Compartilhe

Olá, essa é mais uma matéria da série História do início ao fim, agora que tem mais de 5 artigos escritos e não pretendo parar de escrevê-los, resolvi chamar essas matérias de série, acesse todas elas aqui.

Há vários jogos com histórias fascinantes que nem sempre podem ser completamente entendidas, nessa série de artigos não pretendo contar a história com todos os detalhes de forma que fique muito extenso e cansativo de se ler, mas pretendo contar os fatos principais de uma forma fácil de entender e com todos os spoilers importantes.

Se você já jogou Resident Evil 6 sabe que o jogo conta uma história que mais parece um quebra cabeça embaralhado, aqui eu tentei juntar essas peças e contar na ordem em que os fatos ocorrem. Para entender melhor a história é importante que você já conheça a história dos Resident Evil anteriores (principalmente o Resident Evil 1,2 e 5).

Se você deseja ler sobre a história de outros jogos neste mesmo formato, não esqueça de deixar na enquete do fim dessa página o nome deste jogo.

Para a tarefa abaixo eu levei em consideração tudo o que aconteceu no jogo e também contei com a ajuda da linha cronológica do site Resident Evil Database. Se você encontrou algum erro no texto abaixo, me informe por favor nos comentários abaixo para que o mesmo seja arrumado. Boa leitura 🙂

A criação da Neo Umbrella

Após os trágicos acontecimentos em Raccoon City (1998), Derek C. Simmons o chefe de uma organização chamada A Família, percebeu o valor que as armas biológicas conhecidas como B.O.W.s teriam nas guerras e criou vários laboratórios para pesquisa desse assunto, suas pesquisas começam a ter resultados quando Simmons contrata a brilhante pesquisadora Carla Radames.

Carla Radames e Derek Clifford Simmons
Carla Radames e Derek Clifford Simmons.

No ano de 2001 Radames começou sua pesquisa para um novo vírus chamado C-Vírus que é uma combinação do T-Veronica Virus com o G-Virus. Simmons usou essa poderosa criação de Carla para forjar um clone da espiã Ada Wong. Antigamente Ada trabalhava para Simmons, quando o seu chefe iniciou uma operação de “limpeza” em Raccoon City a espiã pediu demissão, Simmons nunca se conformou com o fato e desde então alimentou uma forte obsessão em tê-la de volta ao ponto de iniciar pesquisas para criar sua própria Ada Wong.

Após mais de 12 mil tentativas em vão para a criação do clone de Ada, em 2009 Simmons resolve usar o corpo de Carla Radames que era o mais compatível com o experimento até agora, a experiência resulta em um clone quase perfeito de Ada que aparentemente não tinha nenhuma memória de Carla e achava que era a verdadeira Ada Wong.

Na verdade, o clone tinha alguns vestígios da memória de Carla que planejava secretamente se vingar de Derek Simmons. Carla sabia exatamente o que fazer para se vingar completamente de Simmons, ela pretende então destruir a realidade do mundo atual que Simmons e A Família lutaram tanto para conquistar, transformando tudo em caos.

Símbolo da Neo Umbrella
Símbolo da Neo Umbrella.

Carla usou os laboratórios de pesquisa e conseguiu o apoio de diversos cientistas e outras pessoas com o mesmo ideal de causar destruição por todo o planeta, este foi o início da Neo Umbrella.

Em 2011 Carla consegue criar uma criatura chamada Ustanak, a cobaia se voluntariou para a mutação numa enorme e poderosa criatura que ao longo do tempo desenvolveu uma forte obsessão por Carla e sendo assim ele sempre seguia as suas ordens fielmente.

Ustanak de Resident Evil 6
Ustanak.

O filho de Albert Wesker

O bioterrorista Albert Wesker teve um filho ilegítimo chamado Jake Muller. Em dezembro de 2012 Simmons descobre o paradeiro de Jake que estaria trabalhando como um mercenário na Edonia.

Simmons envia Sherry Birkin que atualmente é uma agente federal, com a missão de trazer Jake para as pesquisas na produção de um antivírus para o C-Virus, ele acredita que o sangue do filho de Wesker possa ter as mesmas propriedades de invulnerabilidade ao vírus, mas na verdade o seu plano é usar o sangue de Jake para evoluir ainda mais o C-Vírus sem que o governo perceba. Simmons atualmente é Conselheiro da Segurança Nacional dos Estados Unidos.

Derek Simmons também envia secretamente Carla que agora está com a aparência de Ada Wong, a missão dela é primeiramente fazer Jake injetar o C-Vírus em seu corpo para comprovar a invulnerabilidade de seu sangue e depois garantir que Sherry e Jake voltem a salvo para o centro de pesquisas.

Sherry e Jake se encontram pela primeira vez na Edonia
Sherry e Jake.

A missão na Edonia

No mesmo dia em que Sherry chega na Edonia para contatar Jake, a equipe da BSAA incluindo o capitão Chris Redfield e seu parceiro Piers Nivans estão atuando na região para neutralizar as B.O.W.s.

Chris e sua equipe da BSAA
Piers, Chris e a equipe da BSAA.

Jake injeta o C-Vírus em seu corpo achando que a substância fosse somente um suplemento, mas nada acontece, os seus companheiros que injetaram a substância se transformaram em criaturas chamadas J’avo e começam a perseguir Jake.

