modo na parte da noite, eles não podem ficar totalmente desligados por muito tempo para não estragarem.

Pesadelos

Um tempo se passou, a criança vítima da mordida se encontra internada em estado grave no hospital, ela está com feridas que nem o tempo pode curar, feridas físicas e mentais. Durante várias noites ele sofre com pesadelos onde os animatrônicos tentam entrar em seu quarto, para este garotinho os animatrônicos ficaram ainda mais assustadores, ele os via como se ainda estivesse em sua casa.

Todos os animatrônicos de Five Nights at Freddy's 4
Os animatrônicos do pesadelo da criança.

O irmão mais velho do garotinho pediu desculpas, depois de um tempo aguentando todos os pesadelos, o garoto se despede de seus amigos de pelúcia, por último o ursinho do Golden Freddy encerra dizendo: “Eu vou te arrumar”. O garoto morre, mas parte de seu cérebro que o animatrônico havia engolido permaneceu dentro do robô formando um novo animatrônico: Nightmare (na figura acima ele é o segundo da direita para a esquerda).

Mike Schmidt

Alguns anos se passaram desde a tragédia de 1987, no mês de novembro em 1993 o Phone Guy está atuando em outra filial do restaurante Freddy Fazbear’s Pizza, desta vez somente alguns dos animatrônicos da filial antiga estão ativos, são eles Freddy Fazbear, Bonnie, Chica, Foxy e o Golden Freddy que durante o dia não é usado, mas na noite ele fica ativo algumas vezes.

Animatrônicos do primeiro jogo de Five nights at freddy's
Os animatrônicos ativos: Freddy Fazbear, Bonnie, Chica e Foxy.

Devido ao fato de que guardas vigilantes do restaurante haviam morrido em serviço, antes de iniciar no turno os novos empregados devem assinar um contrato que tiram todas as responsabilidades da empresa Fazbear Entertainment em caso de morte, inclusive o contrato dá o direito da empresa de esconder o fato e avisar as autoridades somente 90 dias depois alegando desaparecimento.

Quem escolher aceitar com estes termos deve estar realmente com necessidades já que o pagamento é bem baixo.

“Hello?! Hello, Hello?! Bom, se você está escutando isso, é bem possível que você fez uma péssima escolha de carreira.”
-Phone Guy, conversa durante o trailer do segundo jogo da série Five Nights at Freddy’s.

O Phone guy conseguiu contratar um guarda chamado Mike Schmidt para cuidar da vigilância de Freddy Fazbear’s Pizza durante a noite. Diferente dos mais recentes guardas, Mike conseguiu sobreviver às 3 primeiras noites de vigilância, na quarta noite o Phone guy como de costume ligou para Mike, porém no meio da mensagem ele foi atacado por animatrônicos, Phone guy nunca mais ligou, percebe-se pela ligação que todos os animatrônicos ativos participaram de sua morte.

Em sua quinta noite de vigilância, Mike recebe no início do turno uma ligação, não do Phone guy, mas sim de algo que não soava humano, o som é bem parecido com o de animatrônicos antes de atacar. Mike consegue ficar mais tempo, porém é demitido por ter modificado a programação de alguns animatrônicos durante a sua sétima noite de vigilância.

Freddy Fazbear’s Pizza é fechado por tempo indeterminado.

Fazbear’s Fright: The Horror Attraction

Em 2023 o que aconteceu no restaurante Freddy Fazbear’s Pizza acabou virando somente contos e lendas. Um parque temático de terror dos mascotes animatrônicos está atualmente em construção. Todo o ambiente do restaurante foi recriado de forma que as pessoas possam visita-lo como uma daquelas atrações de terror em parques.

Devido ter se passado 30 anos, foi difícil encontrar partes e peças usadas no restaurante, nenhum animatrônico completo foi encontrado, mas aos poucos mais materiais originais são descobertos.

bonecos e desenhos encontrados para o Fazbear's Fright The Horror Attraction
Desenhos e partes de bonecos recuperados dos antigos restaurantes.

Com praticamente uma semana antes da atração de terror ser aberta ao público, um segurança foi contratado para vigiar o local para ter certeza de que nenhum imprevisto ocorra, para deixar mais realista possível, a estrutura e sistema do prédio foi fielmente baseada na época que o restaurante estava aberto, para evitar perigos como incêndios, alguém precisa vigiar o sistema do prédio e reiniciá-lo caso ele pare de funcionar.