Sherry encontra Jake, ela ajuda ele a escapar do ataque dos J’avos e conta que precisa de seu sangue para a criação de uma vacina para o C-Virus, o mercenário exige dinheiro em troca de sua colaboração, Sherry, após falar com seu superior, aceita o acordo.

Carla está por perto e planeja sabotar o plano de Simmons, ela envia os seus subordinados e Ustanak para capturar os dois.

Durante sua fuga, Sherry e Jake se encontram com Chris e sua equipe, o capitão lembrou do nome de Sherry já que foi a sua irmã Claire que salvou Sherry quando era pequena em Raccoon City.

A criatura gigante que veio de um helicoptero em Resident Evil 6
A equipe da BSAA, Jake e Sherry enfrentam a enorme criatura.

O grupo é então surpreendido por um helicóptero que solta uma criatura gigante no local, após derrotar a criatura e outros J’avos, Chris permite que Sherry e Jake usem um helicóptero da BSAA para escaparem, os dois partem na aeronave.

A equipe de Chris encontra Carla no caminho, ela diz que se chama Ada Wong e que trabalhava no local, ela fala da existência da Neo Umbrella e alega ser somente uma refém.

Carla Radames e a equipe de Chris em Resident Evil 6
Carla com o visual de Ada encontrando o grupo de Chris.

Não demora muito para Carla prender todo o grupo de Chris em uma armadilha onde somente sobreviveram Chris e Piers, durante o ataque Carla separou os dois do restante da equipe e transformou em monstros os companheiros de Chris, abalado o capitão acabou sendo gravemente ferido pelos monstros, Piers o salvou.

Ustanak aparece no helicóptero de Sherry e Jake causando a queda da aeronave que cai em meio a montanhas geladas. Após o acidente Jake descobre que Sherry tem um enorme poder de regeneração, os dois precisam recuperar os dados para a pesquisa do sangue de Jake que caíram na região após o acidente e ao mesmo tempo evitar o ataque das armas biológicas que Carla enviou.

Após um longo tempo eles recuperam os dados perdidos, Sherry conta um pouco mais sobre a sua história e como conseguiu a habilidade de regeneração após receber a substância de seu falecido pai cientista. Os dois são cercados por inimigos e logo mais tarde são capturados por Carla, ela revela a Jake a identidade de seu pai biológico.

Carla capturando Jake e Sherry em REVIL 6
Carla conta para Jake sobre o seu pai Wesker.

Carla leva Sherry e Jake para um laboratório secreto da Neo Umbrella na China a fim de realizar experimentos com os dois, tudo sem que Simmons saiba. Piers leva Chris para um hospital local, mas ele acaba fugindo após acordar, Chris havia perdido a memória.

Pós conflitos na Edonia

Em janeiro de 2013 Piers foi nomeado comandante da equipe Alpha já que seu antigo comandante Chris ainda está desaparecido.

Durante vários meses em que Jake e Sherry foram submetidos a experimentos, um C-Vírus mais avançado foi criado. O plano de Carla para arruinar Simmons estava mais próximo de se completar do que nunca antes, em meados de junho de 2013 ela havia selecionado mais cobaias na China para o C-Virus.

Carla também resolveu envolver a verdadeira Ada Wong em sua vingança, ela contatou a agente que estava no momento em uma missão, porém Carla não revelou a sua verdadeira face, ela usou o rosto e a voz de Simmons. Carla enquanto fingia ser Simmons, mandou a foto de um submarino para Ada e para despertar mais ainda a curiosidade da espiã, Carla disse para ela que continha informações importantes que podem influenciar o futuro de Ada.

Carla usando o rosto e voz de Simmons ao falar com Ada
Carla usa a imagem e voz de Simmons ao falar com Ada Wong.

Enquanto Carla continuava com seus planos, Piers finalmente descobre o paradeiro de Chris, de acordo com informações ele estaria frequentando um bar na Edonia.

O plano de Simmons

Para o lado de Simmons a situação não está muito boa, ele recentemente descobriu que o atual presidente dos Estados Unidos Adam Benford resolveu contar ao mundo o que aconteceu em Raccoon City, se isso acontecer os EUA perderá sua credibilidade e todo poder que tem perante o mundo, arruinando assim os planos de Simmons e sua organização de manter o controle político. Para evitar isso de acontecer, Simmons planeja assassinar o presidente.

Derek Simmons toma conhecimento do histórico da agente Helena Harper que sempre foi muito emocional em seu trabalho, anteriormente ela havia agredido o ex-namorado da irmã Deborah que havia batido na irmã de Helena ao ponto de deixá-la hospitalizada. Simmons sequestra a irmã de Helena e chantageia a agente para que ela abra uma brecha na segurança do presidente no dia do discurso.

Apesar de prometer que devolveria Deborah a salvo, Simmons deixou que seus subordinados injetassem o C-Vírus na irmã de Helena, ele manteve segredo sobre o fato.

Duas Ada Wong

No dia 27 de junho Ada Wong consegue localizar o submarino que Carla enviou para ela na última missão. Dentro do submarino ela descobre algumas gravações de 6 meses atrás com ordens de Simmons para ela própria, as gravações tratavam-se das ordens dadas à falsa Ada na missão da Edonia. Ada começa a se perguntar se existe uma impostora sua ou se seria mais um dos jogos de Simmons.

Ada Wong escapando do submarino de Simmons
Ada Wong escapando do submarino de Simmons.

Na embarcação Ada encontra alguns dos subordinados de Simmons, antes de fugir do local Carla ainda disfarçada de Simmons fala para Ada sobre uma série de ataques por todo o mundo que começarão amanhã e que toda a culpa cairá nas costas de Ada Wong da Neo Umbrella, Ada resolve então impedir que isso aconteça e resolve investigar Simmons.

O resgate de Chris

No dia 29 de junho, Chris é encontrado bêbado em um bar na Edonia, ele ainda não recobrou a sua memória completamente, mas Piers consegue fazê-lo lembrar um pouco da tragédia que sua equipe passou a quase 6 meses atrás. Chris lembra que era da BSAA e apesar de não se lembrar de tudo ele resolve voltar para a organização.

O assassinato do presidente

Ainda no dia 29 de junho, Ada Wong chega em Tall Oaks para continuar sua investigação de Simmons. Neste mesmo dia o presidente dos Estados Unidos também está em Tall Oaks para realizar o discurso onde ele contará a verdade ao público.

Helena dispara um alarme falso para despistar os seguranças do presidente assim como Simmons solicitou, mas Helena logo depois se arrepende e tenta impedir que qualquer ameaça alcance o presidente, infelizmente devido a sua reputação ninguém acredita nela, o agente Leon S. Kennedy que é amigo do presidente resolveu dar ouvidos aos alertas de Helena e foi verificar a situação, mas já era tarde, Adam Benford havia sido infectado e se transformado em um zombie.

Adam Benford o presidente zombie
Adam Benford transformado em zombie.

O presidente zombificado tenta atacar Helena, Leon acaba atirando na cabeça dele. Helena começa a falar em como se sente culpada e avisa que poderá explicar tudo para Leon se ele for com ela na catedral da cidade, nesse momento a agente Hannigan que trabalha com Leon liga para Helena avisando da situação alarmante que a cidade está encarando com a transformação de várias pessoas em zombies, os dois informam o que aconteceu com o presidente, mas Helena acaba mentindo para Hannigan ao dizer que Leon tem uma pista do culpado por isso tudo que pode ser encontrada na catedral.

O resgate de Deborah

Leon resolve ir com Helena na catedral para descobrir o que ela está escondendo dele, na verdade, Helena sabe que essa é a única chance que tem de salvar a irmã aprisionada no laboratório de Simmons abaixo da catedral.

Após passarem por diversos obstáculos para chegar na catedral, Leon e Helena finalmente estão perto do local. Ada Wong, já ciente da localização do laboratório de Simmons está também na região, ela no alto de um prédio vê Leon logo abaixo seguindo o caminho até o mesmo laboratório.

Após entrarem pela passagem secreta na catedral que leva ao laboratório, Leon e Helena assistem a uma fita de vídeo que mostra o nascimento do clone de Ada Wong, Leon fica confuso sem entender o que está acontecendo.

Helena e Leon encontram Deborah
Helena e Leon encontrando Deborah.

Depois de seguirem um longo caminho e enfrentar diversas criaturas, os dois acabam achando Deborah, ela já havia sido infectada e se sentia bem fraca, Helena carregou a irmã até o momento em que ela começou a se transformar, o corpo dela se tornou numa espécie de casulo e dentro dele começou a sair uma criatura, Ada aparece no local e acerta uma flecha no monstro.

Leon fica espantado ao ver que Ada também está lá, mas antes que as perguntas de Leon possam ser respondidas, o monstro Deborah começa a atacar o grupo. Após uma violenta e longa batalha a criatura é derrotada, Helena finalmente se conforma que a irmã já havia morrido e mata o monstro com as próprias mãos.

Helena conta como Simmons manipulou ela ao sequestrar a irmã, Ada não fica espantada ao ouvir essa história, ela avisa aos dois que os inimigos são pessoas poderosas e influentes. Carla usando o rosto de Simmons liga para Ada, a espiã se despede rapidamente e atende ao telefone já longe de Leon e Helena.

Simmons acusa Leon e Helena de assassinato
Simmons acusa Leon e Helena de assassinato.

A agente Hannigan liga para Leon, mas Simmons está logo ao lado dela, ele avisa aos dois que eles são suspeitos pelo assassinato do presidente e que devem se entregar.

Não muito tempo depois, Ada consegue encontrar no laboratório a mesma fita de vídeo que Leon e Helena haviam assistido do nascimento de seu clone, Carla liga para Ada novamente, porém Ada revela ter descoberto que ela é o clone e não o verdadeiro Simmons.

Logo após o término da ligação, Ada liga para o verdadeiro Simmons e avisa que o clone dela tem planos de destruir o mundo. Ada explode o laboratório antes de partir.

Hannigan acredita que Simmons é o verdadeiro terrorista
Hannigan acredita que Simmons é o verdadeiro terrorista.

Leon e Helena conseguem escapar vivos do local, ao entrar em contato com Hannigan ela informa que Simmons está partindo para a China, ela ainda conta sobre o envolvimento dele com o C-Virus, Leon decide ir atrás de Simmons e pede para que a morte dele e de Helena sejam forjadas, dessa forma a ida deles para a China passará por despercebido pelas autoridades.

No dia seguinte a cidade de Tall Oaks foi completamente bombardeada pelo governo dos EUA para conter a expansão do C-Vírus no país. Dessa vez nada foi encoberto como aconteceu em Raccoon City, Simmons e a organização A Família perceberam que o bombardeio não seria encarado como uma ameaça ao poder americano já que o próprio presidente foi morto pela grande tragédia.