Mapa do Five Nights At Freddy's 3 Fazbear's Fright The Horror Attraction
Mapa de câmeras da atração de terror Fazbear’s Fright.

No início do turno do guarda vigilante, um homem conhecido como Phone Dude deixa uma conversa através do telefone com instruções e notícias sobre as buscas por mais materiais para a atração.

Quando o Fazbear’s Fright: The Horror Attraction abrir, o guarda vigilante também será uma atração do show já que os guardas fazem parte das histórias de horror do antigo restaurante, além de monitorar se tudo está em seu devido lugar, o guarda irá ser visitado pelo público em sua sala que será parte da atração.

No seu turno, o guarda encontra alguns momentos perturbadores, o local está assombrado por animatrônicos do antigo restaurante, felizmente ele não correu risco de vida já que não há animatrônicos no lugar, isso acaba mudando com a chegada de um dos animatrônicos originais, o Springtrap.

Todos os Animatrônicos fantasmas de Five Nights At Freddy's
Os animatrônicos fantasmas.

O Phone Dude descobriu sobre as Safe Rooms e conseguiu localizar no prédio antigo de uma das filiais do restaurante o local, dentro ele achou várias coisas incluindo um legítimo animatrônico, o mesmo animatrônico que o Purple Guy vestiu antes de morrer.

O Springtrap parece ter vida própria como se estivesse possuído, quem sabe até mesmo pelo Purple Guy, porém de certa forma ele ainda reage como um animatrônico que sempre procura onde as crianças estão. Agora o guarda realmente está com uma ameaça real e as assombrações dos outros robôs acabam ajudando Springtrap em sua caçada.

Animatrônico Springtrap
Springtrap.

O segurança, no entanto, acabou sobrevivendo aos 6 dias de vigilância, após isso o Fazbear’s Fright nunca foi inaugurado já que ele pegou fogo durante a noite, a suspeita da causa do incêndio é de que um problema nos fios de energia tenha provocado as chamas, mas alguns imaginam que o incêndio tenha sido provocado por alguém, o que sobrou dos objetos foi vendido através de um leilão público, o animatrônico Springtrap não foi destruído pelo fogo, perceba que a imagem dele aparece sutilmente no fundo de uma foto publicada em um jornal.

Springtrap aparece no jornal no final do jogo five nights at freddy's 3FIM

Gostou da história? Acesse outras no mesmo estilo para outros games aqui. Veja aqui dicas para zerar todos os jogos da série Five Nights At Freddy’s.

Deixei algo de importante de fora? Não fez sentido alguma coisa? Sinta-se livre de deixar nos comentários abaixo qualquer fato ou evidência que possa me ajudar a melhorar o texto e deixá-lo o mais próximo do que o autor do jogo poderia ter planejado para a história. Eu também poderei esclarecer porque escrevi a história de Five Nights At Freddy’s desta forma, como por exemplo porque escolhi determinadas datas, para saber é só perguntar.

Não se esqueça também de curtir a Fã Page do site e se inscrever no canal do Youtube.

89 Comentários (Os comentários são aprovados manualmente pela admin do site e por isso não aparecem de imediato)

  1. Para mim vc errou na parte onde os animatronicos são desmontados. Essa cena acontece depois que o restaurante do primeiro jogo é fechado. Pode-se escutar chuva, pingos caindo no local e poças d’água indicando um lugar abandonado. Fora as coisinhas andando que parecem ser ratos. O Purple Guy volta ao restaurante para quebra-los, para ter certeza que não há provas dos corpos escondidos (na minha opinião). Isso liberta os espiritos que o cercam na sala, para tentar fugir ele entra na fantasia do Spring Bonnie que estava fora de uso por estar com defeito, isso somado aos anos sem utilização acarretaram na morte dele.
    A parte que vc fala sobre a mordida de 87 tbm não condiz com os fatos do jogo, essa parte ainda é um misterio, mas… Não tem como a criança que recebeu a mordida ter voltado pra casa, no final da pra perceber que ela morreu. Caso ela não tenha morrido, não há como ela ter pesadelos. a vitima de 87 perdeu seu lobulo frontal, responsável por coisas como medo e decência, a criança até poderia sonhar com os Nightmares, mas iria reagir com neutralidade e provavelmente voltar a dormir se os visse ou simplesmente ignora-los.
    Por favor aceite isso como uma critica construtiva