A fuga de Sherry e Jake

Ainda no dia 30 de junho, Sherry e Jake conseguem escapar do laboratório ao qual ficaram presos por cerca de 6 meses. Jake comenta sobre o passado obscuro do pai e começa a imaginar se ele herdou além do seu sangue toda a sua maldade. Sherry no entanto fala para Jake que ele somente está inventando desculpas para justificar seus atos e que ele não é como o pai.

Sherry e Jake conversam sobre Wesker
Sherry e Jake conversam sobre Albert Wesker.

Antes de sair do laboratório, Sherry liga para os seus superiores informando sua fuga, a agencia avisa que também está na China e envia para ela o local de encontro.

Enquanto Sherry e Jake fogem, a equipe da BSAA também já havia chegado na mesma cidade na China, Chris acaba se lembrando do incidente que Carla disfarçada de Ada Wong havia causado a quase 6 meses atrás, ele agora está cego pela vingança, e vai atrás de Ada.

Durante o caminho em direção ao encontro de Simmons, Sherry e Jake encontraram diversos inimigos, mas também encontraram novamente a equipe de Chris que os ajudou durante um tempo. Chris está tão revoltado com Ada que resolve seguir com sua missão ao invés de escoltar os dois até o local de encontro com Simmons.

As batalhas na China

O avião que Leon e Helena usaram para chegar até a China foi atacado por pessoas infectadas, o avião então teve que fazer um pouso forçado dentro da cidade, no momento em que o avião estava caindo Ada Wong estava na cidade e avistou a enorme aeronave indo em direção às ruas.

A gigante aeronave passa perto por onde Jake e Sherry estavam, logo eles avistam Leon e Helena perto do local da queda, Leon reconhece Sherry e avisa que está atrás do homem responsável pelos ataques que seria o Simmons, Sherry leva um susto ao saber que o superior dela poderia ter arquitetado um atentado terrorista.

Sherry e Jake encontram Leon e Helena após o acidente de avião
Sherry e Jake encontram Leon e Helena após a queda do avião.

Ustanak aparece e ataca o grupo que agora trava uma batalha contra o monstro. Enquanto os quatro enfrentam Ustanak, a equipe de Chris tem difíceis momentos devido ao comportamento vingativo de Chris, um pouco antes, um dos membros da BSAA foi capturado por uma criatura parecida com uma serpente, Chris foi atrás do monstro de forma que deixou o restante do grupo em extremo perigo.

Para completar a situação, Carla Radames aparece e antes de fugir mata mais um dos companheiros de Chris. Piers tenta fazer Chris ver claramente as coisas e os dois acabam tendo uma violenta discussão, apesar de tudo, Piers resolve continuar ajudando Chris em sua caçada a Ada.

Carla Radames novamente mata agentes da BSAA
Carla Radames novamente mata agentes da BSAA.

O grupo de Sherry e Leon conseguem finalmente derrotar a criatura, porém Sherry e Jake são separados de Leon e Helena após a queda de uma enorme torre. Sherry informou o local onde Simmons está e planeja encontrar Leon no local, os dois grupos agora separados vão em direção a Simmons.

Chris e Piers recebem informações de onde Ada possa estar e parte em sua direção. Leon e Helena encontram o que parece ser a Ada entrando em um prédio da cidade, os dois resolvem segui-la. Na verdade, a pessoa que eles avistaram era Carla, a verdadeira Ada está em outro local.

Quando Leon consegue alcançar a suposta Ada, Chris e Piers avistam ela e atiram, a falsa Ada tenta fugir, mas Chris e Piers encurralam a vilã, Leon avista alguém ameaçando Ada e tenta impedi-lo, não demora muito para ele perceber que era o seu amigo de longa data Chris.

Leon salva Carla achando que era a Ada
Leon salva Carla achando que era a Ada.

Chris tenta matar Ada, mas Leon não deixa, enquanto os dois discutem, a falsa Ada consegue fugir, Leon pede para que Chris tome a decisão certa e não a mate, Chris e Piers partem atrás da falsa Ada enquanto que Leon e Helena vão para o ponto de encontro de Simmons.

Após a conversa que Chris teve com Leon ele pede desculpas para Piers e admite que a vingança pessoal dele estava atrapalhando o seu trabalho, os dois partem às pressas atrás de Ada.

Durante o encontro de Chris e Leon, em outra parte da cidade, perto de atravessar um lago, Jake conversa com Sherry a respeito do envolvimento de Simmons no atentado, neste momento a verdadeira Ada Wong avista os dois, ela reconhece Sherry (Ada havia visto o rosto de Sherry agora mais velha na gravação de Simmons encontrada no submarino).

Os dois são atacados por um monstro, eles tentam fugir entrando rapidamente em uma embarcação, mas várias outras criaturas atacam eles, Ada os ajuda usando sua sniper. Sherry e Jake percebem que alguém está ajudando, mas não sabe quem é.

Ada Wong salvando Sherry
Ada Wong salva Sherry.

Após derrotar os monstros a dupla tenta desembarcar, mas Sherry é atacada pelo monstro novamente, Ada usa um daqueles lançadores de corda para salvar Sherry, a espiã sai rapidamente sem que Sherry possa saber quem a salvou. Ada havia interceptado uma conversa de rádio onde Piers informava o paradeiro dela.

Nesse momento Chris e Piers perseguem o carro de Carla, Ada olha para a estrada e vê a impostora sendo caçada. Ada continua seu caminho, ela pretende encontrar mais informações do clone e para isso vai invadir um barco pertencente a Simmons.