    • Olá Nathy, obrigada pelo comentário, bom o porque de eu ter interpretado o fato do desmontamento ter ocorrido no segundo restaurante (Freddy Fazbear’s Pizza) foi devido ao fato da estrutura do lugar onde ocorre o minigame do Purple Guy ser identica ao restaurante Freddy Fazbear’s Pizza do primeiro jogo, agora a questão da chuva é algo que achei muito estranho também e até então não consegui pensar numa explicação (parece uma chuva, mas ainda sim é muito estranha, talvez goteiras?), por que eu acho que não ocorre em um lugar abandonado? porque a Safe Room estava aberta e ela foi fechada antes de fecharem o restaurante, e o ratos não era de se espantar eles estarem lá já que os administradores não queriam nem limpar os animatrônicos.

      Sobre a mordida é bem absurdo mesmo, kkkkk, como sobrevive né? Eu somente considerei isso por conta da mensagem do Phone Guy no primeiro jogo: “But then there was The Bite of ’87. Yeah. I-It’s amazing that the human body can live without the frontal lobe, you know?” Agora faz bem mais sentido o que você falou, é bem possível que a criança estivesse o tempo todo tendo pesadelos no hospital achando que estava em casa, já corrigi dá uma olhada lá, valeu.

      Agora algo que me deixa pensando em mudar no meu texto é a existência do Golden Freddy, será que ele era do primeiro restaurante? Eu coloquei que foi ele que deu a mordida, mas e se ele for a versão antiga do Freddy do primeiro restaurante? Ele tava usando uma gravata roxa e o Golden Freddy acho que a gravata é preta ou azul escuro. Porque existiria o Nightmare Freddy e o Nightmare Fredbear? Talvez quem deu a mordida é o Fredbear e o urso marrom se chame Freddy e o Golden seja somente uma alucinação, o que você acha?

      • Ta meio tarde pra falar isso, mas eu queria apontar uma coisa aqui.
        O garoto do FNAF4 não tomou a mordida de 1987, ja que ele está em 1983!
        O jogo dele se passa nessa epoca, porque o FNAF2 se passa em 1987, e o FNAF4 vem antes, ou seja, seria “como uma mordida de 83”.

        • Olá Pyro, por que você acredita que seja em 83 e não em 87? Foi por conta do comercial encontrado no FNAF 4 ou tem mais algum outro detalhe? Eu acho que o comercial é antigo e estava passando na tv ou mostrava simplesmente a data da franquia que abriu e estava comemorando aniversário e etc, eu acredito que seja em 87 porque ocorre a mordida e o cara do telefone disse que foi em 87 que ela ocorreu, talvez o autor quis deixar a data de 83 no comercial pra que agente saiba em que ano ocorreu um dos minigames, aquele onde aparece o restaurante antigo, mas é o que acho, talvez se tiver alguma evidência do contrário eu mude de ideia.

      • você ja viu o video quero que morra no fogo ? eu achava que a criança tinha se recuperado e os animatronicos estavam detonados por causa das machadadas que eles levaram e deram os estragados para o garoto como forma de desculpa pela mordida

  2. eu acho q o menino da mordida de 87 esta em coma porque parece q no fnaf 4 na cama dele ao lado tem um criado mudo que de vez em quando aparecem flores (das quais pode ser de visitas )e pilulas (remedios)

  3. Se eu bem entendi, então a ordem seria fnaf 2, fnaf 4, fnaf 1 e fnaf 3? Foi isso que entendi, não sei se estou confundindo as coisas. Eu também não entendi outra coisa, eles não deveriam ter colocado o Nightmare no fnaf 1? Se sua teoria estiver certa (e eu acho que está) então deve ter uma razão pra eles não terem colocado o Nightmare no fnaf 1 e nem nos outros, só no 4. Acho que eles vão fazer mais um fnaf e dessa vez os personagens vão ser os animatronicoa fantasmas, o Nightmare e o Springtrap. Depois acho que eles não vão fazer mais jogos, acho que seria exagero.

    • Olá Gustavo, sim deu um trabalhão pra reunir e montar tudo, hehe. Agora sobre a data do FNAF 3 eu resolvi contar a partir do ano de 1993 (1993 + 30 anos) já que foi o ano em que o restaurante fechou, agora se for contar o da tragédia da mordida 87 seria o 2017, mas eu pessoalmente acho que foi 30 anos depois de 1993 que o pessoal criou a atração de terror.

    • O Freddy todo preto acredito que seja o Freddy roxo (aquele dos minigames), ainda é um mistério a existência dele, talvez seja um espírito do Golden Freddy, não sei. O Springtrap é muito rápido, basta jogar as últimas noites do FNAF 3 pra saber disso, ele pode ter percebido o fogo e se salvado, mas quem sabe foi até ele mesmo que tenha provocado o fogo, nunca que sabe né? Como isso não fica claro na história cabe a nossa imaginação, mas uma coisa que é provável é que ele realmente tenha escapado.

  4. Mano,isso tá muito errado,não é a criança que tem pesadelos no FNAF 4 pq se vc tivesse pesquisado,saberia que o lóbulo frontal(que foi o que a criança perdeu na mordida)controla o MEDO.isso significa que se fosse ele,ele so abriria a porta,viria o animatronic e voltaria a dormir. Por mim o purple guy e o pai da criança,e é ele tendo pesadelos com oq o filho passou.isso explica pq a casa dos minigames é diferente da do gameplay.

    • Olá, por que você acha que a criança é filho do Purple Guy? Eu acredito que como é pesadelo ele pode sentir medo, é como se fosse algo como o espírito saindo do corpo antes de morrer, no caso mesmo uma pessoa que não pode sair da cama poderia se mover por um tempo, não fisicamente é claro, tipo algo que a ciência não explica. Eu acho improvável que ele seja filho do Purple, porque ele não reagiu quando o viu colocando a roupa no animatrônico? Eu acho que é o garotinho da mordida que está tendo o pesadelo e que depois de ficar no hospital ele possa ter imaginado estar em uma casa ou então ele saiu do hospital para uma casa diferente.

  5. Uma das coisas que voce errou, foi a parte que voce colocou que a “criança chorona” estava tendo pesadelos. Quando voce perde o lobo frontal, nao tem como voce ter pesadelos, voce tem um senso do é certo e errado, voce pode ate sonhar mas nao poderia ter pesadelos. E a pessoa mais provavel a ter pesadelos é o irmao mais velho dele.

    • Olá, outra pessoa me disse algo parecido no comentário passado (ver logo acima), realmente faz sentido a criança não poder ter pesadelo e tals e o irmão poderia muito bem ser o protagonista (muito bem pensado, eu nem imaginei isso), mas eu ainda não consegui me convencer disso, o irmão da criança chorona é mais alto do que ele, na gameplay da pra notar que o protagonista é bem baixinho, agente percebe isso quando vai abrir a porta e eu fico imaginando porque no final do jogo o autor pois um vídeo do garoto chorão e não do irmão dele, deu a impressão de que era a respeito do protagonista do FNAF 4, não sei, de certa forma ainda acho mais pertinente a teoria de que foi tipo um momento “luz do túnel” do garoto antes de morrer onde o corpo físico não importava mais e somente espiritual.

  6. Há muitos easter eggs que podem explicar a história, por exemplo no fnaf 4, aquela risada que o freddy faz se você a acelerar em velocidade 150, vê que essa é uma risada, que supostamente é do menino que sofreu a mordida de 87.

  7. Ola, no fnaf 4 o quarto q nos jogamos o armario e na frente da cama no dos mini games e atras isso me faz pensar q quem agente joga e o irmao da chorao por se sentir culpado com q aconteceu com o chorao e somos assombrados pelos ursinhos dele

    • Olá Emerson, boa observação, realmente o quarto é diferente do da casa do jogo, na minha teoria eu pensei que eles levaram o garoto para outra casa, acho estranho a forma como foi apresentada a cena do final, parecia que era realmente o garoto chorão, mas também pode ser que seja coisa da cabeça do irmão mais velho dele.