A perseguição ao carro de Carla falhou e ela novamente conseguiu escapar, a dupla de agentes da BSAA estão agora invadindo o território inimigo em busca de Carla.

Sherry e Jake se preparam para o encontro de Simmons, Sherry pede que Jake fuja caso algo de errado aconteça. Enquanto isso a dupla Helena e Leon já chegaram no ponto de encontro, Sherry e Jake também aparecem no local. Simmons não nega o fato de que tenha planejado um ataque terrorista, Sherry fica chocada em saber que Simmons é realmente culpado, ela também toma conhecimento da morte do presidente.

Simmons confronta o grupo de Leon e Sherry
Simmons confronta o grupo de Leon e Sherry.

Simmons começa a atirar no grupo que se esconde atrás de um container, Leon e Helena pretendem despista-los para que Sherry e Jake fujam, Sherry entrega as informações do sangue de Jake para Leon. Sherry e Jake conseguem sair pela porta, Simmons pretende captura-los vivos e manda outros de seus subordinados atrás da dupla.

Inesperadamente um dos capangas de Carla aparece e injeta um dardo em Simmons o contaminando. Simmons foge em cima de um metrô, mas é perseguido por Leon e Helena.

Sherry e Jake enfrentam os subordinados enviados por Simmons, porém ambos estão cercados, Jake se recusa a fugir e deixar Sherry sozinha conforme ela fez ele prometer. Os dois são capturados.

Jake e Sherry são novamente capturados
Jake e Sherry são novamente capturados.

Simmons recebe uma ligação de Carla, esta mesma ligação está sendo transmitida no local onde Chris e Piers estão invadindo, os dois conseguem ouvir todo o diálogo. Carla diz para Simmons que deu para ele exatamente o que ele merece e que a partir de amanhã tudo que ele construiu será destruído.

Simmons cheio de ódio quebra o próprio celular, Leon o confronta e Simmons pergunta por que eles não estão atrás da traidora Ada, Leon deixa claro que outra equipe foi atrás dela. Simmons pergunta se eles querem é somente vingar a morte do presidente e argumenta que ele iria arruinar o país se tivesse completado o discurso naquele dia. Leon e Helena não se comovem com as palavras de Simmons e o enfrenta em sua forma monstro.

Chris e Piers conseguem seguir Carla até o terraço do prédio, Carla provoca a raiva de Chris ao mencionar a morte de seus companheiros, mas Chris se segura e decide somente prendê-la. Carla fala que já está tudo acabado e que mísseis com o vírus já foram ativados para atingir várias partes do mundo.

Nesse momento um helicóptero aparece com um subordinado da organização A Família que atira em Carla.

Carla leva um tiro e cai do terraço em Resident Evil 6
Carla leva um tiro e cai do terraço.

Ada Wong conseguiu encontrar arquivos a respeito de Carla e descobriu como Simmons armou para criar um clone usando o corpo da cientista sem o consentimento dela, pouco depois de terminar de ler, Ada escuta um tiro, é o mesmo tiro que acertou Carla. Ada testemunha o momento em que o seu clone é esmagado no chão após cair do terraço. Ada olha a cena com uma expressão que poderia ser interpretada como tristeza ou pena.

Chris e Piers ficam espantados com o ocorrido, Carla havia deixado para trás uma maleta, Piers guarda o conteúdo dela que seria uma das seringas com vírus de mutação e percebe que duas seringas já haviam sido usadas. O quartel general da BSAA informa que há realmente mísseis preparados para lançamento. Os dois partem para impedir a qualquer custo o ataque.

Ada chega perto do corpo de seu clone caído no chão. Ela lamenta o ocorrido e que se fosse somente para destruir o traste do Simmons ela poderia ter ajudado, Ada ainda completa dizendo que Carla havia tentado destruir o mundo que Simmons havia criado, mas falhou por conta de sua consciência que apesar de tudo a fez chamar por ela (Ada insinua que Carla inconscientemente chamou ela para que ela evitasse os ataques).

Carla rapidamente começa a se mexer, seu corpo se envolve por uma grande quantidade de gosma cinza, ela diz que Ada se enganou, ela nunca pediria ajuda e que ela é a verdadeira Ada Wong, disse ainda que o plano dela não falhou e que o mundo será coberto pelo caos.

Carla se transformando em um monstro em Resident Evil 6
Carla se transforma em um monstro.

A gosma cinza começa a atacar Ada e as duas iniciam uma batalha, por fim Ada consegue destruir Carla em seu formato monstro.

Durante este tempo a batalha entre Leon e Helena contra Simmons tem finalmente um fim quando Helena acerta um tiro certeiro na criatura que Simmons se tornou. Simmons está praticamente acabado, mas ainda consciente. O capanga que havia atirado em Carla aparece com o helicóptero, mas ao ver o estado de Simmons ele recebe ordens para abandoná-lo. Simmons fica irritado e acaba tropeçando e sendo esmagado pelo metrô, Leon e Helena conseguem escapar do transporte desgovernado ao pular no mar.

Os membros da Família abandonam Simmons
Os membros da Família abandonam Simmons.

Chris e Piers conseguem encontrar uma nave na base inimiga, os dois poderão usá-la para tentar parar os mísseis. Nesse momento Ada conseguiu encontrar um helicóptero, antes de dar a partida ela viu a nave de Chris saindo às pressas e resolve deixar o trabalho de derrubar os mísseis com eles, Ada então resolve ir atrás de Simmons.