  8. Bom eu fiquei meio confusa na parte `Fazbear’s Fright: The Horror Attraction

    Em 2023 o que aconteceu no restaurante Freddy Fazbear’s Pizza acabou virando somente contos e lendas.
    2023 como assim? Agora que passamos pra 2016

  9. Ué, mais o fredbear não é um animatrônico, ele ñ se move livremente, ele funciona a base de molas, e também aquilo não tem endo esqueleto, é controlado por pessoas!assim como o spring bonnie!

    • Pois é, quando fui fazer a pesquisa pra história eu deparei com a cena do Fredbear vendo um garoto ser levado pelo purple guy e não fazer nada, tudo que consegui interpretar é que ele é um animatrônico que foi programado pra não sair, se ele fosse um humano com fantasia ele reagiria de outra forma eu acho, e no jogo não consegui evidencias de que ele não era um animatrônico.

  10. eu acho q o springtrap é o phone guy, pq o phone guy é um segurança, e tem um mine game no jogo que em ocasiões muito raras aparece o purple guy com um distintivo amarelo no peito parece com os de polícias e de seguranças, além o distintivo tb tem um telefone na sua mão, quando ele te persegue e te pega fica uma mesagem escrita “você não pode salvalos”, e o phone guy fala que não gosta do puppet pq ele está sempre “pensando”, purple guy é um treinador de recrutas, e tb um segurança noturno, ele sabia de tudo sobre as fantasias do Spring Bonnie e do Golden freddy são fantasias e ao mesmo tempo robô segundo o livro de FNAF, o phone guy sabe informação demais sobre o restaurantes, em fnaf 2 ele disse que usaram uma das fantasias nos fundos uma amarela, e quando vc for checar vai aparecer o freddy roxo, mais na verdade é uma ilusão o Golden freddy e roxo quando o purple guy está dentro dele, ele não fica roxo de verdade, na minha opinião isso é só uma pista, Scott Cawton quis dizer que o purple guy se vestiu de Golden freddy atraiu cinco crianças pra uma sala secreta que só os funcionários experientes com as fantásticas conhecem e Mata elas, por isso que a quinta criança e o Golden freddy, pq ela morreu por último e teve trauma dele, sua alma não consegue descansar e a única coisa que ela consegue ver é o Golden freddy, a quinta criança e um espírito traumatizado, foi isso q eu vi na teoria do YouTube.

  11. Comentário:obrigado bruna e outros comentadores por dar suas opinioes eu queria saber muito sobre a historia do five nigth a freddys 123e4 e foi bem questionado a hitoria dos animatronicos eu nao entendi por que o homem de roxo matou a crianca chorando fora do restaurante ele nem violentou nenhuma criança? what a fuck? porque ele as matou entao? ele tinha raiva de criancas? nao sabemos mas se voce me disser porque eu fico feliz, agora eu entendo por que o spring trap vai atras do som “hello” do ballom boy no fnaf3 me desculpe perguntar mas como os animatronicos nao atacam os adultos no turno a tarde eles sao comtrolados manualmente?

    • Olá Willian, esse é um dos vários mistérios dessa história, na verdade eu também desconheço os motivos do Purple Guy fazer isso, se foi por loucura, vingança ou simples maldade, também não sei dizer se ele violentou elas e depois matou para que ela não falassem pra ninguém, vai saber né. Agora sobre a outra questão eu acredito que os animatrônicos evitam atacar porque no turno do dia a energia sempre está ligada e isso sempre os assusta ou impede que eles fiquem mais agressivos, no turno da noite eles gostam de economizar energia, um dos guardas do dia até comentou que eles começaram a tentar atacá-lo, mas que ele pode fechar a porta o tempo todo já que tinha energia suficiente.

  12. Olá Bruna.

    Sou mãe de um garoto de apenas 5 anos, e confesso que estou um pouco assustada com essa história de animatrônics.
    Esclareça para mim, isso é um jogo? um filme? qual a origem?
    Ele está muito assustado, porém muito interessado, só pelo que li no seu depoimento, não deixarei mais que ele assista.
    Agradeço desde já.