Chris e seu parceiro chegam no local do lançamento dos mísseis e possuem poucos minutos para impedir o lançamento deles, o final da noite do dia 30 estava por perto. Um monstro gigantesco atrasa mais ainda a missão dos dois e um dos mísseis é lançado em direção a cidade Tatchi da China.

Leon e Helena nadam até a costa, eles percebem que o exército estava evacuando os moradores da região e comentam como tudo finalmente acabou. Leon recebe uma ligação de Hannigan, ela informa que Sherry e Jake foram sequestrados e revela o local onde estão mantidos. Os dois não entendem muito bem porque isso aconteceu e resolvem olhar o que tem nos arquivos que Sherry deixou com eles, após saber da importância do sangue de Jake, Leon pergunta se tem alguma equipe da BSAA que esteja perto do local.

Neste momento Helena olha para o céu e vê um objeto voando na direção da cidade. Hannigan transfere a ligação para Chris que é o agente mais próximo do cativeiro de Jake e Sherry. Chris pede para Leon sair imediatamente da cidade, o míssil então atinge a cidade com uma fumaça contendo o vírus. O dia 1 de julho começou cruel com várias pessoas infectadas que caçam vorazmente aquelas que ainda estão vivas.

O caos toma conta em Resident Evil 6
A cidade de Tatchi invadida por zombies.

Chris consegue falar com Leon que não foi atingido pelo vírus, Leon diz que a cidade está um caos e pede para que Chris resgate Sherry e Jake, neste momento Chris toma conhecimento que Jake é o filho de Wesker, o mesmo homem que ele havia matado no passado. Leon explica que o sangue de Jake contém anticorpos do C-Virus. Chris informa a Leon que Ada Wong morreu, Leon fica visivelmente abalado, mas reúne forças para tentar escapar da cidade e ajudar os sobreviventes.

Chris e Piers chegam em uma plataforma de petróleo onde estariam presos Jake e Sherry. No caminho do resgate a dupla discute a ironia da situação em que vivem: o filho do homem que tentou destruir o mundo é o único que pode salvar este mesmo mundo e quem vai resgata-lo é o homem que matou o seu pai. Chris fala que irá deixar o seu posto como capitão depois que terminar essa missão e que Piers merece ser o novo comandante da equipe.

Leon e Helena conseguem ajuda da BSAA para escapar da região da cidade com o vírus, os dois acabam levemente feridos ao escapar de um caminhão desgovernado e se veem cercados por vários zombies. Ada estava sobrevoando a região e encontrou Leon e Helena em apuros, usando as armas do helicóptero ela ajuda eles a escaparem. Leon e Helena descobrem que na verdade Ada não havia morrido, os dois conseguem escapar e Ada continua sobrevoando a região, alguns subordinados de Carla tentam matá-la usando outros helicópteros.

O helicóptero de Ada chega e salva Leon e Helena
Leon e Helena descobrem que Ada está viva.

Chris consegue libertar Jake e Sherry, o capitão fala para Jake que foi ele que havia matado o seu pai, Jake com raiva aponta a arma para ele, mas Chris não revida e diz a ele que se quiser pode atirar, contando que ele sobreviva e ajude na vacina. Jake acaba atirando na parede e deixa Chris ir, para ele há assuntos mais importantes do que essa vingança.

Jake aponta uma arma para Chris em Resident Evil 6
Jake apontando sua arma em Chris.

A sala onde eles estavam iria desmoronar em breve, o grupo decide fugir, mas antes eles descobrem que o local é o cativeiro de um enorme casulo que em breve será lançado ao mundo e causar destruição, uma criatura chamada HAOS, agora eles procuram uma forma de impedir que isso aconteça.

Jake pede para que Chris esclareça tudo sobre o seu pai quando tudo isso acabar, ambos concordam em esclarecer depois esse assunto.

Leon e Helena entram em outra parte da cidade e conseguem um helicóptero, mas eles acabam perdendo o controle da aeronave e batem em um prédio.

Um monstro gigantesco sai do casulo na plataforma de petróleo, ele ataca o grupo e os separa, Chris e Piers pedem para deixar o monstro com eles para que Jake e Sherry possam escapar do local.

O gigantesco monstro da Neo Umbrella ataca
O gigantesco monstro da Neo Umbrella ataca.

Sherry e Jake

Primeiramente Sherry se recusa a deixar Chris e Piers sozinho com aquela criatura quase impossível de se enfrentar, mas Jake consegue convencê-la de que esta foi a escolha deles e que ele não quer ser igual ao pai e deixar escapar a chance de salvar o mundo.

Sherry e Jake fogem do cativeiro
Jake não quer ser igual ao pai.

Sherry e Jake tentam escapar do local, eles acessam uma sala cheia do que parece ser a magma de um vulcão, logo atrás deles reaparece o gigante Ustanak com uma nova arma em seu braço direito. Jake irritado resolve dar um fim no monstro, os dois sofrem bastante para derrotá-lo, mas no fim Jake dá uma surra em Ustanak o derrubando no magma. Partes da estrutura do prédio caem e terminam o trabalho de esmagar a criatura no mar de chamas.

Jake da uma surra no Ustanak
Jake dando uma surra em Ustanak

Os dois embarcam em uma máquina ferroviária bem veloz que provavelmente é usada para entrada de mercadorias, logo atrás várias chamas os perseguem juntamente com Ustanak coberto de magma, com muito esforço eles conseguem encontrar uma arma e atirar no monstro fazendo ele cair. Jake agradece Sherry por ter salvo sua vida, os dois escapam de mãos dadas da plataforma de petróleo.