    • Olá Marina, ele é um jogo de terror sobre um restaurante onde os robôs começam a agir de forma estranha, um filme a respeito da história está sendo realizado, mas ainda não tem data de lançamento. No jogo em si não há cenas de violência e muito sangue, na maior parte do tempo você fica olhando as câmeras de vigilância do restaurante e nela mostra os animatrônicos e onde eles estão, o jogador perde quando o bicho grita na tela e dão susto, como você pode ter lido acima a história é macabra, mas o que mais assusta mesmo são os sustos e a ambientação escura, o que posso dizer é que tem pessoas que não sentem muito medo e outras que sim, eu fiz uma pesquisa e vi alguns site que recomendam jogar ele se você tiver mais de 11 anos, mas eu já vi algumas crianças mais jovens que não sentem muito medo jogar, aliás algumas sentem medo mas mesmo assim jogam por achar interessante os personagens. Espero ter ajudado.

  13. É interessante mas pq ñ tem o springtrap ñ aparece em nenhum além do 3? uma menina disse q ele pode ser o phone guy, será🤔? Até pq ele é meu animatronic favorito

    • O Springtrap não aparece nos outros jogos porque a história dos outros jogos acontecem em uma época que não tinha o Springtrap, ele passa a existir depois que as crianças fantasmas matam o purple guy que estava usando a roupa, veja logo acima a data onde os acontecimentos do jogo 3 ocorre, é a alguns anos depois dos outros.

  14. mas os bonecos não ganha vida em outra pizzaria?
    e na minha opinião purpler guy poderia se o pai da crianca em coma(ou morta)
    ou poderia se que na realidade esses animatronicos nao ataca a crianca que esta em coma mas sim seu irmao por causa do fato ocorrido.

    • Eu também imaginei isso, se são filiais, porque nas outras não acontece? Hum, essa do purple guy ser o pai da criança também não há nada que indica isso, pode ser um tiro no escuro. Sobre ser o irmão da criança, outra pessoa já me falou isso, nada descarta essa possibilidade, mas nada prova ela também, mas eu acho que faz mais sentido ela do que o Purple ser o pai da criança, até porque nada indica isso no jogo, mas para o irmão ser a criança do fnaf 4 poderia ser já que ele deveria estar abalado com o que fez ao irmão e esse é algum tipo de castigo ou lição.

    • Olá, é difícil dizer ao certo uma ordem, porque tem flashbacks em alguns jogos que contam o que aconteceu em um momento, mas na história do jogo mostra no futuro, o que posso te dizer é que é uma mistura, tem coisas do primeiro restaurante no FNAF 4, mas tem história no FNAF 4 antes do FNAF 3, algo que parece mais certo é dizer que o FNAF 3 foi o último na linha de tempo e antes dele veio o FNAF 1, antes dele veio um pouco do FNAF 4, depois FNAF 2 e primeiro o comercial do FNAF 4 mostra coisas antes do FNAF 2. Resumindo: FNAF 2, FNAF 4, FNAF 1 e FNAF 3.

    • Olá, isso depende muito, eu olhei em um site onde as pessoas votam e parece que a maioria acredita ser apropriado para maiores de 12 anos, porém tem muitos de 10 anos que jogam o jogo e adoram, alguns se assustam mais e outros menos, o jogo em si contém barulhos que dão susto e ambiente de terror, o filme acredito que vão revelar a idade adequada oficial, mas deve ser quando ele estiver perto de ser lançado, ainda não foi definida a data de estréia, ele ainda está em fase de pré-produção.

  15. Absurdo isso, como que morre um monte de gente é a Polícia não faz nada? Esse povo do restaurante é burro? Continuar usando essas merda de boneco sendo que eles matavam? Muito absurdo essa história, sem pé e nem cabeça, no mínimo falta de criatividade do autor do jogo para criar uma história coerente pelo menos. É isso, história sem sentido e lixo, nada mais do que isso.

    • hehe, é bem fantasioso, mas eu gosto disso, fico lembrando das vítimas do Jason que corriam bastante e ele praticamente mancando alcançava elas, kkkkk, mas é muito bom essas histórias, XD

  16. A meu caro… Você esqueceu de algumas coisinhas… por exemplo: a mordida de 87… e um fato mal esclarecido pelo proprio Scott Cawthon… oque aconteceu com o SpringTrap entre esses 30 anos, e oque ele vai fazer a seguir…

    • Olá, pois é, não só a mordida 87, mas muita coisa não foi explicada pelo autor e só ele mesmo sabe o que está por vir. O que agente pode fazer é tentar juntar todas as peças da história e imaginar o que aconteceu.