Jake e Sherry escapam da plataforma de petróleo
Jake e Sherry escapam vivos.

Chris e Piers

Chris e seu parceiro tentam fugir da criatura ao entrar em algumas salas da plataforma subaquática, em um certo momento o monstro tenta atacar Chris, Piers empurra ele para salvá-lo, mas acaba sendo pego pela criatura, Chris desesperadamente tenta salva-lo e atira na criatura, o monstro joga Piers longe que cai ferindo gravemente o braço direito.

Chris corre na direção do parceiro em apuros, o monstro aproveita para capturar Chris, Piers arranca seu braço que estava preso para buscar a seringa com o vírus que havia caído e injeta em si mesmo, Piers sofre uma mutação principalmente no local do braço direito.

Piers mutante em Resident Evil 6
Piers luta para proteger Chris.

Piers agora com o poder do vírus ataca a criatura que acaba soltando Chris, os dois agentes da BSAA unem forças para destruir a enorme B.O.W, enquanto Piers aprisiona o monstro, Chris acerta o coração dele o derrotando completamente. Piers pede desculpas a Chris por ter usado a substancia dizendo que fez isso para proteger a todos, Chris diz que ele fez a coisa certa, Piers estava preste a dizer que o importante é que Chris sobreviva, mas é interrompido pelo parceiro que não se conforma em deixá-lo para trás.

Chris afirma que não vai abandoná-lo, Piers percebe que não adianta tentar pará-lo e concorda em ir com ele. Um alerta de evacuação foi acionado, os dois tem somente alguns minutos para fugir antes que seja tarde.

Piers cai no chão e fala para Chris continuar e o deixar para trás, Chris não aceita e o carrega junto para a sala de saída emergencial. Dentro da sala há algumas cápsulas marítimas usadas para evacuação da plataforma submersa para a superfície. Piers empurra Chris para dentro de uma delas e o tranca, ele resolveu ficar e deixar Chris escapar sozinho.

Chris é salvo por Piers
Piers fica na plataforma subaquática.

Chris desesperado pede para que Piers não faça isso, Piers consegue salvar Chris e fica na plataforma, o monstro tentou alcançar Chris, mas Piers dá o golpe final na criatura, deixando o caminho livre para o amigo.

Na superfície a capsula de Chris se abre, ele olha para o brasão da BSAA de Piers e vê no horizonte o helicóptero de resgate.

Leon e Ada

Leon e Helena, após caírem de helicóptero, na verdade entraram em um dos prédios da Neo Umbrella, eles chegam a uma área aberta do prédio com o símbolo da organização e uma gigantesca escultura no centro. Quem aparece para dar as boas-vindas aos visitantes é Simmons que estava em sua forma humana com várias cicatrizes.

Leon Helena e Ada batalham contra Simmons
Leon, Helena e Ada batalham contra Simmons.

Ada aparece no alto com o helicóptero, Simmons acusa Ada de destruir todos os seus planos e de ser uma traidora, ele se transforma novamente em sua forma monstro, mas dessa vez em um formato parecido com o de um dinossauro. Ada, Leon e Helena começam uma batalha contra o monstro, após derrubar a forma monstro de Simmons, Ada decide ajudar alguns sobreviventes que estão no topo do prédio, Leon e Helena tentam alcança-la usando o elevador.

No elevador Helena comenta sobre os sentimentos que Leon tem por Ada, pouco depois uma explosão no elevador faz com que os dois tenham que escalar pelos cabos, neste momento Ada vê a cena da explosão e os dois escapando, um pouco depois ela percebe que Simmons havia voltado e vai atrás dele.

Leon e Helena escapam da queda do elevador
Leon e Helena escapando da queda do elevador.

Leon e Helena avistam a batalha entre Simmons e Ada, os dois tentam ajudar a derrubar Simmons, porém o monstro acaba perseguindo também Leon e Helena que ainda estavam escalando pelos cabos do elevador, Ada ajuda os dois a escaparem da morte, mas logo depois acaba sendo atingida por Simmons.

Leon vendo que Ada ficou inconsciente, vai rapidamente ao lado dela para ajudar a recobrar seus sentidos, quando ela acorda os dois unem forças para derrotar Simmons de vez. Ada se distancia de Leon, ele questiona porque ela estaria ajudando eles, no alto de outro prédio Ada manda uma mensagem de texto para Leon informando que tem de resolver alguns assuntos e deixou algo para ele no telhado do prédio, consigo mesma Ada comenta que Leon deve estar confuso por conta de tudo que aconteceu, Leon não sabe toda a história de Carla e Simmons.

Leon resgata Ada em Resident Evil 6
Leon resgata Ada.

Helena fala para Leon ir atrás de Ada, mas ele decide não ir, os dois então partem para o telhado do prédio, chegando lá eles avistam o helicóptero que Ada estava usando, mas para chegar até ele terá que enfrentar Simmons que usa corpos de outros infectados para se regenerar.

Ada invade o prédio da Neo Umbrella e descobre o laboratório que Carla usou nos experimentos de sua clonagem, dentro do laboratório há outro casulo onde mais um clone estava preste a sair, Ada com muita raiva mata o clone e destrói todo o laboratório. Antes de ir embora ela recebe uma ligação de trabalho, ela aceita e parte para a próxima missão.