  17. Mas a 5 crianças não tinham deixado os animatronicos, quando o Purple Guy morreu, o que aconteceu com o Puppet depois,pois estava escrito que as 5 crianças se foram,mas não disse nada sobre o Puppet(a primeira criança,totalizando 6) .
    Mas eu acho que os animatronicos tem realmente vida própria,pois, também estava escrito que Freddy viu a primeira criança sendo assassinada,ele queria fazer algo,mas sua programação não o deixava sair do restaurante.E nesta época ele nem o Puppet estavam ”possuídos”, ou eles tinham inteligencia artificial,mas acho que não.Também achei conforme lia o texto que talvez os animatronicos não estavam possuídos mas que com raiva pelo Purple Guy ter matado as crianças,pois de acordo com o texto eles gostavam mais de crianças do que adultos,eles quiseram vinga-las acho isso mais ainda,pois como disse os espíritos deixaram os animatronicos,mas eles continuaram atacando, mas não sei exatamente,pois eles poderiam ter ficado satisfeitos em saber que Purple Guy estava morto,ou talvez eles achassem que os adultos eram todos como Purple Guy.
    Mas também já vi a Teoria do Sonho,então não tenho certeza de nada,mas gostarias dessas coisas esclarecidas,também gostaria se possível de saber porque Purple Guy matou 6 crianças.

    Acho que tinham mais a dizer,mas acabei por esquecer.

    • Olá Mariana, muitas das suas perguntas eu também gostaria de ter respostas e achei interessante você levantar o fato de que os animatrônicos realmente possam “ser vivos” e poderiam achar que todos fossem igual ao Purple Guy e por isso eles atacam, muito interessante.

    • Olá, é que o 4 conta uma história do passado, na época onde os acontecimentos contados no 3 ainda não tinham acontecido, apesar de ter sido lançado depois do 3, o 4 vem antes por conta da história contada.

  18. Bruna mas se o fnaf 1 vem depois do 2 pq no 2 tem os old animatronics sendo q ele é o primeiro (na história pelo q vc disse) e no 1 q deveria ter animatronics velhos q seriam os toys do 2 n tem? E pq n tem vários outros como a mangle e o ballon boy ?

    • Olá, os old aparecem no FNAF 2 provavelmente porque eles são os do Fredbear’s Family Diner que foi criado nos anos 70 ou para alguma filial antes da época do FNAF 2, já no FNAF 1 eu acredito que só tem alguns porque eles deram muito problemas no passado e com todos os escândalos das filial do FNAF 2, eles decidiram cortar gastos deixando menos animatronicos ativos ou para ter mais chances de que outra tragédia não aconteça eles diminuiram a quantidade, mas nós sabemos que não adiantou muito, hehehe.

  19. oi, como vcs devem saber a ordem do jogo é: fnaf 2 fnaf 1 fnaf 4 e fnaf 3 isso n sabemos, pelo menos é só minha opinião, sou amigo do criador do jogo, scott cawton e sei tudo sobre fnaf 1 2 3 4 sister location a história contada em detalhes, mas finjo que só sei só até o sister location só que tem muito mais por vir…..

  20. bem a ordem certa do fnaf começa do fnaf 4 1 2 3 porque o menino é filho de purple guy quando ele era do bem e quando o menino morreu ele ficou do mal e quis vingança.

  21. E se o cara do telefone for o irmão do garoto que levou a mordida de 87,e por isso que ele ajuda o jogador a sobreviver, pois se sente culpado pelo irmão, e ele sabe muito sobre o ocorrido no primeiro de todos os locais na cronologia, pode ser por isso que o Foxy é o favorito do cara do telefone, pois ele usava uma mascara de Foxy, e não nenhuma cabeça de reposição da Foxy, fora que ele é um dos animatrons que dá game over, pode ser em alusão a isso, o outro animatron que se te pegar fecha a tela é o Golden freedy que pode ser uma referencia a freddybear o responsável pela mordida.

Deixe um comentário