Ada parte para mais uma missão - Resident Evil 6
Ada aceitando a próxima missão.

Leon e Helena conseguem derrotar o monstro usando o lança míssil que Ada havia deixado perto do helicóptero, o corpo de Simmons caiu em cima da estátua localizada no meio do símbolo da Neo Umbrella, dessa vez ele não voltará mais.

Dentro do helicóptero Leon encontra um estojo de maquiagem que Ada havia deixado, dentro de seu fundo falso havia um cartão de memória com informações e evidência dos atos de Simmons, dessa forma eles se livrarão da culpa pelo assassinato do presidente.

Leon recebe uma ligação de Hannigan informando que encontraram uma forma de neutralizar o vírus, Leon e Helena escapam de helicóptero.

Algum tempo depois…

Antes de se entregar para as autoridades, Helena pediu para visitar o túmulo de sua irmã, Leon e Hannigan levam ela até o cemitério, mas ao invés de prendê-la, eles a recrutam para a equipe, a comissão de investigação acabou revisando o caso dela e interpretou que ela foi forçada a colaborar com os planos de Simmons e que não deveria ser presa. Helena entrega para Leon o estojo de maquiagem que Ada havia deixado no helicóptero e pede que ele devolva para Ada quando a ver novamente.

Uma vacina para o C-Vírus foi desenvolvida com sucesso, após os acontecimentos passados, a identidade de Jake como sendo filho de Wesker será mantida com sigilo, Jake está aparentemente na Edonia lutando contra as armas biológicas restantes, ele ainda mantém contato com Sherry.

Chris está também na Edonia e não saiu do seu posto de capitão da equipe.

FIM

Quer contribuir com o site SeuGame? Clique em curtir logo abaixo caso tenha gostado do artigo.

Não se esqueça também de curtir a Fã Page do site e se inscrever no canal do Youtube.

28 Comentários (Os comentários são aprovados manualmente pela admin do site e por isso não aparecem de imediato)

    • Olá, eu coleto informações na história e textos do jogo, eu também faço pesquisas na internet pra garantir que não deixei nada de fora (sites wiki e etc) e faço uma interpretação do que aconteceu pra escrever, dependendo do jogo as vezes é necessário já conhecer a história de outros jogos da série.

    • Olá Angelo, fico feliz de saber que o texto ajudou a entender melhor tudo, eu quando terminei de zerar fiquei muito confusa com o que aconteceu e por curiosidade comecei a buscar entender tudo.

  1. Oi, gostei muito na história do Cris e dos outro tbm muito legal fui jogar a não entendi nada agora fico mais melhor e amei vou ser fã no resident 6 a todos tomara que lansa o resident 7 🙋

    • Olá, fico feliz de saber que você conseguiu entender a história, é realmente muito legal, e que venha logo o Resident Evil 7 (vai sair no início de 2017).

  2. Bom que você responde os comentários! Sou apaixonado pela saga… Zerei todos os jogos da franquia, aqui na espera pelo 7, ainda me falta comprar o PS4… Mas enfim, belo texto, obrigado pela informação e parabéns!

    • Olá Eduardo, valeu por ter lido, sim adoro responder comentários, aqui no canal e na página do facebook. Eu também tava querendo um PS4, mas vou pegar o RE7 na versão PC mesmo, também estou na espera.

  3. Olá, adorei seu texto, muito bem redigido. Tenho uma dúvida, você sabe a respeito do final da parte da ADA, em que aparece depois dos créditos um garoto, aparentemente sendo de algum país da Ásia (deve ser a ”Edonia”) que entrega para o Jake uma maçã. Nunca achei nada a respeito! obrigado

    • Olá Marcelo, legal ter gostado do texto, eu lembro desse trecho do final, não ficou muito bem explicado, mas parece que ele mostra um pouco do novo cotidiano de Jake em Edonia depois dos acontecimentos de RE6, na verdade acho que foi só pra mostrar que ele está ajudando moradores a sobreviver aos zombies e afins por lá (a um preço muito baixo, hehehe), por isso nem mencionei ele acima.

  4. Bruna Cardoso parabéns pelo trabalho, bem elaborado ficou muito bem esclarecido, gostei muito de jogar principalmente a história de lion, que foi feita exclusivamente para os fãns da sèrie pois possue senários que lembra muito os residents 1,2 e 3 de longe a melhor campanha do resident 6 eh a de lion.

  5. bruna-chan oq vc axa q pode acontecer depois disso,quer dizer, a familia do simmons o abandonou mas nao quer dizer que eles pararam de fazer “merda” , ainda existem B.O.W’S ,e o mais duvidoso o final da Ada onde ela recebe uma missão, creio que q a Ada nao ia receber qqr missão ,visto isso no 2,4 e no 6 (talvez outro jogo que me falte a memoria alias sao uns 20 se nao me engano) e os demais personagem como a Sheva,rebecca até mesmo o Hunk, mto bom artigo parabéns :3

    • Olá Drago, pois é, eu estou ansiosa para ver o filme animado que vai sair, ele contará coisas da história que acontecem depois do RE6, agora a pergunta é se alguma coisa a respeito dessa missão da Ada tem a ver com algo em RE7, eu sei que eles falaram que não vai ter personagens antigos para controlar, mas nada diz que eles não possam aparecer, certo? E a família do Simmons, será que ela tem algo a ver com tudo isso? Talvez eles estejam por trás dos experimentos em RE7.

Deixe um comentário